-

PROFSAUDECSHNB005 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
No Primeiro Encontro Presencial, compartilharemos nossas experiências de aprendizagem e você construirá uma narrativa com as principais características das suas experiências, trazendo aspectos potencializadores e dificultadores. (23/08/2024 - 23/08/2024)
No Primeiro Encontro Presencial, compartilharemos nossas experiências de aprendizagem e você construirá uma narrativa com as principais características das suas experiências, trazendo aspectos potencializadores e dificultadores. (30/08/2024 - 30/08/2024)
Nessa semana, você deve identificar, no Plano Municipal de Saúde, como e onde a educação aparece e como os processos de educação estão ou não postos. (06/09/2024 - 06/09/2024)
Nesta semana, a proposta é abordar os processos formativos nos municípios e as metodologias que estão sendo utilizadas. (13/09/2024 - 13/09/2024)
Nesta semana, vamos refletir e dialogar sobre educação e saúde no município em que você atua. (20/09/2024 - 20/09/2024)
Identificar a prática da educação e do trabalho interprofissional no seu cotidiano de trabalho; Reconhecer a educação pelo trabalho no contexto do serviço. (27/09/2024 - 27/09/2024)
Nesta semana, vamos refletir sobre a formação de profissionais da saúde, buscando nos aproximarmos da formação/educação permanente na APS. (04/10/2024 - 04/10/2024)
Nesta semana, vamos refletir sobre as abordagens e os tipos de avaliação e também sobre a avaliação da aprendizagem em serviços de saúde (11/10/2024 - 11/10/2024)
Nesta semana, vamos aprofundar nosso estudo abordando as estratégias de avaliação de aprendizagem dos processos formativos em saúde na APS (18/10/2024 - 18/10/2024)
Refletir sobre o diagnóstico realizado em seu território; Refletir sobre a metodologia utilizada na disciplina; Experienciar o uso da metodologia da problematização, a partir de um problema identificado no diagnóstico. (25/10/2024 - 25/10/2024)
Refletir sobre a comunicação na educação e no trabalho na perspectiva dialógica. (01/11/2024 - 01/11/2024)
Reconhecer situações de comunicação e de falta de comunicação na relação com o profissional e o usuário; Relacionar os aspectos da comunicação à prática de preceptoria. (08/11/2024 - 08/11/2024)
Nesta semana, estudaremos o papel da preceptoria na Atenção Primária (15/11/2024 - 15/11/2024)
Nesta semana, aprofundaremos sobre o papel do preceptor na Atenção Primária e as suas habilidades. (22/11/2024 - 22/11/2024)
Nesta semana, estudaremos os Princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para as profissões da saúde (29/11/2024 - 29/11/2024)
Nesta semana, iremos elaborar uma proposta de formação, que deve atender alguma das necessidades do serviço em que você está inserido. (06/12/2024 - 06/12/2024)
Discutir a proposta de formação a partir do diagnóstico realizado na disciplina. Refletir sobre as aprendizagens do semestre. (13/12/2024 - 13/12/2024)
Discutir a proposta de formação a partir do diagnóstico realizado na disciplina. Refletir sobre as aprendizagens do semestre. (20/12/2024 - 20/12/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
23 30 06 13 20 27 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
2 2024101**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
3 2024101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2024101**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
5 2024101**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
6 2024101**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
7 2024101**** 9,6 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
8 2024101**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologias ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações nos níveis individual e coletivo. Análise das políticas de educação em saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competências e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O planejamento das atividades da disciplina foi organizado por semanas, com atribuições de conteúdos, atividades e recursos educacionais realizados na Plataforma Moodle.
As atividades objetivam a articulação dos conhecimentos e promovendo reflexões teórico-práticas.
Tipos de atividades do Curso:
- Atividades: Atividade avaliativa da disciplina; Atividade avaliativa integradora; Atividade de acompanhamento da disciplina; Atividade de acompanhamento integradora.
- Fóruns: Fórum avaliativa da disciplina; Fórum de acompanhamento da disciplina; Fórum avaliativa integrador; Fórum de acompanhamento integrador.
- Encontros telepresenciais: Encontro telepresencial da disciplina; Encontro telepresencial integrador.
- Encontros presenciais: desenvolvimento de estratégias para promover a produção do conhecimento.


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo formativo dos discentes do Profsaúde é composto pela avaliação formativa, avaliação formadora e avaliação somática.
- Avaliação formativa: deve ser realizada pelo docente, em forma contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos discentes, para o aprimoramento da sua prática profissional.
- Avaliação formadora: centrado na autoavaliação do discente em relação à sua aprendizagem e na forma como explica seu processo formativo, sendo uma ferramenta de reflexão e de desenvolvimento de metacognição, mais que de atribuição de nota.
- Avaliação somática: com fins de certificação, essa modalidade de avaliação é utilizada em momentos intermediários e/ou finais do percurso formativo, atendendo às determinações regimentais da Universidade. A avaliação formativa encontra-se estruturada da seguinte forma:
- Encontros presenciais - Peso 30%
- Atividades Avaliativas - Peso 40%
- Fóruns avaliativos - Peso 20%
- Autoavaliação - Peso 10 %
Assim, a nota final da disciplina será a média ponderada das notas das atividades, considerando oa atribuição dos pesos correspondentes.
Estará aprovado na disciplina o aluno que alcançar nota maior ou igual a 7,0(sete).
Horário de atendimento: 14-18
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2024
23/08/2024
No Primeiro Encontro Presencial, compartilharemos nossas experiências de aprendizagem e você construirá uma narrativa com as principais características das suas experiências, trazendo aspectos potencializadores e dificultadores.
30/08/2024
30/08/2024
No Primeiro Encontro Presencial, compartilharemos nossas experiências de aprendizagem e você construirá uma narrativa com as principais características das suas experiências, trazendo aspectos potencializadores e dificultadores.
06/09/2024
06/09/2024
Nessa semana, você deve identificar, no Plano Municipal de Saúde, como e onde a educação aparece e como os processos de educação estão ou não postos.
13/09/2024
13/09/2024
Nesta semana, a proposta é abordar os processos formativos nos municípios e as metodologias que estão sendo utilizadas.
20/09/2024
20/09/2024
Nesta semana, vamos refletir e dialogar sobre educação e saúde no município em que você atua.
27/09/2024
27/09/2024
Identificar a prática da educação e do trabalho interprofissional no seu cotidiano de trabalho; Reconhecer a educação pelo trabalho no contexto do serviço.
04/10/2024
04/10/2024
Nesta semana, vamos refletir sobre a formação de profissionais da saúde, buscando nos aproximarmos da formação/educação permanente na APS.
11/10/2024
11/10/2024
Nesta semana, vamos refletir sobre as abordagens e os tipos de avaliação e também sobre a avaliação da aprendizagem em serviços de saúde
18/10/2024
18/10/2024
Nesta semana, vamos aprofundar nosso estudo abordando as estratégias de avaliação de aprendizagem dos processos formativos em saúde na APS
25/10/2024
25/10/2024
Refletir sobre o diagnóstico realizado em seu território; Refletir sobre a metodologia utilizada na disciplina; Experienciar o uso da metodologia da problematização, a partir de um problema identificado no diagnóstico.
01/11/2024
01/11/2024
Refletir sobre a comunicação na educação e no trabalho na perspectiva dialógica.
08/11/2024
08/11/2024
Reconhecer situações de comunicação e de falta de comunicação na relação com o profissional e o usuário; Relacionar os aspectos da comunicação à prática de preceptoria.
15/11/2024
15/11/2024
Nesta semana, estudaremos o papel da preceptoria na Atenção Primária
22/11/2024
22/11/2024
Nesta semana, aprofundaremos sobre o papel do preceptor na Atenção Primária e as suas habilidades.
29/11/2024
29/11/2024
Nesta semana, estudaremos os Princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para as profissões da saúde
06/12/2024
06/12/2024
Nesta semana, iremos elaborar uma proposta de formação, que deve atender alguma das necessidades do serviço em que você está inserido.
13/12/2024
13/12/2024
Discutir a proposta de formação a partir do diagnóstico realizado na disciplina. Refletir sobre as aprendizagens do semestre.
20/12/2024
20/12/2024
Discutir a proposta de formação a partir do diagnóstico realizado na disciplina. Refletir sobre as aprendizagens do semestre.
Avaliações
Data Descrição
13/09/2024 1ª Avaliação
04/10/2024 2ª Avaliação
15/11/2024 3ª Avaliação
13/12/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1298 13/05/2025 08:36