-

DCSE/CMRV003 - MÓDULO 2 – LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Unidade 1: Contradições na construção da democracia brasileira (14/11/2024 - 14/11/2024)
   Democracia inacabada 
Fonte: Oxfam Brasil. Democracia Inacabada: um retrato das desigualdades brasileiras. São Paulo: Oxfam Brasil, 2021.
  

4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo

  

Por que ascensão social no Brasil é uma das mais difíceis do mundo?

Unidade 2: Princípios e ameaças à Gestão Democrática (21/11/2024 - 21/11/2024)
  Cidadania no Brasil 
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
  O ódio à democracia 
RANCIERE, Jacques. O Ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.
Unidade 3: Bases legais da Gestão Democrática na Escola (28/11/2024 - 28/11/2024)

Painel ações pela democracia na Escola Pública:

 

    Educação inclusiva (Site) 
Frequências da Turma
# Matrícula NOV Total
14 28
1 2024201**** 0 0 0
2 2024201**** 11 11 22
3 2024201**** 11 11 22
4 2024201**** 0 0 0
5 2024201**** 0 0 0
6 2024201**** 0 11 11
7 2024201**** 0 0 0
8 2024201**** 0 0 0
9 2024201**** 0 0 0
10 2024201**** 0 0 0
11 2024201**** 11 11 22
12 2024201**** 11 11 22
13 2024201**** 11 11 22
14 2024201**** 0 0 0
15 2024201**** 0 0 0
16 2024201**** 0 0 0
17 2024201**** 0 0 0
18 2024201**** 0 0 0
19 2024201**** 0 0 0
20 2024201**** 0 0 0
21 2024201**** 0 11 11
22 2024201**** 0 0 0
23 2024201**** 11 0 11
24 2024201**** 0 11 11
25 2024201**** 0 0 0
26 2024201**** 0 0 0
27 2024201**** 0 11 11
28 2024201**** 0 0 0
29 2024201**** 0 0 0
30 2024201**** 0 0 0
31 2024201**** 11 0 11
32 2024201**** 0 0 0
33 2024201**** 0 0 0
34 2024201**** 0 0 0
35 2024201**** 0 11 11
36 2024201**** 0 11 11
37 2024201**** 0 0 0
38 2024201**** 11 11 22
39 2024201**** 0 0 0
40 2024201**** 11 0 11
41 2024201**** 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A dimensão política e pedagógica da organização escolar brasileira. Fundamento legal da Gestão Democrática. A construção da Escola enquanto ambiente democrático.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os temas contidos neste plano serão efetivados através de aulas expositivas dialogadas, seminários, dinâmicas grupais e outros procedimentos que se adequarem ao contexto, buscando-se resgatar o conhecimento prévio dos alunos e problematizando a temática a fim de facilitar a construção do conhecimento conforme os objetivos definidos. Os recursos audiovisuais serão utilizados de acordo com a necessidade e disponibilidade.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão aprovados os cursistas que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), aferida por meio de chamada nominal às aulas. O cursista reprovado por nota ou falta será desligado do curso
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/11/2024
14/11/2024
Unidade 1: Contradições na construção da democracia brasileira
21/11/2024
21/11/2024
Unidade 2: Princípios e ameaças à Gestão Democrática
28/11/2024
28/11/2024
Unidade 3: Bases legais da Gestão Democrática na Escola
Avaliações
Data Descrição
21/11/2024 AV. 01
28/11/2024 AV. 02
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Educação inclusiva
Site Estatuto da Criança e do Adolescente
Site Consolidação das Leis do Trabalho
Site Diretrizes e bases da educação nacional
Site CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Site Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Contato - Prof. Élido Santiago 28/11/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1297 09/05/2025 08:24