Metodologia: |
Metodologia: A metodologia fixará a sua base pedagógica nos princípios da educação democrática, crítico-reflexiva, em que a participação ativa do aluno deve ser privilegiada, por meio de discussões, aulas dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e visitas a Instituições. O instrutor tem o papel de problematizar e dinamizar o diálogo com os alunos, promovendo a sistematização do conhecimento.
A disciplina será desenvolvida de forma presencial, conforme segue: Realização de trabalhos (seminários, discussões em grupo , estudos de casos, produção de material educativo, organização de atividades com interação com a comunidade, visitas técnicas e outros); Realização de atividades assíncronas sob orientação das docentes, com base em livro/textos, manuais/diretrizes do Ministério da Saúde, filmes/documentários, entre outros. Recursos: Serão utilizados recursos audiovisuais, como data show e web conferências, além de artigos, portarias/decretos do Ministério da Saúde, livros e manuais do Ministério da Saúde.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Procedimentos de avaliação: Com base na Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, que determina: frequência igual ou superior a 75% das aulas e aproveitamento obtido através de avaliações parciais, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10. 1ª nota: seminário, realização das atividades e participação em sala de aula (10,0) 2a nota: capítulo de livro (10,0)
As atividades avaliativas valerão 10 (dez) pontos e serão realizadas conforme cronograma da disciplina. No primeiro dia de aula serão sorteados os grupos e temas dos seminários. Na véspera da apresentação, o líder do grupo deverá encaminhar para os e-mails: m.astres@ufpi.edu.br e jeffersonlira@ufpi.edu.br o plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências e ainda a apresentação em Power Point. Critérios avaliados: conteúdo, segurança no assunto e resposta aos questionamentos, organização e integração do grupo, qualidade do material apresentado, uso dos recursos, criatividade/capacidade de motivar os colegas, tempo de apresentação e entrega do plano de aula e a apresentação. Ao final do seminário os professores farão questionamentos aos demais componentes do grupo. O aluno do grupo que faltar à apresentação terá nota zero, caso não apresente justificativa de acordo com a Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, para realizar uma avaliação de segunda chamada. Em relação ao capítulo de livro, os discentes deverão enviar a versão final para o e-mails dos professores da disciplina e fazer apresentação expositiva em sala.
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