Aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico cultural.

- O desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-cultural
- A atividade como categoria para compreender o desenvolvimento humano.
Prezada(o) cursista, nesta unidade, você aprenderá sobre a concepção de desenvolvimento humano a partir da perspectiva da teoria histórico-cultural. A apropriação desse conhecimento é fundamento para a compreensão da atividade humana como categoria explicativa desse desenvolvimento, no caso específico da disciplina, da transição entre a atividade de interpretar papeis para a atividade de estudo

Entender os fundamentos da psicologia histórico-cultural que colaboram para compreender o caráter histórico, social e cultural do desenvolvimento infantil.
Visa refletir sobre o caráter social, histórico e cultural do desenvolvimento infantil e, consequentemente, da importância dos espaços de educação formal criarem as condições para esse desenvolvimento.

Textos base para essa unidade:
MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020. p. 28-51.
MARTINS, J. C.; FACCI, M. G. D. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. [livro eletrônico]. Campinas, SP : Autores Associados, 2020.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Assista o filme O garoto selvagem (https://www.youtube.com/watch?v=XUJcSqvuNg4) e o documentário caçando para sobreviver com os Hazdas (https://www.youtube.com/watch?v=TF34GUFGr2k) para refletir sobre o caráter, social, cultural e histórico do desenvolvimento humano a partir dos seguintes aspectos: Como o isolamento do social apresentado no filme, impede o desenvolvimento das funções psicológicas superiores tipicamente humanas? Como a atividade vital humana do trabalho, representada pela caça, possibilita o desenvolvimento dessas funções.

Você sabia que existem mais registros de pessoas que passaram pelo isolamento social. Assista ao vídeo para conhecer um desses casos. https://www.youtube.com/watch?v=SUdZoVTmpME

Nesta unidade, nosso objetivo foi engendrar as condições para que as/os cursistas compreendessem o desenvolvimento humano mediado pelas categorias teóricas da psicologia histórico-cultural, mais especificamente.
ü O caráter histórico, social e cultural desse desenvolvimento;
ü A importância da atividade humana nesse processo;
FÓRUM I
Período de Habilitação:
31/01/2025 às 00:00
a
06/04/2025 às 23:59
Inicia em 31/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2025 às 23h 59