Introdução e apresentação da disciplina (23/08/2024 - 23/08/2024)
- ATIVIDADES AVALIATIVAS
- Avaliação Unidade I – Mapa conceitual dos capítulos indicados (5,0 pontos) + Leitura da realidade local (5,0 pontos). Critérios analisados do Mapa: Estrutura do mapa (1,0 ponto); Informações apresentadas (2,0 pontos); Facilita a comunicação e compreensão (1,5 pontos); Pontualidade da entrega (0,5 pontos). Critérios analisados do Mapa: Análise ampla da realidade, Adequação da proposta ao contexto, Conteúdo apresentado. O roteiro de perguntas possui pontuação específica.
- MAPA CONCEITUAL - ENTREGA (27/09)
- LEITURA DA REALIDADE - ENTREGA (01/11)
- Avaliação Unidade II – Apresentação teórico-prática (10,0 pontos). Critérios analisados na apresentação: clareza e criatividade (2,0 pontos); conteúdo apresentado (2,0 pontos); condução da atividade (1,0 ponto). Critérios analisados na prática grupal em sala: postura e ética profissional (2,0 pontos); presença e realização da atividade (2,0 pontos); criatividade; escolha dos recursos (1,0 ponto).
- GRUPOS OPERATIVOS (11/10)
- GRUPOS DE ENCONTRO (11/10)
- TRABALHO EM EQUIPE (18/10)
- RODAS DE CONVERSA, RODAS DE QUARTEIRÃO E CÍRCULO DE CULTURA (01/11)
- DEBATES, ASSEMBLEIA E DRAMATIZAÇÕES (06/12)
Avaliação Integral – Prática grupal (6,0 pontos) + Diário individual de prática (4,0 pontos). Critérios analisados na prática: postura e ética profissional (2,0 pontos); presença e realização da atividade (2,0 pontos); envolvimento e participação em supervisão (2,0 pontos). Critérios analisados do diário de prática: clareza e criatividade (1,0 pontos); conteúdo apresentado (1,0 ponto); postura reflexiva e de autoaprimoramento (2,0 pontos). Aproveite o momento com leveza para treinar sua criatividade, autopercepção e habilidades pessoais e profissionais. Poderão ser utilizados registros escritos, desenhos, colagens, fotografias, desde que representem suas reflexões a partir do estudado na disciplina.
PRÁTICAS GRUPAIS - 6,0 pontos (25/10; 08/11; 22/11; 29/11)
ENTREGA DO DIÁRIO DE PRÁTICA - 4,0 pontos (13/12)
Apresentação.
*Investigação das experiências grupais dos estudantes.
Conceituação e importância do grupo. Evolução do estudo de grupos pela psicologia; tipos de grupo.
Cap. 5: ZIMERMAN, D. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
(p. 78-98). LANE; S. T. M.; CODO, W. (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. 8 ed. Editora Braziliense, 1989.
ZIMERMAN, D. A importância dos grupos na saúde, cultura e diversidade. Vínculo, v.4 n.4, São Paulo, 2007. Disponível: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2101.pdf.
MARTINS, S. T. F. Processo grupal e a questão do poder em Martín-Baró. Psicologia & Sociedade, v. 15, n. 1, p. 201-217, 2003. Disponível: https://www.scielo.br/j/psoc/a/tdPzYgzyYdHSWnMQCYg6zpt/?lang=pt&format=pdf