-

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (21/03/2025 - 21/03/2025)

INÍCIO DA DISCIPLINA: A Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica

- Apresentação das professoras e dos alunos e do Plano da Disciplina

- Discussão sobre a sistemática de trabalho

- Levantamento e discussão das intenções de pesquisa dos doutorandos.

- Disponibilização dos textos que servirão de apoio para o próximo encontro.

   PLANO DE CURSO 
Prática Educativa
  CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2025.1
Práxis, prática educativa e realidade humana. (28/03/2025 - 28/03/2025)

- Aula expositiva sobre Práxis e Prática Educativa.
- Discussão dos textos disponibilizados.
- Distribuição das leituras e agendamento dos seminários.

  • Uso da Técnica: GV x GO
  TEXTO 1 
BANDEIRA, H. M. M.; IBIAPINA, I. M. L. de M. PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 107–117, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031. Acesso em: 20 mar. 2025.
  Texto 2 
LOPES DA SILVA, M. I. Prática educativa, teoria e investigação. Revista Interacções, [S. l.], v. 9, n. 27, 2014. DOI: 10.25755/int.3412. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3412. Acesso em: 20 mar. 2025.
  MAPAS 
MOREIRA, Marco Antonio (2012). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Material de Estudo.
A prática da pesquisa em educação (04/04/2025 - 04/04/2025)

Apresentação sobre a prática da Pesquisa acadêmica
- Orientação para pesquisa: Portal CAPES, e outras bases de dados da Educação nos últimos 05 anos, relacionada à temática da tese.
- Orientação para a construção dos Mapas Conceituais.

Observação: Os mapas conceituais serão entregues sempre no início de cada apresentação.

SEMINÁRIO 1 (11/04/2025 - 11/04/2025)
OBRA: FRANCO, Mª Amélia; GILBERTO, Irene J. L,; CAMPOS, Elisabete F. E. Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação. São Paulo: Loyola, 2017.
  GRUPO 1 
OBRA: FRANCO, Mª Amélia; GILBERTO, Irene J. L,; CAMPOS, Elisabete F. E. Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação. São Paulo: Loyola, 2017.
SEMINÁRIO 2 (25/04/2025 - 25/04/2025)
OBRA: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
  GRUPO 2 
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
SEMINÁRIO 3 (02/05/2025 - 02/05/2025)
OBRA: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  GRUPO 3 
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SEMINÁRIO 4 (09/05/2025 - 09/05/2025)
OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
  GRUPO 4 
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
SEMINÁRIO 5 (16/05/2025 - 16/05/2025)
OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia ? O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. ? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  GRUPO 5 
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
SEMINÁRIO 6 (23/05/2025 - 23/05/2025)
OBRA: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
  GRUPO 6 
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
SEMINÁRIO 7 (30/05/2025 - 30/05/2025)
OBRA: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Rio de Janeiro: Vozes, 2014
  GRUPO 7 
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Rio de Janeiro: Vozes, 2014
SEMINÁRIO 8 (06/06/2025 - 06/06/2025)
OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto ? Portugal: Editora Porto, 2009.
  GRUPO 8 - PARTE 1 DO LIVRO 
FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.
  GRUPO 8 - PARTE 2 DO LIVRO 
FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.
SEMINÁRIO 9 (13/06/2025 - 13/06/2025)

OBRA: PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. São Paulo: Artmed, 2002.

  GRUPO 9 - PARTE 1 DO LIVRO 
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. São Paulo: Artmed, 2002.
  GRUPO 9 - PARTE 2 DO LIVRO 
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. São Paulo: Artmed, 2002.
SEMINÁRIO 10 (27/06/2025 - 27/06/2025)
OBRA: SACRISTAN, J.G; GOMÉZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 2007.
A PRÁTICA EDUCATIVA COMO PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO (27/06/2025 - 27/06/2025)
- Conclusão da pesquisa no Portal da CAPES - Produção Individual ? Artigo O artigo deve ter entre 20 e 30 laudas contemplando todos os elementos, inclusive abstract e resumen.
  GRUPO 10 
SACRISTAN, J.G; GOMÉZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 2007.
APRESENTAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA PELOS PÓS-GRADUANDO (04/07/2025 - 04/07/2025)
Apresentação das produções pelos pós-graduandos. Entrega do artigo e encerramento da disciplina.
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práxis, prática educativa e realidade humana. O movimento histórico da significação da prática educativa e suas implicações para a formação da sociedade humana. A prática educativa como campo de produção do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia adotada na disciplina envolve atividades que serão realizadas a partir de:
Aula expositiva
Leitura e discussão de livros e artigos científicos;
Orientações de Estudos em grupos e individuais;
Produção dos Mapas conceituais;
Apresentação de produções escritas.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para a avaliação da disciplina será considerado o disposto na seção VI, art. 40 do regimento do PPGED, 025/16-CEPEX, que estabelece:
Art. 40 - O aproveitamento escolar do discente é avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela sua participação e interesse demonstrado nas diversas disciplinas, seminários e atividades, por meio de notas, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
§ 1* Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas-aula.
§ 2* A hora-aula terá a duração mínima de 60 (sessenta) minutos.
§ 3* Será aprovado na disciplina e/ou seminário o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75%, do total da carga horária, e nota final igual ou superior a (7,0) sete, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
As faltas serão abonadas somente quando enquadradas nos casos previstos em legislação específica.
A avaliação da aprendizagem será contínua considerando a participação e o envolvimento nas atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:
Produções individuais;
Desenvoltura na exposição e questionamentos das obras estudadas
Desenvolvimento de grupos de discussão orientada com produção textual;

Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto alegre: Artmed, 2000.

CONTREIRAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

CRUSOÉ, N. M. C.; MOREIRA, N. R.; PINA, M. C. D. Definições de Prática Educativa em diferentes perspectivas socioeducacionais. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 19. n.31 jul./dez. 2014. p. 46-63.
FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Editora Porto, 2009.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. Pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; Revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Disponível em: www.anped.org.br/rbe/.../RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf.

MOTA, F.A.; CABRAL, C. L. A prática educativa através dos tempos: dos antigos aos pós-modernos. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 31, p. 207-223, maio/ago. 2013.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v. 15, n. 30, jul./Dez., 2004.

PERRENAUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. São Paulo: Artmed, 2002
SACRISTÀN, G; GOMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÀN, Gimeno. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Rio de Janeiro: Vozes, 2014

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc. Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 ago. 2018.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2025
21/03/2025
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
28/03/2025
28/03/2025
Práxis, prática educativa e realidade humana.
04/04/2025
04/04/2025
A prática da pesquisa em educação
11/04/2025
11/04/2025
SEMINÁRIO 1
25/04/2025
25/04/2025
SEMINÁRIO 2
02/05/2025
02/05/2025
SEMINÁRIO 3
09/05/2025
09/05/2025
SEMINÁRIO 4
16/05/2025
16/05/2025
SEMINÁRIO 5
23/05/2025
23/05/2025
SEMINÁRIO 6
30/05/2025
30/05/2025
SEMINÁRIO 7
06/06/2025
06/06/2025
SEMINÁRIO 8
13/06/2025
13/06/2025
SEMINÁRIO 9
27/06/2025
27/06/2025
SEMINÁRIO 10
27/06/2025
27/06/2025
A PRÁTICA EDUCATIVA COMO PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
04/07/2025
04/07/2025
APRESENTAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA PELOS PÓS-GRADUANDO
Avaliações
Data Descrição
04/07/2025 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 11:25