Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação, de caráter formativo, acontecerá de modo processual e permanente, e será operacionalizada da seguinte forma: Avaliação 1 (AV-1): Será atribuída nota de 0,0 a 10,0 pontos com base na participação assídua do pós-graduando durante os debates temáticos da disciplina; Avaliação 2 (AV-2): Será atribuída nota de 0,0 a 10,0 pontos com base no registro do processo discursivo e interação nos fóruns; Avaliação 3 (AV-3): Será atribuída nota de 0,0 a 10,0 pontos com base na produção teórica do estudo reflexivo ou ensaio; Avaliação 4 (AV-4): Será atribuída nota de 0,0 a 10,0 pontos com base na apresentação da análise filosófica da produção de enfermagem no PPGENF. Embora seja um trabalho que poderá ser demandado em equipe, as notas serão atribuídas de forma individual. Será considerado aprovado o pós-graduando que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade a no mínimo 75% das aulas seja satisfeito. |
Bibliografia:
| ARANHA, M.L.A.; MARTINS, M.H.P. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. ASHCROFT, R.E. Current epistemological problems in evidence based Medicine. J Med Ethics; v.30, p.131135, 2004. doi: 10.1136/jme.2003.007039 BUZZI, A.R. Introdução ao pensar. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 1984. CARVALHO, V. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica. Esc Anna Nery Rev Enferm; v.13, n.2, p.406-414, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/sMkwnTkhyNNVJB8DXkPcFVv/?lang=pt&format=pdf CHERAGHI, F.; YOUSEFZADEH, M.R.; GOODARZI, A. The role and status of philosophy in nursing knowledge, insight and competence. J Clin Res Paramed Sci.; v.8, n.2, e90762, 2019. doi: 10.5812/jcrps.90762. FEYERABEND, P. Contra o método. 3ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1999. HEIDEGGER, M. O que é isto, a filosofia? São Paulo: Vozes de bolso, 2018. GADAMER, H.G. O caráter oculto da saúde. 2ª ed. Petrópoles: Vozes, 2011. MORAIS, R. Filosofia da ciência e tecnologia. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2002. NELSON, S. Ciência: o grande segredo da enfermagem. Rev. bras. enferm.; v.60, n.16, p.110-111, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/SdxGwhGdTvFKbf8GxHDnqwf/?lang=pt. PLATÃO. O mito da caverna. São Paulo: Edipro, 2015. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013. SALVIANO, M.E.M.; et al. Epistemology of nursing care: a refl ection on its foundations. Rev. bras. enferm.; v.69, n.6, p.1172-1177, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0331 SCHULTZ, P.R.; MELEIS, A.I. Nursing epistemology: traditions, insights, questions. Journal of nursing scholarship; v. 20, n. 4, p. 217-221, 1988. ZILLES, U. Teoria do conhecimento e da ciência. São Paulo: Paulus, 2005. |