-

CA/CEAD024 - AMBIENTES DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/02/2025 - 16/03/2025)

IMAGEM 1: REPRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

Disponível em:  https://blog.lyceum.com.br/. Acesso: 07 dez. 2024. 

 

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde transitaremos na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor(a): Fernando Rocha da Costa

 

CONHEÇA A PROFESSORA

 

Minicurrículo:  Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins e em Pedagogia - Licenciatura pela Faculdade Paraíso do Norte. Especialista em Ciências da Natureza, Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiências como professor da educação básica, coordenador pedagógico e gestor escolar nas redes de ensino estadual e municipal. Atualmente, é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Química, do Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Seus interesses de pesquisas incluem a área de Ensino de Química, Ensino de Ciências da Natureza, Tecnologias, Comunicação e Formação Docente. Contato: fernando.costa@ufpi.edu.br  

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7465779545459063 

   PLANO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROPRIEDADE INTELECTUAL.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/02/2025 - 16/03/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    
Inicia em 16/02/2025 às 0h 0 e finaliza em 14/03/2025 às 23h 59
UNIDADE I (16/02/2025 - 16/03/2025)

 UNIDADE I -  Inovação educacional na contemporaneidade. A inovação metodológica para atuação nos Ambientes Educacionais Inovadores (AEI).

 

Aula síncrona 1

 

Fórum 1

 

Tarefa  1

Conhecer os principais aspectos da inovação educacional na contemporaneidade e estratégias didático-metodológicas na atuação nos ambientes educacionais inovadores na atualidade e as políticas educacionais vigentes.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

CAMPOS, FLAVIO. RODRIGUES. BLIKSTEIN, PAULO. (Orgs). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso. 2019.

GILLERAN, A. Práticas inovadoras em escolas europeias. In: SANCHO, J.M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Trad. de Valério Campos. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 85-109.

 


MATERIAL COMPLEMENTAR

ANASTACIO, M. R. et al. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. Curitiba: PUCPRESS, 2018. Disponível em: https://institutolegado.org/downloads/ens-brasil-ebook.pdf . Acesso: Acesso em: 11 dez. 2024.

AROS, T. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais. In: FAUSTO, C. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. cap. 2. Disponível em:  www.curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/A-Sala-de-Aula-Inovadora.pdf   . Acesso em: 11 dez. 2024.

CARVALHO, F. V.; ANDRADE NETO, M. Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos. São Paulo: República do Livro, 2019.

PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas 'salas de aula do futuro' portuguesas. Revista Tempos e Espaços e Educação, y. 10, n. 23, p. 99-108, 2017.

FORMAÇÃO DE ARTICULADORES LOCAIS DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA.  Disponível em: https://educacaoconectada.mec.gov.br/images/pdf/curso_formacao_articuladores_locais_diagramado_17122018.pdf . Acesso em: 11 dez. 2024.

El Reporte Horizonte del NMC/CoSN > Edición 2016 K-12 : Del Pre-escolar al Grado 12. <https://www.nmc.org/publication/nmc-cosn-horizon-report-2016-k-12-edition/> Acesso em: 11 dez. 2024.

 

VALENTE, J. A.. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. O computador na sociedade do conhecimento, v. 1, p. 29-48, 1999. Disponível: <http://thiagomerlo.com.br/arquivos/ti/TIC_Educacao_Livro.pdf#page=31.> Acesso em: 11 dez. 2024.

 SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia (ReCeT). ISSN 2176-7998, v. 2, n. 1, p. 17-22, 2010. Disponível: < https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852  > Acesso em: 11 dez. 2024.

  

 

- VÍDEOS

Como utilizar as tecnologias simples, gratuitas e interessantes na escola. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?hasFlash=true&idTopico=96.

Documentário Educação.doc https://www.youtube.com/watch?v=yvaubrC7oiM&list=PLPrFX65xJWXUUyf7T2irLuXD4VB336tL_&index=2

Componentes de uma sala do século 21. https://i.pinimg.com/564x/9e/85/50/9e8550c33eee2ae18d940efda06dba19.jpg

 

Linha do Tempo: Educação Inclusiva https://www.youtube.com/watch?v=a4Ntfg98xlY 

O que é Inovação em Ambientes de Aprendizagem?

A inovação em ambientes de aprendizagem refere-se à implementação de novas metodologias, tecnologias e abordagens educacionais que visam melhorar a experiência de ensino e aprendizagem. Essa inovação pode abarcar desde o uso de ferramentas digitais, como plataformas de e-learning e aplicativos interativos, até a criação de espaços físicos que favoreçam a colaboração e a criatividade. Ao promover um ambiente de aprendizagem inovador, o educador não apenas estimula o interesse dos alunos, mas também potencializa seu desenvolvimento crítico e habilidades sociais. Assim, as instituições de ensino se adaptam às necessidades das novas gerações, preparando-as para um futuro em constante mudança.

Tipos de Inovação em Ambientes de Aprendizagem

A inovação em ambientes de aprendizagem é fundamental para promover um ensino eficaz e engajador. Existem diversos tipos de inovação que podem ser implementados nas instituições de ensino, cada um com seu potencial de transformar a experiência educativa. Confira alguns dos principais tipos:

  Inovação Pedagógica: Métodos e abordagens que buscam novas formas de ensinar e aprender, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido.

  Inovação Tecnológica: Integração de novas tecnologias, como plataformas de e-learning, aplicativos educacionais e uso de realidade aumentada no processo educativo.

  Inovação Curricular: Reformulação dos conteúdos e disciplinas, incluindo temas contemporâneos e interdisciplinares que atendam às demandas do século XXI.

  Inovação Espacial: Reconfiguração dos espaços físicos, promovendo ambientes flexíveis e colaborativos que incentivem a interação entre alunos e professores.

  Inovação Inclusiva: Adaptações que buscam atender a todos os alunos, promovendo acessibilidade e diversidade de metodologias para atender diferentes necessidades.

Essas inovações, quando bem implementadas, podem enriquecer a experiência de aprendizagem e preparar os alunos para os desafios do futuro.

Fonte: https://escolasdisruptivas.com.br/glossario/inovacao-em-ambientes-de-aprendizagem/ acesso: 11 dez. 2024.

 

Na Unidade I, o propósito é que o/a estudante conheça conceitos e práticas de inovação na educação.

Na atualidade,  a inovação educacional surge como uma resposta às demandas de uma sociedade que está em constante transformação, marcada pelo avanço tecnológico e pela necessidade de metodologias de ensino mais inclusivas, colaborativas e eficazes. A inovação metodológica nos Ambientes Educacionais Inovadores (AEI) destaca-se pela integração de práticas pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, promovendo protagonismo, criatividade e resolução de problemas reais., com o uso, por exemplo, de metodologias ativas e exploração das interações com os recursos digitais.

Esses ambientes combinam tecnologia, metodologias ativas (como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e gamificação) e espaços colaborativos para favorecer experiências de ensino mais significativas e conectadas com a realidade dos estudantes. Além disso, os AEIs ampliam o papel do educador, que atua como mediador e facilitador do conhecimento, e incentivam a formação de comunidades de prática para o desenvolvimento docente e a troca de experiências.

Ao potencializar o uso de tecnologias digitais e propor abordagens personalizadas e interativas, a inovação nos AEIs promove uma educação mais contemporânea, equitativa e alinhada às demandas do século XXI.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/02/2025 às 00:00 a 14/03/2025 às 23:59
UNIDADE II (16/02/2025 - 16/03/2025)

O uso tecnologias nos Ambientes Educacionais Inovadores (AEI) potencializa a dinâmica de ensino ao se apropriar de ferramentas digitais que promovem a interatividade, personalização e inclusão dos participes da escola. Esses ambientes combinam infraestrutura tecnológica, metodologias ativas (como sala de aula invertida, gamificação e aprendizagem baseada em projetos) e práticas pedagógicas que colocam o aluno como protagonista de sua aprendizagem. Logos, pensar no protagonismo do aluno e uso de tecnologias, bem como uma educação de qualidade, são elementos de inovação na educação.

Os AEIs são espaços que incentivam a criatividade, a colaboração e a aplicação de conhecimentos em situações práticas e reais. As comunidades de prática oportunizam uma formação contínua de reunir educadores para compartilhar experiências, desenvolver competências digitais e co-criar soluções educacionais inovadoras diante as problemáticas e desafios vivenciados coletivamente.

Por último, as tecnologias, quando aliadas às metodologias ativas, tornam o aprendizado mais significativo e contextualizado, ao mesmo tempo em que aproximam professores e estudantes de um ensino adaptado às demandas do século XXI, promovendo uma educação mais engajante, transformadora e atual.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/02/2025 - 16/03/2025)
    
Inicia em 15/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (16/02/2025 - 16/03/2025)
    
Inicia em 20/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 21/03/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (16/02/2025 - 16/03/2025)
    
Inicia em 24/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 25/03/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
6 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
8 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
17 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2024201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2024200**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
40 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
52 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1297 09/05/2025 11:10