Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A tradicional prova individual, com questões dissertativas, será uma ferramenta indispensável nesta disciplina. Em vista de que essa ferramenta de avaliação permite avaliar diversas competências, como: a capacidade de expressar-se na forma escrita com clareza e precisão, a capacidade de utilizar conceitos e técnicas, a capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias na resolução de problemas, a habilidade de identificar, formular e resolver problemas usando rigor lógico-científico em sua análise, a competência de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, assim como o conhecimento de questões contemporâneas. Adicionalmente, será considerado como critério de avaliação os seguintes pontos: a frequência mínima de 75% da carga horária; participação nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade e assiduidade; qualidade nos trabalhos produzidos. Por fim, para ser aprovado, o aluno deverá atingir uma média final igual ou superior a 7,0 (sete), por meio da realização de 3 (três) avaliações da aprendizagem, que podem ser: prova escrita, prova oral, trabalhos, fóruns ou seminários. Os alunos que obtiverem a média final maior ou igual que 4,0 (quatro) e menor que 7,0 serão submetidos ao exame final. No exame final, serão aprovados os discentes que tiverem notas somadas (nota do exame final + nota da disciplina) maior ou igual a 12,0 (doze). |
Bibliografia:
| BÁSICA: ALENCAR, Edgard. Teoria das Congruências. Nobe, São Paulo, 1986. BURTON, D. M. Teoria Elementar dos Números. 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. * SIDKI, Said. Introdução à Teoria dos Números, 10º colóquio Brasileiro de Matemática, IMPA, Poços de Caldas, 1975. COMPLEMENTAR: LANDAU, E. Teoria Elementar dos Números. 1ª ed. Editora Ciência Moderna, 2002. NETO, M. C. A. Tópicos de Matemática Elementar: Teoria dos números. 2ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013. SHOKRANIAN, S. Teoria dos Números. Editora Universidade de Brasília, 1999. |