Bibliografia:
| BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.<br />CAPRA, Fritijop. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 2006.<br /> D Souza, R. As prisões do conhecimento: a pesquisa ativista e a revolução na era da globalização. In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.<br />HERNANDÉZ, L. L. A África na sala de aula: visita à História Contemporânea. 4 ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.<br />MARTINS, A. Nova Ciência: uma ponte para o trans-humano. Teresina: Edições do autor.<br />MELUCCI, Alberto. Por uma Sociologia Reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2005.<br />QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.<br />SANTOS, B. de S. Santos. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007. <br />______. Introdução para ampliar o canône da ciência: a diversidade epistemológica do mundo: In: Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. <br />______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. MENESES, Maria Paula (orgs.). In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.<br />______. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência.<br />ZOHAR, D. Sociedade Quântica: a promessa revolucionária de uma liberdade verdadeira. Rio de Janeiro: BestSeller, 2008.<br /> |