Metodologia: |
O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento. Para isso, serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área da disciplina, trabalhos individuais e/ou em grupo, apresentação de debate. Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere. Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico no Setor Público. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação geral será composta de três avaliações específicas somando um total de dez (10,0). Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 177/12 CEPEX, de 05 de novembro de 2012). |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação. São Paulo, ago. 2020. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação Referências Elaboração. 2. ed. São Paulo, nov. 2018. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016. CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Artmed. Coleção Métodos de Pesquisa, 2021. GIL, A. C. Métodos de Pesquisa Social. 7. ed. Atlas, São Paulo, 2019. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2022 SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2018. VIEIRA, Marcelo M.F.; ZOUAIN, Deborah. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2005. 8.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. FAIRCLOUGH, N. L. Discurso e Mudança Social. Tradução de Izabel Magalhães. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
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