FRANCISCO LIMA SILVA

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

Ir ao Menu Principal

francisco lima silva

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Acolhida Institucional. Recepção aos estudantes com informações importantes sobre o Curso de Psicologia e as oportunidades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão. (20/08/2024 - 20/08/2024)
Acolhida Institucional. Recepção aos estudantes com informações importantes sobre o Curso de Psicologia e as oportunidades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes. (21/08/2024 - 21/08/2024)
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
   PLANO DE CURSO_PSICOLOGIA_E_PROCESSOS_APREND_2024.2.pdf 
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (27/08/2024 - 27/08/2024)
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
Psicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. (28/08/2024 - 28/08/2024)
Psicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola.
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação (03/09/2024 - 03/09/2024)
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos (04/09/2024 - 04/09/2024)
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa (10/09/2024 - 10/09/2024)
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (11/09/2024 - 11/09/2024)
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
Tecnologias, Inovação Educativa e construtos emergentes da nova ecologia da aprendizagem (17/09/2024 - 17/09/2024)
Tecnologias, Inovação Educativa e construtos emergentes da nova ecologia da aprendizagem
    
Inicia em 22/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2024 às 23h 59
Roda de conversa: Interface entre escola, clínica psicológica e outros contextos de desenvolvimento e aprendizagem (18/09/2024 - 18/09/2024)
Roda de conversa: Interface entre escola, clínica psicológica e outros contextos de desenvolvimento e aprendizagem
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação (24/09/2024 - 24/09/2024)
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação
    
Inicia em 17/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 23/10/2024 às 23h 59
    
Inicia em 22/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 11/12/2024 às 23h 59
Mostra de Position Papers (25/09/2024 - 25/09/2024)
Mostra de Position Papers
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (01/10/2024 - 01/10/2024)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
    
Inicia em 22/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/11/2024 às 23h 59
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (02/10/2024 - 02/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (08/10/2024 - 08/10/2024)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (09/10/2024 - 09/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Aprendizagem, desempenho acadêmico e seus múltiplos atravessamentos: reflexões sobre a personalização da aprendizagem e aprendizagem significativa (16/10/2024 - 16/10/2024)
Aprendizagem, desempenho acadêmico e seus múltiplos atravessamentos: reflexões sobre a personalização da aprendizagem e aprendizagem significativa
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (22/10/2024 - 22/10/2024)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa (23/10/2024 - 23/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (29/10/2024 - 29/10/2024)
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (30/10/2024 - 30/10/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Teoria da Aprendizagem Social de Bandura (05/11/2024 - 05/11/2024)
Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem Social de Bandura (06/11/2024 - 06/11/2024)
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (12/11/2024 - 12/11/2024)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (13/11/2024 - 13/11/2024)
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina (19/11/2024 - 19/11/2024)
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
Rógers e a educação centrada no aluno (26/11/2024 - 26/11/2024)
Rógers e a educação centrada no aluno
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno (27/11/2024 - 27/11/2024)
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
Aprendizagem, saúde mental e outros atravessamentos (03/12/2024 - 03/12/2024)
Aprendizagem, saúde mental e outros atravessamentos
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina. (04/12/2024 - 04/12/2024)
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 01 02 08 09 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19 26 27 03 04
1 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2023903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 10
6 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 10
8 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 14
9 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 12
17 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 34
20 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2022906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 10
25 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 8
26 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
27 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
34 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 10
36 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
37 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
2 2023904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
3 2023904**** 10,0 10,0 8,5 9.5 2 AM
4 2023904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 6 AM
5 2023904**** 10,0 10,0 7,0 9.0 10 AM
6 2023904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
7 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
8 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2016906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
10 2023905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2023905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
14 2023904**** 10,0 10,0 8,5 9.5 6 AM
15 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
16 2023901**** 7,0 9,0 10,0 8.7 10 AM
17 2023904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
18 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2022906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
20 2023905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2023904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
22 2023905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 2023905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
24 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
25 2023905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
27 2023905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 2023904**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
29 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023905**** 10,0 10,0 8,0 9.3 2 AM
31 2023904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
32 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
33 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
34 2023904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
35 2023903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 10 AM
36 2023904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
37 2023903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2023905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
39 2023905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os encontros consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração seminários e produção de conteúdo digital com sentido educativo sobre as temáticas trabalhadas e apresentação dos conteúdos produzidos. As atividades consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de conteúdo digital com sentido educativo e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper (10,0); um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); o conteúdo digital com sentido educativo produzido e enviado no prazo indicado (10,0).
Horário de atendimento: Terças e quartas das 8 às 10h
Bibliografia: Bibliografia Básica<br />COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. <br />COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. <br />SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.<br />Bibliografia Complementar<br />ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009. <br />CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014. <br />COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178. <br />COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996. <br />LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003. <br />FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989. <br />KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989. <br />PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. <br />PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. <br />PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. <br />PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971. <br />PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77. <br />POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. <br />REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007. <br />VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. <br />VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. <br />WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996.<br />POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002<br />PILETTI, N., ROSSATO, S. M. Psicologia da aprendizagem: Da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2011.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/08/2024
20/08/2024
Acolhida Institucional. Recepção aos estudantes com informações importantes sobre o Curso de Psicologia e as oportunidades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.
21/08/2024
21/08/2024
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
27/08/2024
27/08/2024
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
28/08/2024
28/08/2024
Psicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola.
03/09/2024
03/09/2024
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação
04/09/2024
04/09/2024
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos
10/09/2024
10/09/2024
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa
11/09/2024
11/09/2024
Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
17/09/2024
17/09/2024
Tecnologias, Inovação Educativa e construtos emergentes da nova ecologia da aprendizagem
18/09/2024
18/09/2024
Roda de conversa: Interface entre escola, clínica psicológica e outros contextos de desenvolvimento e aprendizagem
24/09/2024
24/09/2024
Orientações para elaboração do position paper: estrutura, argumentação e fundamentação
25/09/2024
25/09/2024
Mostra de Position Papers
01/10/2024
01/10/2024
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
02/10/2024
02/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
08/10/2024
08/10/2024
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
09/10/2024
09/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
16/10/2024
16/10/2024
Aprendizagem, desempenho acadêmico e seus múltiplos atravessamentos: reflexões sobre a personalização da aprendizagem e aprendizagem significativa
22/10/2024
22/10/2024
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
23/10/2024
23/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa
29/10/2024
29/10/2024
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
30/10/2024
30/10/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
05/11/2024
05/11/2024
Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
06/11/2024
06/11/2024
Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem Social de Bandura
12/11/2024
12/11/2024
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
13/11/2024
13/11/2024
Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
19/11/2024
19/11/2024
Orientações e acompanhamento individualizado para produção de conteúdo digital sobre os temas trabalhados na disciplina
26/11/2024
26/11/2024
Rógers e a educação centrada no aluno
27/11/2024
27/11/2024
Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno
03/12/2024
03/12/2024
Aprendizagem, saúde mental e outros atravessamentos
04/12/2024
04/12/2024
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
02/10/2024 1ª Avaliação
13/11/2024 2ª Avaliação
04/12/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Acolhida Institucional 20/08/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1494 17/12/2025 04:32