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PPGAPM023 - PATRIMÔNIO E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Extensão, patrimônio e artes (21/08/2024 - 18/12/2024)
Extensão, patrimônio e artes
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 27 04 11 18
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução à investigação participativa. Compreensão conceptual da investigação participativa. Metodologias de investigação participativa. Os métodos e as técnicas. Aplicações práticas/ reflexões a partir de situações concretas
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);<br />• Aulas práticas (16h);<br />• Experiência técnico-vivencial em projeto de extensão (12h);<br />• Seminários em grupo da proposta de projetos e PITCH (6h);<br />• Avaliações (6h).<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:  1ª avaliação será dividida em: prova escrita (16/09/24); <br /> 2ª avaliação será distribuída: Prova oral (50%) de defesa do Referencial teórico sobre extensão rural/pesqueira/aquícola 5 páginas (14/10/24); Apresentação do portfólio de projeto de Assistência técnica e extensão pesqueira comunidade pesqueira ou aquícola - (50%) para a comunidade rural (Word e Power Point) - (21/10/24);<br /> 3ª avaliação – Construção de conhecimentos ‘Execução do Projeto de Assistência técnica e Extensão Rural’ (70%) e Relatório de Construção de conhecimentos ‘capacitação e ações de assistência técnica (Word e apresentação em Power Point) (30%) junto à Comunidade rural (18/11/24);<br /> Final – Prova com todo o assunto (15/11/24).<br />
Horário de atendimento: Quartas-feiras de 9 ás 11 horas
Bibliografia: Básica<br />CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.<br />BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).<br />FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.<br />MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.<br />PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p. <br /><br />Complementar<br />ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.<br />CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira). <br />_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.<br />CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.<br />CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.<br />DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.<br />________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.<br />DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p. <br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.<br />EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42<br />________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49 <br />GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.<br />GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. <br />GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.<br />GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.<br />LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.<br />LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.<br />MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.<br />MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.<br />MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000<br />OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo (SP): Scipione, 2001. 111p. 4 ed.<br />REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 138p. (Coleção Educação e Conhecimento). 22 ed.<br />ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.<br />RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995.<br />SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.<br />SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003. <br />SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.<br />SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.<br />SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.<br />SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.<br />PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.<br />PIAGET, J. Para onde vai a Educação. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.<br />TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.<br />THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.<br />TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.<br />VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.<br />VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.<br />WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2024
18/12/2024
Extensão, patrimônio e artes
Avaliações
Data Descrição
19/09/2024 1ª Avaliação
07/11/2024 2ª Avaliação
30/11/2024 3ª Avaliação
17/12/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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