Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Como eixo metodológico para o desenvolvimento desse trabalho tem-se como pressuposto que o conhecimento se constrói pela interação sujeito/objeto. Consideramos o aluno, não como um receptor passivo de informações, mas como um sujeito capaz de se apropriar do conhecimento de forma inovadora. Os temas trabalhados, por si só, provocam debates e discussões, pois são polêmicos e atuais. A possibilidade de mudança do paradigma biológico promove debates intensos, sendo assunto dos principais artigos científicos. Posto isso, o curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 60 horas, seguindo a programação apresentada no item anterior. As aulas teóricas serão expositivas com o uso dos mais modernos recursos audiovisuais, como data show, e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. As aulas práticas serão com apresentação de animações digitais didáticas, e animais fixados no laboratório.
Atividades discentes: Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de aula prática, resenhas de artigos científicos (ou dissertações ou teses) e avaliações. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, uma na metade e outra no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de relatórios de aulas práticas e do seminário.
A primeira média parcial será composta pela média P1 + RA; A segunda média parcial será composta pela média de P2 + RP; e a terceira será composta pela nota do seminário (S)
Onde: M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; RP = relatório de aula prática (aulas no laboratório); S = seminário (apresentação de artigo científico).
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Horário de atendimento:
| Segundas-feiras das 14 as 16h |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica HILDEBRAND, M. 2006. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu Editora, 637p. ORR, R. T. 1986. Biologia dos Vertebrados. São Paulo: Editora Roca, 508p. POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p. STORER, T. I. 2003. Zoologia Geral. 6 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 816p.
Bibliografia Complementar HICKMAN, JR.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios Integrados de Zoologia. 11 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 846p. ROMER, A. S; PARSONS, T. S. 1985. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo.: Atheneu Editora. HÖFLING, E. Chordata: Manual para um Curso Prático. São Paulo: Edusp, 242p. |