-

CPEV/CEAD019 - TRANSIÇÃO: DA ATIVIDADE DE BRINCAR PARA A ATIVIDADE DE ESTUDO - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (31/01/2025 - 16/03/2025)

Fonte: https://cdn.gamma.app/kj1xd0ro1cbr6ly/generated-images/lGBcZdCWLRE1j-IxpTuQG.jpg 

 

Caro(a) aluno(a),

Seja bem-vindo e bem-vinda à disciplina Transição: da atividade de brincar para atividade de estudar. Almejamos partilhar experiências e conhecimentos a respeito do processo de desenvolvimento da criança mediado pelo processo de transição entre a atividade de brincar e estudar. Esperamos que esse processo, oportunize condições para produção de saberes sobre a importância de conhecimentos na educação infantil dirigido para formação humana nas suas máximas possibilidades.  

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua  aprendizagem e  desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Luiz Jesus Santos Bonfim

CONHEÇA O PROFESSOR:

O professor Luiz Jesus Santos Bonfim é Mestre e Doutor em Educação pela UFPI e professor efetivo com dedicação exclusiva no Centro de Ciências da Educação da UFPI, campus ministro Petrônio Portela, em Teresina-PI. Atuando nas disciplinas pedagógicas de formação de professores e no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) e tem como área de interesse nos estudos e pesquisas a formação inicial e continuada de professores a partir dos aportes teóricos do materialismo histórico-dialético, psicologia histórico-cultural e pedagia histórico-crítica.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7684570998057850

   Plano_de_Ensino_Transição para atividade de brincar e estudar.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (31/01/2025 - 16/03/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (31/01/2025 - 16/03/2025)

Aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico cultural.

  1. O desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-cultural
  2. A atividade como categoria para compreender o desenvolvimento humano.

 

 

                Prezada(o) cursista, nesta unidade, você aprenderá sobre a concepção de desenvolvimento humano a partir da perspectiva da teoria histórico-cultural. A apropriação desse conhecimento é fundamento para a compreensão da atividade humana como categoria explicativa desse desenvolvimento, no caso específico da disciplina, da transição entre a atividade de interpretar papeis para a atividade de estudo

Entender os fundamentos da psicologia histórico-cultural que colaboram para compreender o caráter histórico, social e cultural do desenvolvimento infantil. 

Visa refletir sobre o caráter social, histórico e cultural do desenvolvimento infantil e, consequentemente, da importância dos espaços de educação formal criarem as condições para esse desenvolvimento.

Textos base para essa unidade:

 

MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020. p. 28-51.

 

MARTINS, J. C.; FACCI, M. G. D. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- Assista o filme O garoto selvagem (https://www.youtube.com/watch?v=XUJcSqvuNg4) e o documentário caçando para sobreviver com os Hazdas (https://www.youtube.com/watch?v=TF34GUFGr2k)  para refletir sobre o caráter, social, cultural e histórico do desenvolvimento humano a  partir dos seguintes aspectos: Como o isolamento do social apresentado no filme, impede o desenvolvimento das funções psicológicas superiores tipicamente humanas? Como a atividade vital humana do trabalho, representada pela caça, possibilita o desenvolvimento dessas funções.

Você sabia que existem mais registros de pessoas que passaram pelo isolamento social. Assista ao vídeo para conhecer um desses casos. https://www.youtube.com/watch?v=SUdZoVTmpME

Nesta unidade, nosso objetivo foi engendrar as condições para que as/os cursistas compreendessem o desenvolvimento humano mediado pelas categorias teóricas da psicologia histórico-cultural, mais especificamente.

ü  O caráter histórico, social e cultural desse desenvolvimento;

ü  A importância da atividade humana nesse processo;

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 21/03/2025 às 00:00 a 23/03/2025 às 23:59
    
Inicia em 28/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2025 às 23h 59
UNIDADE II (31/01/2025 - 16/03/2025)

A brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural

  1. O caráter dialético das etapas da periodização do desenvolvimento infantil
  2. A transição nas atividades dominantes nas etapas da periodização do desenvolvimento infantil

 

Cara(o) cursista, nesta unidade, discutiremos o caráter dialético da periodização do desenvolvimento infantil. Abordaremos como as categorias do materialismo histórico dialético medeiam a análise da periodização do desenvolvimento infantil e como a transição presente nas atividades dominantes é expressão desse movimento.

Bons estudos!

 

ü  Compreender o caráter dialético da periodização do desenvolvimento infantil e como a transição presente nas atividades dominantes são expressão desse movimento.

Material da Disciplina:

 

PASQUALINI. J. C. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialista dialético. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020. p. 81-111.

 

MARTINS, J. C.; FACCI, M. G. D. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020.

Na compreensão da periodização do desenvolvimento e da compreensão da atividade guia ou dominante em cada fase desse processo, não é estabelecida por questões cronológicas, mas da necessidade social dos indivíduos que mobiliza essa atividade e que possibilitam o desenvolvimento psíquico. Para saber um pouco mais assista o vídeo -  https://www.youtube.com/watch?v=ZgCVzp9GArQ&t=12s

Nosso objetivo nesta unidade foi por meio mediar a compreensão do caráter dialético da periodização por meio de categorias teórica do materialismo histórico-dialético, compreendendo a transição como expressão desse movimento, o que possibilita:

ü  Compreender as etapas da periodização como o vir a ser do desenvolvimento infantil;

ü  Que em cada atividade dominante já se encontra o embrião desse devir, que deve ser desenvolvido na atividade pedagógica na educação infantil;

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 21/03/2025 às 00:00 a 23/03/2025 às 23:59
    
Inicia em 28/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2025 às 23h 59
UNIDADE III (31/01/2025 - 16/03/2025)

  1. Transição da atividade de brincar para a atividade de estudo no currículo da Educação Infantil;
  2. A brincadeira como forma de introduzir a criança no mundo das ideias;

ü  Analisar o movimento de gestação da atividade de estudo no seio da atividade de brincadeira de papeis e seu potencial na organização da atividade pedagógica na educação infantil.

Material da Disciplina:

 

PASQUALINI. J. C. Contribuição ao debate sobre o problema da preparação para a escola de ensino fundamental na educação infantil. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 17, n.3, p. 93-106, Setembro/Dezembro 2014. Disponível em: Microsoft Word - 9 - Juliana Campregher Pasqualini.doc. Acesso em 20 nov. 2024.

 

TULESKI, S. C.; EIDT, N. M. Atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020. p. 52-77.

A brincadeira de interpretar papeis guarda muitas possibilidades para o desenvolvimento infantil. Mas como a(o) professora(o) pode organizar sua prática educativa para seu maior aproveitamento?

Quer saber mais, assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=LMWqVA7XJbk&t=51s

Nosso objetivo nesta unidade, foi engendrar as condições para as/os cursistas compreenderem que no desenvolvimento da atividade pedagógica utilizando a brincadeira de interpretar papeis, encontra-se a possibilidade de desenvolver ações para a transição para atividade de estudo. Nessa direção, as atividades propostas buscaram desenvolver a compreensão:

ü  Que a(o) professor(o) deve propiciar o enriquecimento da brincadeira de interpretar papeis, engendrando a produção de necessidades mais complexas, que favoreçam a transição para atividades dominantes mais complexas;

ü  Essa compreensão corrobora para a compreensão que o protagonismo que a criança necessita exercer para seu desenvolvimento não elimina a importância do planejamento e da atuação docente

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 21/03/2025 às 00:00 a 23/03/2025 às 23:59
    
Inicia em 28/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (31/01/2025 - 16/03/2025)
    
Inicia em 12/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 13/03/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (31/01/2025 - 16/03/2025)
    
Inicia em 21/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/03/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (31/01/2025 - 16/03/2025)
    
Inicia em 26/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 28/03/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 9,0 10,0 9,2 9.2 0 MATRICULADO
2 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
5 2024200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
6 2024200**** 10,0 10,0 8,7 9.7 0 MATRICULADO
7 2024200**** 10,0 9,0 8,7 9.5 0 MATRICULADO
8 2024200**** 10,0 10,0 8,8 9.8 0 MATRICULADO
9 2024200**** 10,0 9,7 8,2 9.6 0 MATRICULADO
10 2024200**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
11 2024200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
12 2024200**** 10,0 9,3 9,0 9.7 0 MATRICULADO
13 2024200**** 8,0 10,0 9,3 8.7 0 MATRICULADO
14 2024200**** 10,0 9,0 7,0 9.2 0 MATRICULADO
15 2024200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
16 2024200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
17 2024200**** 10,0 9,3 8,0 9.5 0 MATRICULADO
18 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
19 2024200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
20 2024200**** 9,0 10,0 9,3 9.3 0 MATRICULADO
21 2024200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
22 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
23 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
24 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
25 2024200**** 9,0 10,0 9,7 9.3 0 MATRICULADO
26 2024200**** 9,0 10,0 9,8 9.4 0 MATRICULADO
27 2024200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
28 2024200**** 10,0 9,0 8,7 9.5 0 MATRICULADO
29 2024200**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 MATRICULADO
30 2024200**** 8,0 8,0 9,3 8.3 0 MATRICULADO
31 2024200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
32 2024200**** 10,0 9,7 9,0 9.7 0 MATRICULADO
33 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
34 2024200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
35 2024200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
36 2024200**** 10,0 9,7 8,7 9.7 0 MATRICULADO
37 2024200**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 MATRICULADO
38 2024200**** 10,0 9,3 9,0 9.7 0 MATRICULADO
39 2024200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 MATRICULADO
40 2024200**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
41 2024200**** 0,0 8,8 8,5 3.5 0 MATRICULADO
42 2024200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
43 2024200**** 10,0 10,0 6,0 9.2 0 MATRICULADO
44 2024200**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
45 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
47 2024200**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
48 2024200**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 MATRICULADO
49 2024200**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 MATRICULADO
50 2024200**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 MATRICULADO
51 2024200**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
52 2024200**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 MATRICULADO
53 2024200**** 10,0 9,0 9,6 9.7 0 MATRICULADO
54 2024200**** 9,0 10,0 9,6 9.3 0 MATRICULADO
55 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
56 2024200**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1291 29/04/2025 14:42