sandoel de brito vieira

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Método autobiográfico na pesquisa em educação: características e pressupostos. (26/08/2021 - 26/08/2021)
Método autobiográfico na pesquisa em educação: características e pressupostos.
Apresentação do plano de disciplina (02/09/2021 - 02/09/2021)
Apresentação e análise do plano de disciplina
Elaboração da problemática, do problema e das questões de pesquisa. (09/09/2021 - 09/09/2021)
Elaboração da problemática, do problema e das questões de pesquisa.
Método autobiográfico na pesquisa em educação: características e pressupostos. (16/09/2021 - 16/09/2021)
Método autobiográfico na pesquisa em educação: características e pressupostos.
Memorial de formação como dispositivo de pesquisa (23/09/2021 - 23/09/2021)
Memorial de formação como dispositivo de pesquisa
Ciclo biográfico reflexivo na pesquisa em educação (30/09/2021 - 30/09/2021)
Ciclo biográfico reflexivo na pesquisa em educação
Ciclo biográfico reflexivo na pesquisa em educação (07/10/2021 - 07/10/2021)
Ciclo biográfico reflexivo na pesquisa em educação
Entrevista Narrativa: caracterização, etapas e objetivos (14/10/2021 - 14/10/2021)
Entrevista Narrativa: caracterização, etapas e objetivos
Entrevista Narrativa: caracterização, etapas e objetivos (21/10/2021 - 21/10/2021)
Entrevista Narrativa: caracterização, etapas e objetivos
Análise de narrativas: diferentes abordagens (04/11/2021 - 04/11/2021)
Análise de narrativas: diferentes abordagens
Definição de categorias teóricas do estudo (04/11/2021 - 04/11/2021)
Definição de categorias teóricas do estudo
Análise de narrativas: diferentes abordagens (11/11/2021 - 11/11/2021)
Análise de narrativas: diferentes abordagens
Análise de narrativas: diferentes abordagens (18/11/2021 - 18/11/2021)
Análise de narrativas: diferentes abordagens
Definição de categorias teóricas do estudo (25/11/2021 - 25/11/2021)
Definição de categorias teóricas do estudo
Apresentação do projeto de Pesquisa (02/12/2021 - 02/12/2021)
Apresentação do projeto de Pesquisa
Encaminhamentos para revisão do projeto de pesquisa (09/12/2021 - 09/12/2021)
Encaminhamentos para revisão do projeto de pesquisa
As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos (11/09/2024 - 02/10/2024)
Conhecimento científico e a pluralidade das ciências; - Introdução ao uso da Ciência com base no pensamento de Pierre Bourdieu
Avaliação da aprendizagem (09/10/2024 - 09/10/2024)
Primeira Avaliação da aprendizagem
Ciência e produção do conhecimento: introdução ao uso da ciência (16/10/2024 - 06/11/2024)
O conceito de Ciência a partir das perspectivas eurocêntrica das epistemologias do norte e do sul; - Epistemologias do sul: o lugar e o cotidiano do pensamento de Milton Santos;
Avaliação da aprendizagem (13/11/2024 - 13/11/2024)
Segunda avaliação da aprendizagem
A pluralidade das Ciências: formais, da empiria, da natureza, do ser humano (27/11/2024 - 04/12/2024)
Epistemologias do sul: o lugar e o cotidiano do pensamento de Milton Santos; - A Nova Ciência: a arte de amá-la ? uma ponte para o Trans-Humano no pensamento de Agenor Marins;
Avaliação da aprendizagem (11/12/2024 - 11/12/2024)
Terceira avaliação da aprendizagem
Epistemologias do norte e do sul do mundo. Uma nova Ciência (18/12/2024 - 15/01/2025)
A ciência na perspectiva de ?Uma Sociedade Quântica?; - A produção do conhecimento no campo da educação no Brasil.
Avaliação da aprendizagem (22/01/2025 - 22/01/2025)
Quarta avaliação da aprendizagem
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 27 04 11 18 08 15 22
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas com discussão de textos entre docente e discentes, lidos e fichados previamente. Seminários apresentados pelos discentes organizados em duplas, seguidos de debates sobre a temática exposta por cada dupla.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Exame da frequência e da participação nas aulas. Produção de um texto com reflexões pessoais sobre os impactos dos estudos nesta disciplina de cada doutorando/a.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.<br />CAPRA, Fritijop. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 2006.<br /> D’ Souza, R. As prisões do conhecimento: a pesquisa ativista e a revolução na era da globalização. In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.<br />HERNANDÉZ, L. L. A África na sala de aula: visita à História Contemporânea. 4 ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.<br />MARTINS, A. Nova Ciência: uma ponte para o trans-humano. Teresina: Edições do autor.<br />MELUCCI, Alberto. Por uma Sociologia Reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2005.<br />QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.<br />SANTOS, B. de S. Santos. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007. <br />______. Introdução – para ampliar o canône da ciência: a diversidade epistemológica do mundo: In: Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. <br />______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. MENESES, Maria Paula (orgs.). In: Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.<br />______. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência.<br />ZOHAR, D. Sociedade Quântica: a promessa revolucionária de uma liberdade verdadeira. Rio de Janeiro: BestSeller, 2008.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/09/2024
02/10/2024
As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos
09/10/2024
09/10/2024
Avaliação da aprendizagem
16/10/2024
06/11/2024
Ciência e produção do conhecimento: introdução ao uso da ciência
13/11/2024
13/11/2024
Avaliação da aprendizagem
27/11/2024
04/12/2024
A pluralidade das Ciências: formais, da empiria, da natureza, do ser humano
11/12/2024
11/12/2024
Avaliação da aprendizagem
18/12/2024
15/01/2025
Epistemologias do norte e do sul do mundo. Uma nova Ciência
22/01/2025
22/01/2025
Avaliação da aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
09/10/2024 1ª Avaliação
13/11/2024 2ª Avaliação
11/12/2024 3ª Avaliação
22/01/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:34