-

PPGSF032 - ANÁLISE DE DADOS IV: ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISA QUALITATIVA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre método e referencial teórico - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Representações Sociais. (24/08/2024 - 24/08/2024)

1. Acolhimento;

2. Apresentação do plano de ensino da disciplina;

3. Tempestade de ideias: o saber a priori /experiência dos doutorandos na análise da pesquisa qualitativa.

   Caderno análise de dados IV_Doutorando 2024-2.pdf 
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre método e referencial teórico - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Representações Sociais. (31/08/2024 - 31/08/2024)

1. Mini Exposição com Prof. Dr. Fábio Solon Tajra;

2. Roda de Conversa sobre a Mini exposição.

FERIADO (07/09/2024 - 07/09/2024)
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre referencial teórico, metodológico e análise - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Etnografia e Pensamento Complexo. (14/09/2024 - 14/09/2024)

1. Acolhimento;

2. Aprendizagem em pequenos grupos: Dividir a turma em 4 grupos, para realização da leitura e apreciação dos artigos de pesquisas qualitativas, com ênfase no referencial teórico para a condução da construção, descrição, análise e sistematização.

Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre referencial teórico, metodológico e análise - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Etnografia e Pensamento Complexo. (21/09/2024 - 21/09/2024)

1. Acolhimento;

2. Apresentação da atividade pelos grupos: os grupos deverão apresentar a síntese do trabalho produzido em grupo.

3. Fechamento pelos facilitadores: Roda de conversa para um diálogo síntese conduzida pelos facilitadores.

4. Avaliação.

Organização dos dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise de Discurso. (28/09/2024 - 28/09/2024)

1. Acolhimento;

2. Exposição dialogada: técnicas e possíveis sistematizações de dados, alinhados ao referencial teórico - “Análise de conteúdo e Análise de discurso: aproximações, diferenças e aplicações”.

Organização dos dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise de Discurso. (05/10/2024 - 05/10/2024)

1. Acolhimento;

2. Treinamento de habilidades e simulação: exercitar a habilidade da análise de conteúdo;

    Questão norteadora: Fale-me sobre as perspectivas de sua atuação como doutor em saúde da família.

3. Socialização dos grupos de trabalho;

4. Fechamento pelos facilitadores.

FERIADO (12/10/2024 - 12/10/2024)
FERIADO (19/10/2024 - 19/10/2024)
Análise de dados qualitativos utilizando imagens e sons. Orientação da Atividade de Dispersão. (26/10/2024 - 26/10/2024)

1. Acolhimento;

2. Videoconferência: Análise de dados qualitativos utilizando imagens e sons (Dra. Tarciane Marinho)

3. Plenária: os discentes poderão fazer questionamentos a palestrante, trazendo suas contribuições para o debate.

4. Orientação para atividade de dispersão;

5. Avaliação.

FERIADO (02/11/2024 - 02/11/2024)
ATIVIDADE DE DISPERSÃO (08/11/2024 - 08/11/2024)

Para essa atividade o doutorando deve:

1. Revisar o projeto de pesquisa à luz do Referencial Teórico escolhido e dar continuidade à sua escrita, com foco na análise de dados qualitativos;

2. Elaborar uma apresentação/exposição do desenho metodológico do projeto de pesquisa;

3. A apresentação/exposição deve conter:

a) Breve explanação do projeto apresentado na atividade de dispersão da disciplina Análise de Dados III;

b) Detalhamento da análise dos dados escolhida, contemplando os passos ou etapas a serem seguidas à luz do referencial teórico.

ATIVIDADE DE DISPERSÃO (09/11/2024 - 09/11/2024)

Para essa atividade o doutorando deve:

1. Revisar o projeto de pesquisa à luz do Referencial Teórico escolhido e dar continuidade à sua escrita, com foco na análise de dados qualitativos;

2. Elaborar uma apresentação/exposição do desenho metodológico do projeto de pesquisa;

3. A apresentação/exposição deve conter:

a) Breve explanação do projeto apresentado na atividade de dispersão da disciplina Análise de Dados III;

b) Detalhamento da análise dos dados escolhida, contemplando os passos ou etapas a serem seguidas à luz do referencial teórico.

Apresentação da atividade de dispersão. (14/11/2024 - 14/11/2024)

1. Acolhimento;

2. Apresentação da atividade de dispersão;

3. Discussão, destaque e fechamento pelos facilitadores.

Apresentação da atividade de dispersão. (16/11/2024 - 16/11/2024)

1. Acolhimento;

2. Apresentação da atividade de dispersão;

3. Discussão, destaque e fechamento pelos facilitadores.

O uso de softwares no auxílio à análise de material textual. Papel do pesquisador na utilização e discussão dos produtos apresentados pelo software, com base no referencial teórico adotado. Softwares mais utilizados em pesquisas na área de saúde. Tipos e funcionalidades de um software selecionado para este momento que auxilie na análise multidimensional do material qualitativo. (23/11/2024 - 23/11/2024)

1. Acolhimento;

2. Vídeo Aula: softwares utilizados para análises qualitativas nas pesquisas em saúde - Profª Maria Rosilene Cândido Moreira (Nucleadora URCA)

3. Demonstração do uso de softwares;

4. Roda de conversa.

Fidelidade da escrita à natureza da abordagem qualitativa com harmonia paradigmática. (30/11/2024 - 30/11/2024)

1. Acolhimento;

2. Aprendizagem em pequenos grupos: leitura de texto e elaboração de material criativo para apresentação e discussão em plenária.

Questão norteadora: Quais aspectos o grupo destaca como relevantes para a fidelidade da escrita à natureza da abordagem qualitativa?

Fidelidade da escrita à natureza da abordagem qualitativa com harmonia paradigmática. (07/12/2024 - 07/12/2024)

1. Acolhimento;

2. Plenária: discussão em roda sobre fidelidade da escrita à natureza da abordagem qualitativa.

4. Fechamento pelos facilitadores.

Critérios e estratégias para garantia do rigor científico frente às subjetividades presentes nas pesquisas com abordagem qualitativa. (14/12/2024 - 14/12/2024)

1. Acolhimento;

2. Oficina dos Sentidos: A oficina promoverá uma experiência sensorial que possibilite aos participantes (doutorandos) uma reflexão sobre a subjetividade e a escrita qualitativa, desterritorializando-os através do encontro com o corpo e seus sentidos.

3. Roda de Conversa: Leitura e compartilhamento voluntário dos textos produzidos na oficina dos sentidos.

4. Avaliação.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
24 31 14 21 28 05 26 08 09 14 16 23 30 07 14
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024101**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
4 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
7 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Descrição, organização e análise de dados. Utilização de técnicas manuais e uso de softwares no arranjo de formação de significados e categorias. Interpretação de dados - narrativas, conteúdo, mapas. O lugar da teoria na interpretação e discussão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O Curso parte da premissa de que podemos aprender com a experiência, posto que somos capazes de compreender os sentidos do vivido. Ancorados na problematização e, por meio, de metodologias ativas, são utilizadas as seguintes estratégias educacionais:
Tempestade de ideias, Mini exposição, Rodas de conversa, Leitura e análise de artigos científicos, Aprendizagem em grupos, Videoconferência, Vídeo Aula, Atividade de dispersão, Oficina de sentidos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para a avaliação da aprendizagem dos doutorandos, será observado na disciplina os princípios gerais do sistema de avaliação adotado no Programa de Pós-graduação em Saúde da Família, a saber:
• O sistema de avaliação está construído a partir dos objetivos do curso e relacionado de maneira explícita à matriz de competência que orienta o currículo;
• A avaliação deve produzir informações claras sobre os processos de ensino e aprendizagem empreendidos, gerando evidências para docentes, discentes e coordenação do curso tomarem decisões adequadas e justas;
• O processo de avaliação é contínuo e permanente e tem como fundamentos a transparência e a justiça;
• O sistema de avaliação do curso opera em diferentes níveis, supondo o diálogo permanente entre os sujeitos envolvidos.
Será exigido do aluno um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades oferecidas.

A seguir listamos as estratégias educacionais que serão avaliadas e atribuídas notas:
1. Aprendizagem em grupos (referenciais teóricos) - 1,0 ponto
2. Simulação (análise de conteúdo) - 2,0 pontos
3. Atividade de Dispersão - 4,0 pontos
4. Estudo dirigido (fidelidade da escrita qualitativa) 1,0 ponto
5. Texto (oficina de sentidos) - 1,0 ponto
6. Autoavaliação - 1,0 ponto
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2024
24/08/2024
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre método e referencial teórico - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Representações Sociais.
31/08/2024
31/08/2024
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre método e referencial teórico - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Representações Sociais.
07/09/2024
07/09/2024
FERIADO
14/09/2024
14/09/2024
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre referencial teórico, metodológico e análise - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Etnografia e Pensamento Complexo.
21/09/2024
21/09/2024
Dados na pesquisa qualitativa e a relação entre referencial teórico, metodológico e análise - Referenciais teóricos: Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético; Etnografia e Pensamento Complexo.
28/09/2024
28/09/2024
Organização dos dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise de Discurso.
05/10/2024
05/10/2024
Organização dos dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise de Discurso.
12/10/2024
12/10/2024
FERIADO
19/10/2024
19/10/2024
FERIADO
26/10/2024
26/10/2024
Análise de dados qualitativos utilizando imagens e sons. Orientação da Atividade de Dispersão.
02/11/2024
02/11/2024
FERIADO
08/11/2024
08/11/2024
ATIVIDADE DE DISPERSÃO
09/11/2024
09/11/2024
ATIVIDADE DE DISPERSÃO
14/11/2024
14/11/2024
Apresentação da atividade de dispersão.
16/11/2024
16/11/2024
Apresentação da atividade de dispersão.
23/11/2024
23/11/2024
O uso de softwares no auxílio à análise de material textual. Papel do pesquisador na utilização e discussão dos produtos apresentados pelo software, com base no referencial teórico adotado. Softwares mais utilizados em pesquisas na área de saúde. Tipos e funcionalidades de um software selecionado para este momento que auxilie na análise multidimensional do material qualitativo.
30/11/2024
30/11/2024
Fidelidade da escrita à natureza da abordagem qualitativa com harmonia paradigmática.
07/12/2024
07/12/2024
Fidelidade da escrita à natureza da abordagem qualitativa com harmonia paradigmática.
14/12/2024
14/12/2024
Critérios e estratégias para garantia do rigor científico frente às subjetividades presentes nas pesquisas com abordagem qualitativa.
Avaliações
Data Descrição
21/09/2024 1ª Avaliação
26/10/2024 2ª Avaliação
14/12/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1268 22/03/2025 06:59