Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do módulo será realizada de maneira processual, considerando as modalidades somativa e formativa. <br />Serão realizadas duas avaliações somativas parciais que comporão a nota final: <br />AV1 Avaliação individual. Valor: 10,0 (dez) pontos<br />AV2 Avaliação em grupo. Projeto de pesquisa qualitativa em saúde (elaboração de projeto de pesquisa) Parte 1: Problema + fundamentação teórica + busca bibliográfica (3,0 pontos); Parte 2: Introdução + Justificativa + Objetivos (Valor = 4,0 pontos); Parte 3: Metodologia + instrumentos de produção de dados + considerações éticas + resultados esperados (Valor 3,0 pontos). Valor Total 10,0 (dez) pontos.<br />NF = AV1 + AV2 /2 |
Bibliografia:
| AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 3, p. 16-29, set-dez 2004. <br />CAMPOS, G. W. S. Saúde Paidéia. São Paulo: Editora Hucitec, 2003. <br />CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.<br />AZEVEDO, Y. N.; SCHRAIBER , LB. El poder médico y la crisis de los vínculos de confianza en la medicina contemporánea. Salud Colectiva. 2016;12(1):9-21. <br />BASTOS, Liliane Cabral. Diante do sofrimento do outro: narrativas de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. Calidoscópio.v. 6, n. 2, p. 76-85, 2008. <br />BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde. Documento Base. 4ª ed. Brasília: Ministério da Saúde (MS); 2007. <br />BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS -PNPIC-SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. -Brasília: Ministério da Saúde, 2006. <br />BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 224 p. : il. <br />FONSECA, Cláudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade v.14, n.2, p.50-59, 2005. <br />MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. SãoPaulo: Hucitec, 2014. <br />SCHRAIBER , LB. No Encontro da Técnica com a Ética: o exercício de julgar e decidir no cotidiano do trabalho em medicina. Interface (Botucatu. Impresso), Botucatu-SP, v. 1, n.1, p. 123-140, 1997. <br />TRAD, Leny A. Bomfim (org.). Família Contemporânea e Saúde: significados, práticas e políticas públicas. Organizado por Leny A. Bomfim Trad. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010 380p. (Coleção Criança, Mulher e Saúde) ISBN: 978-85-7541-197-1 |