• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPSIC/CMRV009 - PSICOLOGIA AMBIENTAL - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
A importância da Produção Científica no Pós-Graduação. (04/04/2013 - 11/04/2013)
Publicação em Periódicos e Livros. Observância das regras de Publicações. (25/04/2013 - 25/04/2013)
Elaboração de Trabalhos Científicos. (09/05/2013 - 16/05/2013)
1ª Apresentação dos textos produzidos. (23/05/2013 - 23/05/2013)
Revisão e correção de textos. (06/06/2013 - 06/06/2013)
Estudos e discussões sobre a Produção Científica. (13/06/2013 - 20/06/2013)
Revisão do conteúdo estudado e planejamento de novas produções. (27/06/2013 - 27/06/2013)
Introdução e apresentação da disciplina (22/08/2024 - 22/08/2024)
ATIVIDADES AVALIATIVAS

  • Avaliação I – Mapa conceitual (1,0 ponto) + Roleta de temas (2,0 pontos) + Olhar ambiental (registro fotográfico e reflexões-além) (3,0 pontos) + Desafio ambiental (4,0 pontos). Critérios analisados no mapeamento: postura analítica (1,0 ponto); interdisciplinaridade (1,0 ponto); proposição (1,0 ponto). Roleta de Temas (2,0 pontos). Critérios analisados na roleta de temas: clareza e criatividade (1,0 ponto); conteúdo apresentado (1,0 ponto); Critérios analisados no olhar ambiental: relação entre fotografia e reflexões; aprofundamentos teóricos ou conceituais.

    • MAPA JÁ FOI
    • ROLETA DE TEMAS (26/09; 10/10)
    • OLHAR AMBIENTAL E DESAFIO AMBIENTAL (07/11)

  • Avaliação II – Apresentações temáticas com ambiência (10,0 pontos). Critérios analisados: clareza e criatividade (3,0 pontos); conteúdo apresentado (5,0 pontos); condução da atividade (2,0 pontos). 

    • CRIANÇA E NATUREZA; AMBIENTES RESTAURADORES (17/10)
    • POPULAÇÕES TRADICIONAIS; PROCESSOS MIGRATÓRIOS (24/10)
    • MUDANÇAS CLIMÁTICAS; ENERGIAS RENOVÁVEIS (31/10)
  • Avaliação III – Exposição com roda de conversa (10,0 pontos). Critérios analisados: Conhecimento sobre o tema (4,0 pontos); Criatividade, análise e postura ético-profissional (6,0 pontos). 
    •  EXPOSIÇÃO OLHAR AMBIENTAL (05/12)
  • Quem tiver interesse, ao final da disciplina, podemos organizar um material digital e lançar como e-book. Interessados podem se manifestar na avaliação da disciplina. 



Texto 1: “Que Psicologia Ambiental para que prática profissional?” (p. 29-43)

Disponível em:

https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/catalogo_praticas_psi_ambiental_web-2.pdf

 

Texto 2: TASSARA, E. T. D. O.; RABINOVICH, E. P. (2003). Perspectivas da Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia (Natal)8(2), 339-340.

   pg-metododepesquisa-cap05.pdf 
Surgimento e tendências da Psicologia Ambiental (29/08/2024 - 29/08/2024)

Apresentação de mapas conceituais por equipe (atividade vale 1,0 ponto na avaliação individual).

Texto 1: Trajetória Precursora – Maria Inês Gasparetto Higuchi (p. 72-80) - CARMINA, ANTONIA DAVIA, SARA ISABEL, SABRINA, STEFANY, DAN, MARIANA, BEATRIZ

Texto 2: Trajetória Precursora – Zulmira Bomfim (p. 100-107) - MONALISA, EFRAIM, ELEONORA, LAÍS, PAMIRES, LUCAS, JOÃO MARCOS, FLÁVIO

Texto 3: Trajetória Precursora – Isolda de Araújo Günther (p. 148-159) - ANA JÚLIA, IVINA, ISIS, LILITH, EMILLY, LUIS HENRIQUE

Texto 4: Conversa com Esther Wiesenfeld: Balanço e perspectivas para a atuação da Psicologia Ambiental na América Latina13 (p. 255-265) - FRANCISCO VALDELINO, JAYANI, JOSUÉ, GABRIEL, ALYANE, TAINA SANTANA

Texto 5: Trajetória Precursora – Marlise A. Bassani (p. 235-245)- NICOLE, RAYANE, GEOVANA, AMANDA, FRANCISCO BRUNO, BERNARDO

Texto 6: Conversa com Enric Pol: “Nosotros empezamos picando piedra” (p. 246-254) - ANA BEATRIZ, ANDRESSA, BRUNA, DANYELA, IVANETE, GABRIELLY, SOFIA, VANESSA

Textos disponíveis em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/catalogo_praticas_psi_ambiental_web-2.pdf

 

 

Psicologia Ambiental Latino-Americana (05/09/2024 - 05/09/2024)

Bases da Psicologia Ambiental. Psicologia Ambiental Latino-Americana. Psicologia Ambiental e Conservação.

1) Psicología Ambiental en América Latina: un análisis de la producción científica de acceso aberto – origem e temas de estudo

2) Contribuições subversivas para uma Psicologia Ambiental insurgente e genuinamente latino-americana (p. 55-74);  Caminhos para uma inserção territorializada da Psicologia (p. 75-96)

Livro: Relações pessoa-ambiente na América Latina [livro eletrônico]: perspectivas críticas, territorialidades e resistências / organização Tadeu Mattos Farias, Nikolas Olekszechen, Monique Araújo de Medeiros Brito. -- Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, 2021.

Textos-base:

1) CARVALHO, D. B. Psicologia ambiental e conservação: consolidando um novo campo de pesquisa e intervenção. Psicologia em Estudo, v. 21, n. 1, p. 195-196, 2016.

2) SAUNDERS, C. D. The Emerging Field of Conservation Psychology. Communications Research and Conservation Psychology. Human Ecology Review, v. 10, p. 2, p. 137-149, 2003.

Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade (12/09/2024 - 12/09/2024)

Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade. Orientações sobre "Roleta de Temas" e "Olhar Ambiental".

Textos-base:

Texto 1: SÁNCHEZ, E. A psicologia ambiental e suas possibilidades de interdisciplinaridade. Psicologia USP, v. 16, n. 3, 195-206, 2005.

Texto 2: GÜNTHER, H. A Psicologia Ambiental no campo interdisciplinar de conhecimento. Psicologia USP, v. 16, n. 1-2, p. 179-183, 2005.

Texto 3: GARCIA MIRA, R., STEA, D.; ELGUEA, S. Psicologia ambiental e política ambiental: questões teóricas e práticas. Psicologia USP, v. 16, n. 1-2, 249-259, 2005.

Texto 4: Métodos de pesquisa em Psicologia. A teoria de Brofenbrenner.

Métodos de Pesquisa:

Intervenção comunitária: 

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/143974

Autobiografia ambiental - anexo

Métodos de Avaliação da Percepção Ambiental - anexo

Leituras indicadas para auxiliar no exercício do "Olhar Ambiental": 

Por uma antropologia imersa na vida: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/download/8738/6119/25272.

Pare, Olhe, Escute! https://journals.openedition.org/pontourbe/1925

Margens indomáveis: cogumelos como espécies companheiras: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2015v17n1p177/30606

Ruínas de um futuro: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/27112/19937

Caminhar, colher e transformar cinzas: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/27123/19946

 

Planejamento de prática - Olhar Ambiental (19/09/2024 - 19/09/2024)

Planejamento e organização da exposição e roda de conversa “Olhar Ambiental”.

Diálogo livre e organização de ideias. 

 

Roleta de temas – Debate facilitado pelos grupos (26/09/2024 - 26/09/2024)

“Roleta de temas” - 50 minutos para cada equipe (Atividade vale 2,0 pontos na avaliação individual): utilizar tarjetas ou outros recursos para facilitar a participação.

1)         Espaço, Lugar e Território:

*TUAN, Y. F. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2011.

*https://psiambiental.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/03/cavalcante-nobrega-2011-espaco-lugar.pdf

*https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5505/7053

2)         Apego, Apropriação e Enraizamento:

Apego: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2020000100006#:~:text=O%20apego%20ao%20lugar%20est%C3%A1,274).

Texto pdf

Apropriação: Texto pdf

Enraizamento: Texto pdf

3)         Affordances, percepção e cognição ambiental:

- OLIVEIRA, F. I. D. S.; Rodrigues, S. R. Affordances: a relação entre agente e ambiente. Ciências & Cognição, v. 9, p. 120-130, 2006;

AFFORDANCE DA RUA: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/6511/6151

NOVO TEXTO ANEXO

Roleta de temas – Debate facilitado pelos grupos (10/10/2024 - 10/10/2024)

4) Ambiência e comportamento

https://www.scielo.br/j/rbgg/a/sRNrKc96QsmC6fybS8LQmDc/abstract/?lang=pt

https://hal.science/hal-01879780/document

 REIS, A. T. da L.; Lay, M. C. D. Avaliação da qualidade de projetos – uma abordagem perceptiva e cognitiva. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 21-34, 2006.

5) Percepção ambiental e de risco:

Meio ambiente e vulnerabilidade. 

https://www.ceped.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/07/meio_ambiente_e_vulnerabilidade_a_percepcao_ambiental.pdf

O risco em perspectiva: 

https://morrodobau.ufsc.br/files/2011/03/O-risco-em-perspectiva-tend%C3%AAncias-e-abordagens.pdf

Abordagens: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/01/1353188/teorias-e-abordagens-47-61.pdf

 

6)         Psicologia Ambiental e Sustentabilidade:

Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: https://www.researchgate.net/publication/227610500_Environmental_Psychology_and_Sustainable_Development_Expansion_Maturation_and_Challenges

Psicologia Ambiental e Recursos em Sustentabilidade: Revisão Integrativa. https://www.scielo.br/j/pcp/a/bFV9nHJfyXfYJVZVJkCxThm/?lang=pt

Apresentações temáticas (17/10/2024 - 17/10/2024)

Apresentações - modalidade aula aberta; ambiência temática do espaço

EQUIPE 1: Criança e natureza: neurodesenvolvimento infantil; biofilia e transtorno de déficit de natureza

TIRIBA, L. Crianças da Natureza. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6679-criancasdanatureza&Itemid=30192

A Natureza da Criança – Diálogos com Vigotski e Bronfenbrenner - livro pdf

SARMENTO, M. J. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 232-240, 2018.

OLIVEIRA, M. M. S. de; VELASQUES, B. B. Transtorno do Déficit de Natureza na Infância - Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem. Latin American Journal of Science Education, v. 7, p. 1-11, 2020.

Criança e Cidade. http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2017/05/ebook_CriancaeoEspaco.pdf

 Vídeo DÉFICIT DE NATUREZA. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31139.

 

EQUIPE 2: Saúde Mental e Ambiente: efeitos da (falta de) natureza na saúde mental; ambientes restauradores

 Ambientes restauradores: definição, histórico, abordagens e pesquisas - ARTIGO

AMBIENTES-RESTAURADORES-conceitos-e-pesquisa-em-contextos-de-saúde.pdf (ufsc.br) - LIVRO

NOGUEIRA, Z. R.; FAVARETO, A. P. A.; ARANA, A. R. A. Saúde mental e ambientes restauradores urbanos em tempos de covid-19. Psicologia USP, v. 33, p. 1-10, 2022.

CONCEIÇÃO SILVA, D. S. DA; SANTOS, M. B. DOS; SOARES, M. J. N. Impactos causados pela COVID-19: um estudo preliminar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 128-147, 2020.

ROSA, C. D.; LARSON, L. R.; COLLADO, S.; PROFICE, C. C. Forest therapy can prevent and treat depression: evidence from meta-analyses. Urban Forestry & Urban Greening, p. 1-37, 2021.

SILVESTRIN, D.; KUHNEN, A.; TRIBÉSS, B. Contribuições da psicologia ambiental para promoção de saúde de pessoas em situação de rua. Saúde e Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 583-590, 2019.

 People-environment relations in the COVID-19 pandemic in Brazil: contributions from a critical Latin American Environmental Psychology. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epsic/v25n3/a11v25n3.pdf

Apresentações temáticas (24/10/2024 - 24/10/2024)

EQUIPE 3: População do campo, da floresta e das águas

 

Textos-base: 

https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/016-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-com-Povos-Tradicionais.pdf.

https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/030-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-Junto-aos-Povos-Indigenas.pdf.

Vídeo: A CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS https://cinemas21.us/movie-geton/519241/Chuva%20%C3%A9%20Cantoria%20na%20Aldeia%20dos%20Mortos

NEGO BISPO: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/download/1186/1010/1268

 

Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais e Diversidade Etnocultural

PEC DAS PRAIS

Outra sugestão: Jogo "Histórias Verdes"

EQUIPE 4: Processos Migratórios e Psicologia

 

Guia Migração, Refúgio... 

https://drive.google.com/file/d/1W1bpp7VarWiZbpB10c_WHZZ0CuYigMyo/view

Atendimento Humanizado: 

https://www.migrante.org.br/migracoes/politica-de-atendimento-humanizado-aos-imigrantes/

Psicologia e Migração: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5912/version/6839

Ser migrante:

https://www.scielo.br/j/rbepop/a/rzmFzZWXRMzVHZhFGWSR6wn/

SUAS: https://brazil.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1496/files/documents/2023-12/orientacoes-para-o-atendimento-a-migrantes-internacionais-no-sistema-unico-de-saude-suas.pdf

Apresentações temáticas (31/10/2024 - 31/10/2024)

EQUIPE 5: Psicologia e Mudanças Climáticas

 

Textos-base:

Ethics, morality, and the psychology of climate justice. Link: https://sci-hub.se/10.1016/j.copsyc.2021.03.001

Mudanças climáticas globais: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epsic/v23n3/a08v23n3.pdf

- Dimensões psicológicas do aquecimento global conforme a visão de adolescentes brasileiros. https://www.scielo.br/j/epsic/a/bHyqbhCTTSNyv7yGkJCLTyP/?format=pdf

Mudanças climáticas globais: Viés de percepção, tempo e espaço (bvsalud.org) - ARTIGO

Pesquisa psicológica e mudanças globais: https://www.researchgate.net/publication/281751304_Psychological_research_and_global_climate_change

Contribuições da Psicologia para Desafios Climáticos (sbponline.org.br)

Mudanças climáticas e mudanças socioambientais globais: reflexões sobre alternativas de futuro - Mudanças climáticas e mudanças socioambientais globais: reflexões sobre alternativas de futuro - UNESCO Digital Library


EQUIPE 6: Energias renováveis e suas ambiguidades

Textos-base:

- Figueiredo, E. B. G.; Sawaia, B. B. Comunidades tradicionais e conflitos socioambientais: e a psicologia com isso? Revista Psicologia Política, v. 20, n. 49, p. 551-563, 2020.

SciELO - Brasil - A gestão ambiental, novo desafio para a psicologia do desenvolvimento sustentável A gestão ambiental, novo desafio para a psicologia do desenvolvimento sustentável

- Salvaguardas ambientais para energia renovável: https://climainfo.org.br/wp-content/uploads/2024/02/Salvaguardas_FEV02_CLIMAINFO.pdf

- Injustiças da sustentabilidade: Conflitos ambientais relacionados à produção de energia “limpa” no Brasil. https://journals.openedition.org/rccs/5217

PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA COMUNIDADE DA PEDRA DO SAL ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO EÓLICO DELTA DO PARNAÍBA NA APA DELTA DO PARNAÍBA/PI

Morcegos, guajirus, homens e máquinas: Representações sobre as eólicas entre moradores da Pedra do Sal

Percepção de risco, produção de energia eólica e pequenos agricultores do agreste pernambucano

 

A Convenção nº 169 da OIT e o direito à consulta prévia, livre e informada: relação com o princípio da dignidade da pessoa humana

Sugetão: Documentário "vEntos do Delta"


Desafio Ambiental (07/11/2024 - 07/11/2024)

Atividade avaliativa - Desafio Ambiental e entrega do registro fotográfico da atividade "Olhar Ambiental"

DESAFIO AMBIENTAL CANCELADO.

Data livre para a atividade "Olha rAmbiental".

Gestão de Riscos e Desastres (14/11/2024 - 14/11/2024)

Referências Técnicas para atuação de psicólogas (os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres Crepop-RT-Emergências-e-Desastres-web_v2.pdf (cfp.org.br)

Livro: A intervenção psicológica em situações de emergências e desastres.

Ecopsicologia (21/11/2024 - 21/11/2024)

Textos-base:

1) CONN, S. A. Quando a Terra é Ferida, Quem Atende?;

2) ROSZAK, T. Onde a psique encontra gaia.

3)Fundamentos Epistemológicos:

https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/10592/Jose%20Henrique.PDF?sequence=1&isAllowed=y.

4) CARVALHO, M. A. B. Ecopsicologia e Sustentabilidade: de frente para o Espelho. Tese de Doutorado. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília Brasília, 2013.

Livre para organização (28/11/2024 - 28/11/2024)

Organização da exposição

Exposição "Olhar Ambiental" (05/12/2024 - 05/12/2024)

Culminância da disciplina e confraternização

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
22 29 05 12 19 26 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2022901**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
2 2022901**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 2022901**** 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
7 2022902**** 0 0 0 4 2 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 14
8 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
9 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 6
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022901**** 0 0 0 4 2 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 14
12 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022901**** 0 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 4 20
17 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 6
21 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2022901**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2022901**** 0 0 0 0 2 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 8
24 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2022901**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2021902**** 0 4 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 1 0 0 13
32 2022902**** 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
33 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 2022901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
37 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
38 2022901**** 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 10
39 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 10
40 2022902**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 12
41 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 8,0 8,5 10,0 8.8 6 AM
2 2022902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 12 AM
3 2022901**** 9,0 8,5 10,0 9.2 10 AM
4 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 10 AM
5 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 8 AM
6 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 8 AM
7 2022901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 AM
8 2022901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
9 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
10 2022902**** 8,0 9,0 10,0 9.0 12 AM
11 2021902**** 8,5 9,0 10,0 9.2 13 AM
12 2022901**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
13 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 4 AM
14 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
15 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
16 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
17 2021903**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
18 2022902**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
19 2022901**** 8,5 9,0 10,0 9.2 8 AM
20 2022901**** 9,0 8,5 10,0 9.2 4 AM
21 2022900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
22 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
23 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 2 AM
24 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 4 AM
25 2022902**** 8,5 9,0 10,0 9.2 0 AM
26 2022901**** 4,0 9,5 0,0 4.5 20 RF
27 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
28 2021904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 2 AM
29 2022901**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
30 2022901**** 10,0 8,5 10,0 9.5 2 AM
31 2022901**** 8,5 9,0 10,0 9.2 14 AM
32 2022901**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
33 2022902**** 8,5 8,5 10,0 9.0 6 AM
34 2022901**** 8,5 9,0 10,0 9.2 4 AM
35 2022902**** 8,5 9,0 10,0 9.2 14 AM
36 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 AM
37 2022901**** 9,0 8,5 10,0 9.2 6 AM
38 2022901**** 8,5 9,0 10,0 9.2 4 AM
39 2022902**** 8,0 8,5 10,0 8.8 0 AM
40 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
41 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
MUDANÇA NA COMPOSIÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO AMBIENTAL 03/11/2024
INÍCIO DAS AULAS 21/08/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 14:57