-
CMR0335 - ESTAGIO BASICO II - Turma: 01 (2024.2)
Apresentação. Conceituação e importância da disciplina. Expectativas e orientações iniciais (2 horas).
Investigação das experiências de atuação dos/das estudantes. Habilidades e competências (2 horas).
TEXTO NORTEADOR PARA A ESCRITA DO DIÁRIO DE BORDO:
https://www.anpepp.org.br/acervo/Colets/v1n09a01.pdf
O diário de bordo deve ser escrito após cada aula, supervisão, planejamento, visita e prática feita em campo. Coloquem a data referente e a atividade. Descreva inicialmente a atividade, mas se aprofunde no que ela lhe despertou pessoal e profissionalmente (o que eu senti, percebi, aprendi?). Ao final, podem escrever um ou mais pensamentos-aprendizados-síntese. A ideia é que dos diários cada equipe tire o que vai compor o material educativo/informativo. Lembrando que podem utilizar escrita, desenho, colagem ou pintura e estilos literários variados. Estou à disposição para qualquer dúvida e podem me perguntar nas supervisões. O voo é livre!
Divisão de equipes e campos de prática:
6 estudantes (EAMRV) - Escola de Aplicação
10 estudantes (CRAS João XXIII) – duas equipes - uma manhã e outra tarde - prioridade do Serviço é a quarta manhã e quarta tarde
8 estudantes (CRAS Alto Santa Maria) – duas equipes - duas equipes - uma manhã e outra tarde - prioridade do Serviço é a quarta manhã e quarta tarde
8 estudantes (São Vicente de Paula) – duas equipes - uma equipe manhã e outra tarde
6 estudantes (estou averiguando outro local)
Aula: Atributos desejáveis para uma boa escuta de/com crianças.
Textos-base:
O que é ouvir?
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7947
Explorar com crianças - reflexões teóricas e metodológicas para os pesquisadores. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300003
Investigação da infância e crianças como Investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças.
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36752/1/Investiga%c3%a7%c3%a3o%20da%20inf%c3%a2ncia.pdf
Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica.
https://www.scielo.br/j/ra/a/sRGpwnFNBpDzF9S53sqtzgc/
Texto: O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância. https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2021/08/NCPI-WP6.pdf
Como são muitos campos e eu preciso estar presente, a visita poderá acontecer em outros dias, a depender da sugestão do Serviço.
Até o momento, a aula do dia 09/09 está mantida. Caso haja alguma alteração será devido a visitas institucionais e avisarei por aqui.
Fazer leitura dos materiais: O Bairro e o desenvolvimento integral da infância; Vamos ouvir as crianças
vamos_ouvir_criancas-ebook.pdf (cecip.org.br)
Sugestões de materiais para atividades:
Jogos educativos trabalham temas ligados aos Direitos Humanos - Dia de Aprender Brincando (Brazil) -luciaafonso.blog.br
Jogo Antirracismo
Nenhum item foi encontrado
Título
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 14:40