• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGED161 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 03 (2024.2)

Tópicos Aulas
Análise e discussão sobre o plano de curso da disciplina (12/09/2024 - 12/09/2024)
Análise e discussão sobre o plano de curso da disciplina
Análise de discurso: pressupostos teórico-metodológicos (12/09/2024 - 12/09/2024)
Análise de discurso: pressupostos teórico-metodológicos
Pesquisa autobiográfica: pressupostos teóricos e metodológicos (19/09/2024 - 19/09/2024)
Pesquisa autobiográfica: pressupostos teóricos e metodológicos
Pesquisa autobiográfica: pressupostos teóricos e metodológicos (26/09/2024 - 26/09/2024)
Pesquisa autobiográfica: pressupostos teóricos e metodológicos
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos (03/10/2024 - 03/10/2024)
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos (10/10/2024 - 10/10/2024)
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos (17/10/2024 - 17/10/2024)
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos
Análise de conteúdo de narrativas: pressupostos, caracterização e etapas. (24/10/2024 - 24/10/2024)
Análise de conteúdo de narrativas: pressupostos, caracterização e etapas.
Análise de conteúdo de narrativas: pressupostos, caracterização e etapas. (31/10/2024 - 31/10/2024)
Análise de conteúdo de narrativas: pressupostos, caracterização e etapas.
Análise de discurso: pressupostos teórico-metodológicos (07/11/2024 - 07/11/2024)
Análise de discurso: pressupostos teórico-metodológicos
Análise temática: fundamentos e organização (14/11/2024 - 14/11/2024)
Análise temática: fundamentos e organização
Análise temática: fundamentos e organização (21/11/2024 - 21/11/2024)
Análise temática: fundamentos e organização
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica (28/11/2024 - 28/11/2024)
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica (05/12/2024 - 05/12/2024)
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica (12/12/2024 - 12/12/2024)
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica
Entrega de plano de análise, conforme singularidades do objeto de estudo de cada pós-graduando (19/12/2024 - 19/12/2024)
Entrega de plano de análise, conforme singularidades do objeto de estudo de cada pós-graduando
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 2022100**** 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
4 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
4 2024100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico metodológico de um dos dispositivos, técnicas ou procedimentos de análise de dados e interpretação de resultados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento da disciplina será efetivado por meio das seguintes atividades:<br />• Aulas expositivas dialogadas <br />• Leitura e discussão do referencial bibliográfico recomendado<br />• Participação efetiva nas aulas e nas discussões <br />• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: <br />Conforme as normas da UFPI, será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas. Para efeito de nota, serão observados os seguintes aspectos:<br />1) Participação e assiduidade do pós-graduando nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.<br />2) Estruturação de plano de análise, conforme as singularidades do objeto de esdo de cada pós-graduando.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Revista Brasileira de formação de professores, v.01, n.01, p.41- 56, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4/3. Acesso em 12 de janeiro 2019. <br />ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, n. 15, p. 43-59, jan./jul. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/156. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019. <br />ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001, p. 55-70.<br />DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.01, p.333- 346, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 46982011000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 de março de 2019.<br />GAMBOA, Silvio Sánchez. A construção das perguntas. In: GAMBOA, Silvio Sánchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.<br />NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas. v. 15. n, 30. p.5-16, jul/dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em 20 de agosto de 2018.<br />NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.<br />THERRIEN, J. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente – articulando didática e epistemologia da prática. In: CAVALCANTE, M.M.D.; SALES, J.A.M.; FARIAS, I.M.S.; LIMA, M.S.L. (Org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 4, p. 115-126.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2024
12/09/2024
Análise de discurso: pressupostos teórico-metodológicos
12/09/2024
12/09/2024
Análise e discussão sobre o plano de curso da disciplina
19/09/2024
19/09/2024
Pesquisa autobiográfica: pressupostos teóricos e metodológicos
26/09/2024
26/09/2024
Pesquisa autobiográfica: pressupostos teóricos e metodológicos
03/10/2024
03/10/2024
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos
10/10/2024
10/10/2024
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos
17/10/2024
17/10/2024
Análise de conteúdo: aspectos teóricos e metodológicos
24/10/2024
24/10/2024
Análise de conteúdo de narrativas: pressupostos, caracterização e etapas.
31/10/2024
31/10/2024
Análise de conteúdo de narrativas: pressupostos, caracterização e etapas.
07/11/2024
07/11/2024
Análise de discurso: pressupostos teórico-metodológicos
14/11/2024
14/11/2024
Análise temática: fundamentos e organização
21/11/2024
21/11/2024
Análise temática: fundamentos e organização
28/11/2024
28/11/2024
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica
05/12/2024
05/12/2024
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica
12/12/2024
12/12/2024
Análise textual discursiva: abordagem teórico-metodológica
19/12/2024
19/12/2024
Entrega de plano de análise, conforme singularidades do objeto de estudo de cada pós-graduando
Avaliações
Data Descrição
26/09/2024 1ª Avaliação
17/10/2024 2ª Avaliação
21/11/2024 3ª Avaliação
12/12/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:30