| Metodologia: | METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM O curso será expositivo, ilustrado, dinâmico e se dará em 45 horas. As aulas teóricas serão expositivas com o uso de recursos audiovisuais, como data show e vídeos didáticos, com discussão em classe sobre bibliografia previamente informada e estudada. Animações digitais didáticas, resenhas de artigos científicos e exercícios práticos de taxonomia e classificação zoológica compõem as atividades práticas.
 
 Atividades discentes:
 Participação nas aulas teóricas, práticas, seminários e nas discussões; apresentação de relatório de atividades, resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além das avaliações.
 
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				| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: | FORMAS E MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: As avaliações constarão de duas provas escritas, abrangendo toda a matéria, na metade e no final do curso (teóricas), resenhas de artigos científicos, dissertações e teses, além de exercícios práticos e seminário.
 
 Média Final:
 
 P1 + RA  +  P2 + S
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 2                2
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 2
 Onde: M = Média Semestral; P1 = primeira avaliação teórica; P2 = segunda avaliação teórica; RA = Resenha de artigo científico; S = seminário.
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				| Bibliografia: | Bibliografia Básica AMORIM, D.S. 1997. Elementos Básicos de Sistemática Filogenética, 2ª Edição. Holos, Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia, Ribeirão Preto.154p.
 PAPAVERO, N. (Organizador), 1994. Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: Coleções, Bibliografia, Nomenclatura. Editora UNESP - FAPESP, São Paulo.
 POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B.; HÖFLING, Elizabeth. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2003. 684p.
 RUPERT, E. E. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6ed. São Paulo: Roca (1029p).
 
 Bibliografia Complementar
 DARWIN, C. 1859 (2004). A origem das espécies. Editora Martin Claret, São Paulo.
 FUTUYMA, D.J. 2002. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 631p.
 HICKMAN, JR.; CLEVELAND, P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios integrados de zoologia. 11ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (846p).
 MAYR, E. 1982 (1998). O desenvolvimento do pensamento biológico. Editora da Universidade de Brasília, Brasília.
 POPPER, K. 1976 (1977). Autobiografia intelectual. Editora Cultrix, Universidade de São Paulo.
 RIDLEY, Mark. 2006. Evolucao. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 752p.
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