• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CPPGED/CCE004 - PRODUÇÃO CIENTIFICA I - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I: Habilidades básicas para leitura e escrita acadêmica (09/09/2024 - 07/10/2024)
? Leitura acadêmica; ? Leitura, análise e interpretação de textos; ? Fontes confiáveis de informação acadêmica; ? Leitura inspecional e avariguativa; ? Fichamento acadêmico; ? Revisão de literatura; ? Leitura de textos para orientar a construção de artigos e capítulos de livros; ? Ensaios iniciais sobre temas relacionados ao objeto de estudo.
Avaliação da aprendizagem (14/10/2024 - 14/10/2024)
Primeira avaliação da Aprendizagem
UNIDADE II: Normas Técnicas (21/10/2024 - 18/11/2024)
? ABNT ? NBR 6023- Informação e documentação ? referências ? elaboração; ? ABNT ? NBR 14724: 2011 ? Informação e documentação ? Trabalhos acadêmicos ? Apresentação; ? ABNT ? NBR 6024, informação e documentação ? Numeração progressiva das seções de um documento escrito ? Apresentação; ? ABNT ? NBR 6027 ? Informação e documentação ? Sumário ? Apresentação; ? ABNT ? NBR 6028 ? Informação e documentação ? Resumo ? Procedimento; ? ABNT ? NBR 6034 ? Informação e documentação ? Índice ? Apresentação; ? ABNT ? NBR ? 10520 ? Informação e documentação ? Citações em documentos ? Apresentação; ? ABNT ? NBR ? 12225 ? Informação e documentação ? Lombada ? Apresentação.
Avaliação da aprendizagem (25/11/2024 - 25/11/2024)
Segunda avaliação da aprendizagem
UNIDADE III: Escrita de textos científicos (02/12/2024 - 30/12/2024)
Elaboração de textos científicos
Avaliação da aprendizagem (06/01/2025 - 06/01/2025)
Terceira avaliação da aprendizagem
UNIDADE 4: APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (13/01/2025 - 20/01/2025)
Apresentação e análise de artigos científicos
Avaliação da aprendizagem (27/01/2025 - 27/01/2025)
Quarta avaliação da aprendizagem
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para operacionalização desta proposta, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos pós-graduandos, tendo em vista que o plano será executado por meio de: leitura e apresentação de obras, discussões do material bibliográfico; elaboração de textos individuais para envio aos periódicos e revistas bem como para apresentação em eventos científicos e do PPGED.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação compreendida como processo formativo será desenvolvida de forma contínua durante a disciplina, sendo considerado(a) aprovado (a) o (a) mestrando (a) que:<br />• Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina;<br />• A avaliação somativa constará de três etapas:<br /> A primeira consistirá na apresentação de seminários; <br /> A segunda será considerada o conjunto de resenhas dos textos norteadores dos seminários, <br /> A terceira consistirá na elaboração de um artigo científico sobre prática pedagógica que sirva de suporte para a redação da dissertação e/ou publicação.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABNT – NBR 6023- Informação e documentação – referências – elaboração.<br /><br />ABNT – NBR 14724: 2011 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.<br /><br /> ABNT – NBR 6024, informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação.<br /><br />ABNT – NBR 6027 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação.<br /><br />ABNT – NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Procedimento.<br />ABNT – NBR 6034 – Informação e documentação – Índice – Apresentação.<br />ABNT – NBR – 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação.<br /><br />ABNT – NBR – 12225 – Informação e documentação – Lombada – Apresentação.<br /><br />ARANTES, Marilza Borges. Implicações e Barreiras na utilização da leitura na formação científica. LINHA MESTRA, N.36, p.132-136, SET.DEZ.2018.<br /><br />ABRAHÃO. Helena Menna Barreto. Pesquisa (Auto)biográfica: diálogos epistêmicos-metodológicos.CRV, Curitiba, 2018.<br /><br />DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo: Nacional, 1959.<br /><br />NOLLA, Lana Cristina Farias; Barretto, Raquel Figueiredo. Leitura no Ensino Superior. XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. II ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. GT – 06.<br /><br />JOSSO, Marrie-Christine. História de vida e formação: suas finalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 40-54, jan./abr. 2020.<br /><br />LARROSA, Jorge. O Ensaio e a escrita acadêmica. Educação e Realidade. Jul/Dez 2003<br />28(2):101-11.<br /><br />PRADO, Guilherme do Val; SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação – quando as memórias narram a história da formação... S/data e editora.<br /><br />RICHARDISON, Roberto J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.<br /><br />SCHNEIDER, Paulo Rudi. O outro pensar: sobre que significa pensar? E a época da imagem do mundo, de Heidegger. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.<br /><br />SILVA, Maria José Moraes da.; SANTOS, Aparecida Angeli dos. Avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 459-467, set./dez. 2004. <br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/09/2024
07/10/2024
UNIDADE I: Habilidades básicas para leitura e escrita acadêmica
14/10/2024
14/10/2024
Avaliação da aprendizagem
21/10/2024
18/11/2024
UNIDADE II: Normas Técnicas
25/11/2024
25/11/2024
Avaliação da aprendizagem
02/12/2024
30/12/2024
UNIDADE III: Escrita de textos científicos
06/01/2025
06/01/2025
Avaliação da aprendizagem
13/01/2025
20/01/2025
UNIDADE 4: APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
27/01/2025
27/01/2025
Avaliação da aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
14/10/2024 1ª Avaliação
25/11/2024 2ª Avaliação
06/01/2025 3ª Avaliação
20/01/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:34