dayanne batista sampaio

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

CNA/CEAD043 - SOCIEDADES HUMANAS, ARTE RUPESTRE E PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PIAUÍ - Turma: 7A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (20/04/2024 - 09/06/2024)

Caro(a) aluno(a),

Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina Sociedades Humanas, Inscrições Rupestres e Patrimônio Arqueológico do Piauí!

É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você está prestes a iniciar a disciplina "Sociedades Humanas, Inscrições Rupestres e Patrimônio Arqueológico do Piauí". Nesse curso, exploraremos as interconexões entre a arqueologia e o ambiente cultural, destacando seus aspectos históricos, teóricos e metodológicos. O foco será em um processo abrangente de produção de conhecimento multidisciplinar e multivocal, examinando sua relevância na sociedade contemporânea, especialmente em relação às Unidades de Conservação do Piauí.

O Brasil ostenta um acervo arqueológico vasto e diversificado. A análise e interpretação desse acervo têm o potencial de enriquecer nossa compreensão da ocupação humana e dos diferentes modos de vida, sejam eles pré-históricos ou históricos. Este fenômeno é resultado da presença de diversos grupos humanos que habitaram um território específico ao longo do tempo. Tão crucial quanto essa interpretação, são as medidas voltadas para preservação, conservação e disseminação do conhecimento, contribuindo assim para a sustentabilidade cultural das comunidades herdeiras desses patrimônios arqueológicos e históricos culturais em seus territórios.

Dentro dessa perspectiva, o objetivo é capacitar os profissionais da área da educação para conduzirem estudos e atividades relacionadas ao ensino das Sociedades Humanas, Inscrições Rupestres e Patrimônio Arqueológico do Piauí, no contexto da Educação Patrimonial Ambiental. Este enfoque se concentra especialmente nas Unidades de Conservação do Piauí, adotando uma abordagem multidisciplinar e multivocal. Para atingir esse fim, é imperativo praticar uma escuta atenta, realizar uma leitura crítica, empreender pesquisas e executar as atividades propostas para fortalecimento dos conhecimentos existentes e incorporação de novos. Por fim, seguir o planejamento orientado pela disciplina é essencial para alcançar o objetivo final de obtenção do diploma.

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Marian Helen da Silva Gomes Rodriguesr

 

Bons estudos! 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Saudações, com vocês a Prof.ª Drª Marian Helen da Silva Gomes Rodrigues 

 

Doutorado em Quaternário, Materiais e Culturas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-PT (2016). Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre pela Universidade Trás Os Montes e Alto Douro e IPT/Portugal (2011), diplomas revalidados pelo MAE-USP. Graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2003). Pesquisadora associada ao Instituto Terra e Memória (PT) e Centro de Geociências da Universidade de Coimbra. Sócia-Fundadora do Instituto Olho D' Água. Chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara/ICMBio. Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e cultural, arqueologia, educação, comunidades tradicionais e sustentabilidade cultural.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8968177305956880 

   1AulaMarianArqueo.pptx 
  Cartilha 
Modelo de Cartilha
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/04/2024 - 09/06/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (20/04/2024 - 09/06/2024)

Tópico 1: Conceito e história de Arqueologia

1.1 A Arqueologia Brasileira

1.2 Arqueologia Pré-Histórica e Histórica

1.3 Métodos de pesquisa e especializações da Arqueologia

Tópico 2: Arte Rupestre e Multivocalidade da arqueologia

2.1 Pinturas e Gravuras Rupestres

2.2. Preservação e Conservação

2.3. Arqueologia Pública e Colaborativa

2.4 Educação Patrimonial e Meio Ambiente Cultural

2.5. Musealização de Acervos Arqueológicos

Apresentar o histórico da arqueologia no Brasil, oferecendo uma visão abrangente dos principais debates e evolução dessa disciplina no contexto nacional.

Diferenciar entre pinturas e gravuras rupestres, compreendendo suas características distintas.

 

Compreender os princípios e métodos de preservação e conservação aplicados a pinturas e gravuras rupestres.

Textos Bases

 

FUNARI, P. (2003).  HYPERLINK " https://leiaufsc.files.wordpress.com/2016/08/aula-1_funari-arqueologia-1988.pdf " \t "_blank"  Arqueologia. Editora Contexto.

PROUS, A. (1992). Arqueologia Brasileira. Universidade de Brasília, Brasília.  HYPERLINK "https://leiaarqueologia.files.wordpress.com/2018/02/prous-a-1992-arqueologia-brasileira.pdf" https://leiaarqueologia.files.wordpress.com/2018/02/prous-a-1992-arqueologia-brasileira.pdf 

RAHTZ, P. (1985)  HYPERLINK " https://leiaufsc.files.wordpress.com/2015/03/rahtz.pdf " \t "_blank" Convite à Arqueologia. Imago Editora.

Arqueologia uma Atividade Muito Divertida.  HYPERLINK " https://www.academia.edu/43696856/Arqueologia_Uma_atividade_Muito_Divertida " https://www.academia.edu/43696856/Arqueologia_Uma_atividade_Muito_Divertida 

 

 HYPERLINK "https://periodicos.ufpe.br/revistas/clioarqueologica/article/view/247174/36033" IDENTIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS REGISTROS GRÁFICOS PRÉ-HISTÓRICOS DO NORDESTE DO BRASIL | Pessis | CLIO – Arqueológica (ufpe.br)

 

LAGE, M. C. S. M et al. (2020).  Paisagem, Gravuras, Problemas de Conservação: Um Olhar Sobre O Sítio Poço Da Bebidinha. Revista Mosaíco, Dossiê. v 13.pp152-170.

 

VASCONCELOS, M. L. C de (2011). O Conservador na gestão de acervos arqueológicos: um estudo de caso do sítio Guarani PS-03 Totó (RS- Brasil). (trabalho de conclusão de curso em bacharel em conservação e restauro de bens culturais móveis, da Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas. 98p. Rio Grande do Sul.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

O que é Arqueologia

 HYPERLINK " https://www.academia.edu/video/rlnvwl " https://www.academia.edu/video/rlnvwl 

Niède Guidon e as Origens do Homem Americano (1990)

  HYPERLINK " https://www.youtube.com/watch?v=oX7oToVioC0 " https://www.youtube.com/watch?v=oX7oToVioC0 

Arqueologia, ciência que ajuda o Brasil. HYPERLINK " https://www.academia.edu/12591721/Arqueologia_ci%C3%AAncia_que_ajuda_o_Brasil " https://www.academia.edu/12591721/Arqueologia_ci%C3%AAncia_que_ajuda_o_Brasil 

PESSIS, A. M. (2002). Do estudo das gravuras pré-históricas no Nordeste do Brasil. Revista Clio Arqueológica. Recife, UFPE, nº 15, p.29-44.

 HYPERLINK " https://periodicos.ufpe.br/revistas/clioarqueologica/article/view/246985  " DO ESTUDO DAS GRAVURAS RUPESTRES PRÉ-HISTÓRICAS NO NORDESTE DO BRASIL | Pessis | CLIO – Arqueológica (ufpe.br)

 

Videos

Pé no Parque: Arqueologia e Conservação:  HYPERLINK " https://www.youtube.com/watch?v=RlYrzAd98P8&t=9s " https://www.youtube.com/watch?v=RlYrzAd98P8&t=9s 

 

Pinturas Rupestres 

 HYPERLINK " https://www.youtube.com/watch?v=oQFkXGpWLP4 " https://www.youtube.com/watch?v=oQFkXGpWLP4 

Que a arqueóloga brasileira Niéde Guidon iniciou as pesquisas arqueológicas na década de 60 no sudeste do Piauí e ao longo desses 50 anos criou Parque Nacional da Serra da Capivara, desenvolveu pesquisas relevantes sobre a chegada do homo sapiens nas Américas e criou  o Museu do Homem Américano; o  primeiro curso de Arqueologia em Instituição Pública do país, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato, no Piauí e o Museu da Natureza, só para citar alguns.

 

Para você saber mais acesse a fonte:

Niède Guidon e as Origens do Homem Americano (1990)

 https://www.youtube.com/watch?v=oX7oToVioC0

A história de Niéde Guidon

https://www.youtube.com/watch?v=CesD6RZ1PiM

 

https:// www.Fumdham.org.br  

    
Inicia em 21/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 21/04/2024 às 00:00 a 17/05/2024 às 23:59
UNIDADE II (20/04/2024 - 09/06/2024)

Patrimônio arqueológico do Piauí.

TOPICO III: AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

-Parque Municipal da Floresta Fóssil do Rio Poti;

Parque Natural Municipal do Castelo;

 Parque municipal Cachoeira do Urubu

Parque Estadual do Cânion do Rio Poti;

Parque Nacional de Sete Cidades;

Parque Nacional da Serra das Confusões;

Parque Nacional da Serra da Capivara;

Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

Proporcionar uma pesquisa detalhada sobre as Unidades de Conservação do Piauí, identificando e analisando o patrimônio arqueológico e histórico cultural presente em seus territórios.

Texto Base

 

SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação; Lei 9.985 de 18 de julho de 2000;  Ministério do Meio Ambiente. SOARES, M.C.C (Coord.), BENSUSAN, N. & NETO, P.S.F. Entorno de Unidades de Conservação: Estudo de Experiências com UCs de Proteção Integral.

IVANOV, M. M. M. ( org). Unidades de Conservação no Piauí. Teresina.: EDUFPI. 429. 2020.

Complementares.  HYPERLINK " https://www.ufpi.br/e-book-edufpi " https://www.ufpi.br/e-book-edufpi 

 

Complementares

 

SANTOS, D. N.  dos. A importância dos sítios arqueológicos da região do delta do parnaíba para o ensino de história. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/137  >. Acesso em: 16/01/2022 14:04

VASCONCELOS, M. V. de, et, al (2016).  Floresta fóssil do rio Poti em Teresina, Piauí: porque não preservar? Revista Equador (UFPI), Vol. 5, Nº 3 (Edição Especial 02), p. 239 - 259 Home:  HYPERLINK " http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador " http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador 

 

Serras e Parques do Piauí: Na Rota do Paraíso.

HYPERLINK " https://www.youtube.com/watch?v=RD2R69J-sQY " https://www.youtube.com/watch?v=RD2R69J-sQY 

Que o Parque Nacional de Itatiaia foi a primeira Unidade de Conservação criada no Brasil, em 14 de junho de1937 e abrange dois estados: Rio de Janeiro e Minas Gerais. E Yellowstone, no Estados Unidos, foi o Primeiro Parque Nacional implantado no mundo, em 1872.

    
Inicia em 18/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 18/05/2024 às 00:00 a 31/05/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/04/2024 - 09/06/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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Título

Data
AULA SÍNCRONA 3 - SOCIEDADES HUMANAS, ARTE RUPESTRE E PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PIAUÍ - Profa. Dra. Marian Rodrigues 17/05/2024
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 2 - SOCIEDADES HUMANAS, ARTE RUPESTRE E PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PIAUÍ 13/05/2024
LINK DO VÍDEO DA AULA SÍNCRONA 1 - SOCIEDADES HUMANAS, ARTE RUPESTRE E PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PIAUÍ 30/04/2024
AULA SÍNCRONA 1 - SOCIEDADES HUMANAS, ARTE RUPESTRE E PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO PIAUÍ 23/04/2024

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