Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas Expositivas (Síncronas)<br /><br />A cada encontro semanal, será realizada uma exposição dialogada sobre os temas centrais do dia. O professor apresentará os conceitos fundamentais por meio de slides e discutirá casos práticos, exemplos recentes da literatura e questões ambientais atuais.<br />Ferramentas: Apresentações em PowerPoint, quadros interativos e discussões em tempo real via plataformas como Google Meet ou Microsoft Teams.<br /><br />Discussão de Artigos Científicos<br /><br />Cada semana será dedicada à leitura de um artigo relevante sobre o tema abordado. Os artigos serão previamente selecionados e enviados aos alunos. Durante o encontro, os alunos irão discutir o artigo com base em perguntas guiadas previamente fornecidas pelo professor.<br />Objetivo: Promover a capacidade crítica dos alunos, permitindo uma análise dos métodos utilizados, dos resultados alcançados e das implicações ambientais.<br /><br />Seminários Temáticos<br /><br />Os alunos individualmente deverão apresentar seminários sobre temas específicos da ementa.<br />Os temas serão distribuídos nas primeiras aulas e os alunos terão prazo para desenvolver sua apresentação, que deverá incluir uma síntese do tema e uma discussão sobre sua relevância atual no campo da poluição do solo e da água.<br />Após cada apresentação, haverá um espaço para perguntas e discussões abertas entre os participantes. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Discussão de Artigos (50%)<br /><br />A participação ativa e o engajamento nas discussões serão avaliados. Serão considerados a compreensão do conteúdo, a capacidade de questionar criticamente os métodos e resultados dos artigos e a habilidade de relacionar o tema ao contexto da disciplina.<br /><br />Apresentação de Seminários (50%)<br /><br />A avaliação do seminário incluirá a profundidade do conteúdo abordado, a clareza da apresentação, a articulação das ideias, a capacidade de argumentação e a integração do tema ao panorama geral da poluição ambiental. A participação na discussão do seminário de outros grupos também será considerada. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| KABATA-PENDIAS, A. Trace Elements in Soils and Plants. Boca Raton, FL, USA: CRC Press, 2011. ICHTFOUSE, E.; SCHWARZBAUER J.; ROBERT D. Environmental Chemistry: Green Chemistry and Pollutants in Ecosystems. Berlin: Springer-Verlag, 2010. MIRSAL, I.A. Soil Pollution: Origin, Monitoring & Remediation. Berlin: Springer-Verlag, 2008. PIERZYNSKI, G. M.; SIMS, J. T.; VANCE, G. F. Soils and environmental quality. Boca Raton: Lewis Pub. 2005. 569p. MOREIRA F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Microbiologia e Bioquímica do Solo. 2a edição atualizada e ampliada. Lavras: UFLA, 2006. BLANCO, H.; LAL, R. Principles of Soil Conservation and Management. New York: Springer Dordrecht Heidelberg, 2008. |