-

CMT/CEAD018 - APLICAÇÃO DE ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 8° E 9° ANO - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/04/2024 - 10/05/2024)

Caro(a) aluno(a),

Prezado(a) estudante,

Entraremos agora no fascinante mundo dos Algoritmos e Fluxogramas no contexto do ensino de Geometria para os alunos do 8º e 9º ano. Vamos explorar os princípios essenciais dessas ferramentas, compreender seu uso e aplicações na Geometria Plana durante os anos finais do ensino fundamental. Para que você obtenha o máximo proveito da disciplina e contribua para o processo de aprendizagem e execução das atividades, é imprescindível que você acesse todos os conteúdos disponíveis.

Esta promete ser uma disciplina incrível, na qual percorreremos a trilha formativa ao longo dos módulos, repletos de oportunidades de aprendizado e trocas significativas. Estou confiante de que teremos uma jornada de aprendizagem excelente!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do

 Professor (a): Joel Conceição Rabelo

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí - Campus Parnaíba (2010). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2013). Doutor em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2020). Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Matemática na Universidade Federal do Piauí. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em Equações Dispersivas, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados com a estabilidade de ondas viajantes, boa-colocação local e global para equações de evolução dispersivas, soluções de explosão e de espalhamento.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2004247072744733 

   Plano de disciplina_231206_162509.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/04/2024 - 10/05/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (11/04/2024 - 10/05/2024)

Nessa unidade trabalharemos conceitos básicos de geometria plana e construções geométricas elementares envolvendo ângulos e polígonos regulares.

Capacitar os aluno em resolver problemas de geometria plana envolvendo construção de ângulos.

- VÍDEOS:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLrVGp617x0hCiJJq_R5w4DfGukpFj3fAk

-  LINKS

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/783/2020/06/Apostila_DesenhoGeométrico_2020.pdf

https://www.ime.usp.br/~afisher/ps/MAT0230/Fundamentos_de_geometria_planaMachado.pdf

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429382

A integração de algoritmos e fluxogramas no ensino de Geometria é crucial para simplificar a compreensão de cada etapa na resolução de problemas. Os fluxogramas oferecem uma representação visual clara e organizada, permitindo aos alunos acompanhar de maneira lógica o processo de resolução. Essa abordagem facilita a aprendizagem ao dividir o problema em etapas gerenciáveis, tornando mais fácil identificar erros e promovendo uma progressão gradual no aprendizado. Além disso, a padronização do processo e o estímulo ao pensamento analítico e à resolução de problemas são benefícios adicionais dessa metodologia, contribuindo para um entendimento mais eficaz de geometria.

Nosso objetivo é revisitarmos os conceitos básicos sobre figuras planas nos aspectos sobre existência e propriedades fundamentais sobre triângulos. Com uso destes pretendemos apresentar a resolução de problemas geométricos através de construções geométricas, e fazer uso de fluxogramas para representarmos o processo utilizado.

    
Inicia em 20/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/04/2024 às 00:00 a 02/05/2024 às 23:59
UNIDADE II (11/04/2024 - 10/05/2024)

Nessa unidade trabalharemos conceitos básicos de geometria plana e construções geométricas elementares envolvendo polígonos regulares.

Capacitar os aluno em resolver problemas de geometria plana envolvendo construção de polígonos regulares e classificação de quadriláteros.

- VÍDEOS:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLrVGp617x0hCiJJq_R5w4DfGukpFj3fAk

-  LINKS

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/783/2020/06/Apostila_DesenhoGeométrico_2020.pdf

https://www.ime.usp.br/~afisher/ps/MAT0230/Fundamentos_de_geometria_planaMachado.pdf

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429382

Ao estabelecer uma conexão entre o Pensamento Computacional (PC) e o Ensino da Matemática, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta a relevância do emprego de algoritmos e fluxogramas no desenvolvimento educacional. Uma reflexão pertinente seria: por que é importante primeiro desenvolver o conteúdo, construir os conceitos e resolver o problema proposto antes de abordar algoritmos e fluxogramas?

Buscamos revisitar os fundamentos relativos a figuras planas, concentrando-nos na existência e propriedades fundamentais dos polígonos regulares. Ao empregar esses conceitos, almejamos demonstrar a resolução de problemas geométricos por meio de construções geométricas e utilizar fluxogramas para representar o processo adotado.

    
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 04/05/2024 às 00:00 a 10/05/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/04/2024 - 10/05/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 07:02