Metodologia: |
No desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem serão trabalhadas as seguintes<br />estratégias educacionais: Caso Análise, Painel Integrado, Plenária, Estudo Dirigido,<br />Miniexposição, Mapa Conceitual, Exposição Dialogada, Oficina de Trabalho, Grupo Operativo e<br />Roda de Conversa. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação dos mestrandos e mestrandas é prioritariamente formativa, com foco no<br />processo de desenvolvimento de competências para atuar na Estratégia Saúde da Família,<br />conforme matriz que orienta o currículo e inclui também a dimensão somativa. Ao finalizar as<br />atividades educacionais correspondentes a cada um dos objetivos específicos da disciplina, o (a)<br />docente responsável deve realizar a avaliação do processo de ensino aprendizagem dos<br />mestrandos e mestrandas em duas dimensões:<br />1ª. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para a disciplina.<br />2ª. Desempenho:escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações<br />das estratégias educacionais desenvolvidas.<br />A avaliação de desempenho envolverá uma série de processos e produtos elaborados pelos<br />mestrandos e mestrandas a partir e durante o desenvolvimento das estratégias educacionais da<br />disciplina. A avaliação está estruturada para possibilitar aos participantes, ao longo da disciplina,<br />a identificação de bons resultados obtidos e de aspectos em que seja necessário o<br />aprimoramento da aprendizagem.<br />A seguir listamos as estratégias educacionais que serão avaliadas com seus respectivos<br />produtos:<br />CASO ANÁLISE: 2 pontos<br />ESTUDO DIRIGIDO/PAINEL: 2 pontos <br />GRUPO OPERATIVO: 1 ponto<br />RODA DE CONVERSA/MAPA MENTAL: 1 ponto<br />ATIVIDADE DE DISPERSÃO: 1 ponto<br />OFICINA DE PENSAR PÓS-MODERNO: 2 pontos <br />AUTOAVALIAÇÃO: 1 ponto <br /> |
Bibliografia:
| ALVES, R. O que é científico. São Paulo: Edições Loyola, 2007. <br /><br />ALMEIDA, M. C. Método complexo e desafios da pesquisa. In: Cultura e pensamento complexo. Natal: EDUFRN, 2009. <br /><br />AMORIM, K. P. C. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Cienc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 1033-1040, mar.2019. Disponívelem:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232019000301033&lng=en&nrm= iso.<br /><br />ANASTASIOU, L. G. C.; Alves, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.<br /><br />CASTRO, Maria Pedro de. Ciência, modernidade e pós-modernidade. Revista Angolana de Sociologia [Online], n.12 2013 URL: http://journals.openedition.org/ras/732; DOI: https://doi.org/10.4000/ras.732<br /><br />CAMARGO JÚNIOR, K. R. A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico. In: CAPONE, S. et al. Medicalização da vida ? ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoça: Unisul, 2012.<br />CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Ed. Círculo do livro, 1982.<br />FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.<br />FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012. <br /><br />KHUN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Doeira e Nelson. Boeira. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.<br /><br />LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979. <br /><br />LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2 ed. Florianópolis: UFSC, 2002. <br />MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Conhecimento Científico e Ciência. In: Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.<br /> <br />MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.<br /><br />MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014. <br /><br />MORIN, E. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.<br /><br />NICOLAU, MARCOS FÁBIO ALEXANDRE. Pós-modernidade e conhecimento. 2014. (s.d)<br />OLIVEIRA, A. S. et. al. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.<br /><br />SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003<br /> |