Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento


UNIDADE I - Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento
- Definição e tipo s de projetos;
- Princípios e organização de trabalhos com projetos;
Fórum 1 – Quais as potencialidades e limitações ao adotar a metodologia de projetos na prática de ensino de Química no Novo Ensino Médio?

Conhecer os diversos tipos dos projetos educacionais, as características, as fases e os princípios da organização dos projetos de ensino.

- NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
- LINKS DE ARTIGO
SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Décio Oliveira dos; SANTOS, Josineide B. dos. Os projetos pedagógicos como recurso de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, nº 40, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/os-projetos-pedagogicos-como-recurso-de-ensino Acesso: 04 abr. 2024

Dificilmente um projeto poderá ser concluído explorando apenas uma disciplina ou área do conhecimento. Questões de linguagens, sociedade e história, por exemplo, costumam aparecer em qualquer tipo de trabalho, inclusive os de Química, Física e Matemática. Assim, a metodologia de projetos tem como sua principal aliada a multidisciplinaridade.

- Reconhecer e classificar os diversos tipos de projetos;
- Compreender as fases e os princípios da organização do trabalho com projetos.
UNIDADE I - Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento (Parte 2)

Imagem elaborada no WordCloud

Unidade I - Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento (parte 2)
- Limites e possibilidades da metodologia de projetos de ensino;
- Tamanho, complexidade e incerteza em projetos de ensino;
- Etapas e o papel dos professores em um projeto multidisciplinar.
Atividade 1 – Fazer a leitura do artigo “Meninas nas Ciências: um projeto multidisciplinar focado em despertar o interesse pelas áreas STEAM”.

Analisar e discutir os limites e as possibilidades da metodologia de projetos de ensino, conhecer o tamanho, a complexidade e a incerteza nos projetos de ensino. Além de apresentar as etapas e o papel dos professores em um projeto multidisciplinar.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.
BARBOSA, E. M. C. et al. Meninas nas Ciências: um projeto multidisciplinar focado em despertar o interesse pelas áreas STEAM. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, nº 3, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1013/864 Acesso: 04 abr. 2024

O ensino por projetos precisa-se de uma turma engajada e de professores proativos na proposta de ideias e estudos. Afinal, os alunos exercem um papel ativo no seu processo de aprendizagem.

- Reconhecer os limites e as possibilidades da utilização dos projetos de ensino;
- Compreender o papel dos professores em um projeto multidisciplinar.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
15/04/2024 às 00:00
a
01/05/2024 às 23:59
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2024 às 23h 59