-

CFI/CEAD056 - NOÇÕES DE REFRIGERAÇÃO BASEADA EM PROJETOS PARA O ENSINO MÉDIO - Turma: 4A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/07/2024 - 31/07/2024)

 

Com a proposta de implantação do curso de Especialização em Ensino de Mecânica e Formação para o Trabalho no Ensino Médio, via modalidade educação à distância, é uma alternativa de formação que oferece embasamentos técnicos e teóricos para os profissionais da educação envolvidos com o ensino na área das ciências naturais e abordando temáticas da física e química aplicada na mecânica cotidiana. Nesse cenário, elaborou-se essa disciplina com informações básicas sobre refrigeração, que irão ajudar os docentes na sua atualização profissional introduzindo conhecimentos, competências, práticas e abordagens em refrigeração e, dessa forma, auxiliar na formação de profissionais na área de refrigeração/mecânica.

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: 

Waydson Martins Ferreira

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1997), especialização em Metalurgia pela UFC (1999), mestrado (2004) e doutorado (2019) em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase Propriedades Mecânicas e Estrutura dos Metais e Ligas. Possui experiência profissional em magistério no ensino profissionalizante e técnico pelo SENAI - CE e IFCE, e experiência no ensino superior na UFPI onde atualmente é professor há 13 anos no curso de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1930261997515857

 

SEMANA 1 (01/07/2024 a 06/07/2024)

Apresentação geral da disciplina.

Ambientação do aluno.

 Módulo I: Conceitos básicos iniciais de sistemas de refrigeração.

  • Fórum 1: Qual a importância da refrigeração para a sociedade?
  • História e aplicações da refrigeração.
  • Conceitos Básicos de Refrigeração
  • Sistemas de refrigeração por compressão de vapor: princípio de funcionamento.
  • Funcionamento básico de uma geladeira.
  • Aula síncrona 1 (06/07/2024 às 10:00).

 

SEMANA 2 (07/07 a 15/07/2024)

Módulo I: Tipos de refrigerantes e seu impacto ambiental.

  • Tipos de Refrigerantes.
  • Protocolo de Montreal.
  • Componentes elétricos da geladeira.
  • Causas e defeitos de sistemas de refrigeração
  • Atividade avaliativa (Tarefa).

SEMANA 3 (16/07 a 23/07/2024)

Módulo II: Funcionamento de condicionadores de ar residenciais e industriais.

  • Funcionamento básico de um ar-condicionado.
  • Componentes principais de um ar-condicionado.
  • Refrigeração industrial: Fancoil e chiller.
  • Aula síncrona 2 (20/07/2024 às 10:00).

SEMANA 4 (24/07 a 31/07/2024)

Módulo II: Consumo de energia elétrica de um condicionador de ar.

  • Cálculo do consumo de energia elétrica de um ar-condicionado.
  • Diferença de consumo de energia ar-condicionado convencional e inverter.

Avaliação da disciplina

   Plano de Ensino - noções de refrigeração baseada em projetos para o ensino medio.profwaydson.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/07/2024 - 31/07/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

https://drive.google.com/drive/folders/1ewCqnY_06ibC0U5WaO0rInUJKpmDV9UD

 

LIVROS INDICADOS:

 

BORGNAKKE, C.; SONNTAG, R. E. Fundamentos da Termodinâmica. 8ª ed. John Wiley & Sons. 1ª ed. Digital. São Paulo: Editora Blucher, 2018.

COSTA, Ennio Cruz da. Refrigeração. São Paulo: Edgard Blücher, 1982.

 

FERRAZ, F. Apostila de Refrigeração. CEFET – BA. Santo Amaro – Bahia: 2008.

UNIDADE I - SEMANA 1 (01/07/2024 - 31/07/2024)

Conhecendo os componentes de um sistema de refrigeração (geladeira).  

Disponível em: https://www.danfoss.com/pt-br/about-danfoss/our-businesses/cooling/the-fridge-how-it-works/

Módulo I: Conceitos básicos iniciais de sistemas de refrigeração.

  • História da refrigeração.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LdO0VVILheU

 

  • Conceito básico de refrigeração. (Fonte: https://www.infoescola.com/fisica/refrigeracao/).
  • Sistemas de refrigeração por compressão de vapor. (Fonte: https://www.carel.com.br/making-it-cold-and-hot-).
  • Sistemas de refrigeração por compressão de vapor. (Fonte: https://www.carel.com.br/refrigerant-circuit-components).
  • Sistema de refrigeração por compressão de vapor. Funcionamento básico de uma geladeira.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VHrfwDax3GA

  • História e aplicações da refrigeração.
  • Conceitos básicos iniciais de refrigeração.
  • Componentes de Sistemas de refrigeração por compressão de vapor.
  • Princípio de funcionamento de Sistema de refrigeração por compressão de vapor- geladeira.
  • Fluidos refrigerantes.
  • Causas principais de defeitos.

Introduzir os conceitos iniciais de refrigeração e conhecer o princípio de funcionamento de um sistema de refrigeração por compressão de vapor.

VÍDEO: Ciclo de compressão de vapor e diagrama pressão x entalpia.

https://www.youtube.com/watch?v=CIdOfQHLZEw.

LINKS DE ARTIGO: Desenvolvimento de uma bancada de refrigeração para aulas baseada em metodologia ativa.

 https://revistavincci.satc.edu.br/index.php/Revista-Vincci/article/download/132/68 consultado 20/06/2024.

Saiba mais sobre a tecnologia Inverter presente em aparelhos de ar-condicionado e geladeiras.

Conheça como funciona: tecnologia Inverter ar-condicionado

Link: https://www.youtube.com/watch?v=2_PiEauthz0

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/07/2024 às 00:00 a 01/08/2024 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (01/07/2024 - 31/07/2024)

Tipos de refrigerantes e seu impacto ambiental

Disponível em:

https://wapair.com.br/blog/2022/3/14/gases-refrigerantes-e-o-aquecimento-global

Módulo I: Tipos de refrigerantes e seu impacto ambiental.

  • Tipos de Refrigerantes.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=U6yVhz-zi3g

 

VÍDEO: Circuito elétrico básico de uma geladeira

https://www.youtube.com/watch?v=4rGexyPCGJc  visitado dia 25/06/2024

 

LINKS DE ARTIGO: Componentes elétricos de uma geladeira https://refrigeracao.net/topicos/comp_eletricos  consultado 25/06/2024

    
Inicia em 07/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/08/2024 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (01/07/2024 - 31/07/2024)

Conhecendo os componentes de um ar condicionado.  

Disponível em: https://www.ecpvendas.com.br/principais-pecas-de-ar-condicionado-split-ou-inverter

Módulo II – Unidade I:

  • Funcionamento básico de um ar condicionado.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ksRk50tird0

  • Funcionamento básico de um ar condicionado.

Link: https://www.refrigerado.com.br/descubra-como-funciona-um-ar-condicionado/

  • Refrigeração Industrial: Fan coil

Link: https://blog.tecnogera.com.br/blog/como-funciona-o-sistema-fan-coil#:~:text=O%20Fan%20Coil%20%C3%A9%20um,ar%20convencionais%20para%20aplica%C3%A7%C3%B5es%20maiores.

  • Refrigeração Industrial: Chiller

Link: https://blog.embrar.com.br/como-funciona-chiller/

  • Funcionamento básico de um ar-condicionado;
  • Refrigeração Industrial: Funcionamento do Fancoil;
  • Refrigeração Industrial: Funcionamento do Chiller;
  • Cálculo do consumo de energia elétrica de um ar-condicionado.

Conhecer o funcionamento básico de condicionador de ar residencial e industriais, e realizar cálculo básico de eficiência energética.

  1. Refrigeração Industrial: Funcionamento do Chiller.

       https://www.youtube.com/watch?v=Alp_8JKvdk8

UNIDADE II - SEMANA 4 (01/07/2024 - 31/07/2024)

Consumo de energia elétrica de um condicionador de ar

Disponível em: https://manutencao-ar-condicionado.srv.br/sao-paulo/servicos/ar-condicionado-economia-de-energia/

Módulo II – Unidade II :

  • Cálculo do consumo de energia elétrica de um ar-condicionado.

Link: https://sunergysolar.com.br/blog/f/como-calcular-o-consumo-de-energia-do-ar-condicionado

  • Diferença de consumo de energia ar-condicionado convencional e inverter.

Link: https://www.frigelar.com.br/convencional-ou-inverter

 

O cálculo de consumo de energia elétrica pode ser exaustivo, para nossa felicidade existem softwares ou planilhas que auxiliam nesse cálculo. Essas ferramentas podem ser uma mão na roda para o engenheiro/técnico. Veja mais:

https://www.strar.com.br/calculadora-de-consumo

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/07/2024 - 31/07/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

A avaliação da aprendizagem dos discentes será realizada por meio de provas eletrônicas, entre outros, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com observância aos prazos estipulados. A prova eletrônica terá questões de múltipla escolha e ser realizada por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA.

    
Inicia em 30/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/08/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
5 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2024201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
12 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
13 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2024201**** 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
16 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
17 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2024201**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
28 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
32 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
33 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
34 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2024201**** 10,0 10,0 4,0 8.8 0 AM
36 2024201**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
37 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
42 2024201**** 10,0 10,0 4,0 8.8 0 AM
43 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
48 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
50 2024201**** 8,0 10,0 6,0 8.0 0 AM
51 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2024201**** 10,0 10,0 6,0 9.2 0 AM
53 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
55 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
58 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
59 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
60 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
61 2024201**** 8,0 10,0 6,0 8.0 0 AM
62 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
63 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
64 2024201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
65 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
66 2024201**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
67 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
68 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
69 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
70 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
71 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DAS ATIVIDADES 01/08/2024
ABERTURA DE QUESTIONÁRIO 30/07/2024
Aula Síncrona 2: NOÇÕES DE REFRIGERAÇÃO BASEADA EM PROJETOS 19/07/2024
PRAZO DAS ATIVIDADES 08/07/2024
Aula Síncrona 1: NOÇÕES DE REFRIGERAÇÃO BASEADA EM PROJETOS 05/07/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 08:45