• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

paulo marcio sousa nunes

CLI - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA GERAL/CCS

MPF002 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Módulo e Plano de Curso (03/05/2023 - 03/05/2023)
   Apresentação HM2.pptx 
  FEEDBACK SEGUNDA AVALIAÇÃO 
Também divulgar TED respiratório 02
ECG Noçôes básicas (22/05/2023 - 22/05/2023)
Formas farmacêuticas e Vias de Administração (29/05/2023 - 19/06/2023)
Comunicação e publicidade: resolução CFM (12/06/2023 - 28/06/2023)
Comunicação em situações específicas: a comunicação em pediatria, aspectos éticos e relacionais (12/06/2023 - 28/06/2023)
Ética e TBL sobre código de ética médica (12/06/2023 - 28/06/2023)
TED TALKS Sistema Respiratório (21/06/2023 - 12/07/2023)
Comunicação de notícias difíceis (02/08/2023 - 02/08/2023)
  comunicando_noticias_dificeis.pdf 
Ler "anexos" página 187 a 196
1a parte: Problematização das noções de “filosofia”, “ensino” e “metodologia” (13/09/2024 - 29/11/2024)

1a parte: Problematização das noções de “filosofia”, “ensino” e “metodologia”, de imensurável importância para a prática do/a professor/a de filosofia, uma vez que orientam a mesma, seja de forma tácita ou explícita. O objetivo é não apenas trazer à tona as nossas pressuposições, mas também enriquecê-las e transformá-las a partir do diálogo com outros filósofos.

 

a) O que é a filosofia? Como e por que ensinar isso? Crítica das definições habituais e abertura de horizontes sobre o conceito de filosofia, para além do ensino historiográfico e exegético.

 

- Experimento 1: Pensar a filosofia para além dos manuais. O que é filosofia?

- Deleuze e Guattari: filosofia como criação de conceitos

- Dialética: filosofia como movimento e crítica

- Genealogia: filosofia como interpretação, crítica e avaliação

 

 

b) É possível ensinar? Como ensinamos alguma coisa? O que é aprender? Como aprendemos alguma coisa? Estas coisas estão separadas? Além disso, como funciona nossa inteligência e racionalidade e o que torna possível ensinar e aprender? Ensinar talvez não seja sobre transmitir um conteúdo, mas replicar um movimento ou provocar um processo. Aprender talvez não seja sobre absorver um saber, mas experimentá-lo.

 

- Experimento 2: Pensar o ensino-aprendizagem a partir da diferença e do corpo

- Gilles Deleuze: diferenciação entre aprender e saber.

- Jacques Rancière: o “mestre” tem que saber para poder ensinar?

- Humberto Maturana: a cognição como processo vital

 

 

c) Colonialidade e Filosofia: colonização epistêmica, lugares-de-fala e saberes localizados. O problema do universal, da razão autônoma, identidade e como isso pode interferir na postura do professor e no processo de ensino-aprendizagem.

 

- Experimento 3: Elementos para pensarmos um ensino decolonial e emancipatório

- Grada Kilomba, Franz Fanon, bell hooks: pensamento decolonial e crítica da ontoepistemologia e subjetividade ocidentais

- Colonialidade na filosofia e no seu ensino, da Universidade à Escola

- Ensinar filosofia para quê?

2a parte: Conversações sobre temas e problemas filosóficos – seminários avaliativos (06/12/2024 - 24/01/2025)

2a parte: Conversações sobre temas e problemas filosóficos – seminários avaliativos

 

Discutir, com e a partir de alguns filósofos, temas relevantes para a contemporaneidade e que possam contribuir para a vida acadêmica, pessoal e profissional de cada um/a. Objetivo de implementar o repertório e exercitar a elaboração de discussões e concepções singulares no diálogo com outros filósofos.

- Temas e referências a definir em conjunto com os estudantes.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20 10 17 24
1 2024100**** 0 0 4 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2024100**** 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2024100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
11 2024100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2024100**** 4 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2024100**** 4 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 0,0 0,0 5.0 12 RN
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
4 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
9 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
11 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas e grupo do whatsapp 12/09/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 14:11