Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida por meio de estudos de textos indicados, elaboração e apresentação de mapas mentais e painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aula expositiva, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, data show, projetor multimídia. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
METODOLOGIA E RECURSOS
A disciplina será desenvolvida por meio de estudos de textos indicados, elaboração e apresentação de mapas mentais e painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aula expositiva, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, data show, projetor multimídia.
PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. A disciplina constará de três avaliações: - A primeira avaliação constará das apresentações e discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais (10 pontos); - A segunda avaliação constará das apresentações e discussões sobre as etapas do projeto de pesquisa com base nos painéis (10 pontos). - A terceira avaliação constará da apresentação e da avaliação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por três. - Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas discussões em sala de aula e o papel de debatedores na apresentação dos projetos.
|
Horário de atendimento:
| Terça-Feira das 14:00 as 17:00 |
Bibliografia:
| GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.
HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.
LACERDA, M.R.; RIBEIRO, R. P.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Volume 2. Porto Alegre: Moriá, 2018. LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015 POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
|