
UNIDADE I - Inovação educacional na contemporaneidade. A inovação metodológica para atuação nos Ambientes Educacionais Inovadores (AEI).
Aula síncrona 1
Fórum 1
Tarefa 1

Conhecer os principais aspectos da inovação educacional na contemporaneidade e estratégias didático-metodológicas na atuação nos ambientes educacionais inovadores na atualidade e as políticas educacionais vigentes.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
CAMPOS, FLAVIO. RODRIGUES. BLIKSTEIN, PAULO. (Orgs). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso. 2019.
GILLERAN, A. Práticas inovadoras em escolas europeias. In: SANCHO, J.M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Trad. de Valério Campos. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 85-109.
MATERIAL COMPLEMENTAR
ANASTACIO, M. R. et al. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. Curitiba: PUCPRESS, 2018. Disponível em: https://institutolegado.org/downloads/ens-brasil-ebook.pdf . Acesso: Acesso em: 11 dez. 2024.
AROS, T. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais. In: FAUSTO, C. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. cap. 2. Disponível em: www.curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/A-Sala-de-Aula-Inovadora.pdf . Acesso em: 11 dez. 2024.
CARVALHO, F. V.; ANDRADE NETO, M. Metodologias Ativas: Aprendizagem Cooperativa, PBL e Pedagogia de Projetos. São Paulo: República do Livro, 2019.
PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas 'salas de aula do futuro' portuguesas. Revista Tempos e Espaços e Educação, y. 10, n. 23, p. 99-108, 2017.
FORMAÇÃO DE ARTICULADORES LOCAIS DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA. Disponível em: https://educacaoconectada.mec.gov.br/images/pdf/curso_formacao_articuladores_locais_diagramado_17122018.pdf . Acesso em: 11 dez. 2024.
El Reporte Horizonte del NMC/CoSN > Edición 2016 K-12 : Del Pre-escolar al Grado 12. <https://www.nmc.org/publication/nmc-cosn-horizon-report-2016-k-12-edition/> Acesso em: 11 dez. 2024.
VALENTE, J. A.. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. O computador na sociedade do conhecimento, v. 1, p. 29-48, 1999. Disponível: <http://thiagomerlo.com.br/arquivos/ti/TIC_Educacao_Livro.pdf#page=31.> Acesso em: 11 dez. 2024.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia (ReCeT). ISSN 2176-7998, v. 2, n. 1, p. 17-22, 2010. Disponível: < https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852 > Acesso em: 11 dez. 2024.
- VÍDEOS
Como utilizar as tecnologias simples, gratuitas e interessantes na escola. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?hasFlash=true&idTopico=96.
Documentário Educação.doc https://www.youtube.com/watch?v=yvaubrC7oiM&list=PLPrFX65xJWXUUyf7T2irLuXD4VB336tL_&index=2
Componentes de uma sala do século 21. https://i.pinimg.com/564x/9e/85/50/9e8550c33eee2ae18d940efda06dba19.jpg
Linha do Tempo: Educação Inclusiva https://www.youtube.com/watch?v=a4Ntfg98xlY

O que é Inovação em Ambientes de Aprendizagem?
A inovação em ambientes de aprendizagem refere-se à implementação de novas metodologias, tecnologias e abordagens educacionais que visam melhorar a experiência de ensino e aprendizagem. Essa inovação pode abarcar desde o uso de ferramentas digitais, como plataformas de e-learning e aplicativos interativos, até a criação de espaços físicos que favoreçam a colaboração e a criatividade. Ao promover um ambiente de aprendizagem inovador, o educador não apenas estimula o interesse dos alunos, mas também potencializa seu desenvolvimento crítico e habilidades sociais. Assim, as instituições de ensino se adaptam às necessidades das novas gerações, preparando-as para um futuro em constante mudança.
Tipos de Inovação em Ambientes de Aprendizagem
A inovação em ambientes de aprendizagem é fundamental para promover um ensino eficaz e engajador. Existem diversos tipos de inovação que podem ser implementados nas instituições de ensino, cada um com seu potencial de transformar a experiência educativa. Confira alguns dos principais tipos:
Inovação Pedagógica: Métodos e abordagens que buscam novas formas de ensinar e aprender, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido.
Inovação Tecnológica: Integração de novas tecnologias, como plataformas de e-learning, aplicativos educacionais e uso de realidade aumentada no processo educativo.
Inovação Curricular: Reformulação dos conteúdos e disciplinas, incluindo temas contemporâneos e interdisciplinares que atendam às demandas do século XXI.
Inovação Espacial: Reconfiguração dos espaços físicos, promovendo ambientes flexíveis e colaborativos que incentivem a interação entre alunos e professores.
Inovação Inclusiva: Adaptações que buscam atender a todos os alunos, promovendo acessibilidade e diversidade de metodologias para atender diferentes necessidades.
Essas inovações, quando bem implementadas, podem enriquecer a experiência de aprendizagem e preparar os alunos para os desafios do futuro.
Fonte: https://escolasdisruptivas.com.br/glossario/inovacao-em-ambientes-de-aprendizagem/ acesso: 11 dez. 2024.

Na Unidade I, o propósito é que o/a estudante conheça conceitos e práticas de inovação na educação.
Na atualidade, a inovação educacional surge como uma resposta às demandas de uma sociedade que está em constante transformação, marcada pelo avanço tecnológico e pela necessidade de metodologias de ensino mais inclusivas, colaborativas e eficazes. A inovação metodológica nos Ambientes Educacionais Inovadores (AEI) destaca-se pela integração de práticas pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, promovendo protagonismo, criatividade e resolução de problemas reais., com o uso, por exemplo, de metodologias ativas e exploração das interações com os recursos digitais.
Esses ambientes combinam tecnologia, metodologias ativas (como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e gamificação) e espaços colaborativos para favorecer experiências de ensino mais significativas e conectadas com a realidade dos estudantes. Além disso, os AEIs ampliam o papel do educador, que atua como mediador e facilitador do conhecimento, e incentivam a formação de comunidades de prática para o desenvolvimento docente e a troca de experiências.
Ao potencializar o uso de tecnologias digitais e propor abordagens personalizadas e interativas, a inovação nos AEIs promove uma educação mais contemporânea, equitativa e alinhada às demandas do século XXI.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
16/02/2025 às 00:00
a
14/03/2025 às 23:59