1a parte: Problematização das noções de filosofia, ensino e metodologia (13/09/2024 - 29/11/2024)
1a parte: Problematização das noções de “filosofia”, “ensino” e “metodologia”, de imensurável importância para a prática do/a professor/a de filosofia, uma vez que orientam a mesma, seja de forma tácita ou explícita. O objetivo é não apenas trazer à tona as nossas pressuposições, mas também enriquecê-las e transformá-las a partir do diálogo com outros filósofos.
a) O que é a filosofia? Como e por que ensinar isso? Crítica das definições habituais e abertura de horizontes sobre o conceito de filosofia, para além do ensino historiográfico e exegético.
- Experimento 1: Pensar a filosofia para além dos manuais. O que é filosofia?
- Deleuze e Guattari: filosofia como criação de conceitos
- Dialética: filosofia como movimento e crítica
- Genealogia: filosofia como interpretação, crítica e avaliação
b) É possível ensinar? Como ensinamos alguma coisa? O que é aprender? Como aprendemos alguma coisa? Estas coisas estão separadas? Além disso, como funciona nossa inteligência e racionalidade e o que torna possível ensinar e aprender? Ensinar talvez não seja sobre transmitir um conteúdo, mas replicar um movimento ou provocar um processo. Aprender talvez não seja sobre absorver um saber, mas experimentá-lo.
- Experimento 2: Pensar o ensino-aprendizagem a partir da diferença e do corpo
- Gilles Deleuze: diferenciação entre aprender e saber.
- Jacques Rancière: o “mestre” tem que saber para poder ensinar?
- Humberto Maturana: a cognição como processo vital
c) Colonialidade e Filosofia: colonização epistêmica, lugares-de-fala e saberes localizados. O problema do universal, da razão autônoma, identidade e como isso pode interferir na postura do professor e no processo de ensino-aprendizagem.
- Experimento 3: Elementos para pensarmos um ensino decolonial e emancipatório
- Grada Kilomba, Franz Fanon, bell hooks: pensamento decolonial e crítica da ontoepistemologia e subjetividade ocidentais
- Colonialidade na filosofia e no seu ensino, da Universidade à Escola
- Ensinar filosofia para quê?