-

MSC029 - ERGONOMIA DA ATIVIDADE: CONCEITOS E MÉTODOS PARA A VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DE AGRAVOS RELACIONADOS AO TRABALHO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e conceitos iniciais (28/03/2025 - 28/03/2025)
­Organização Social do Trabalho: novas formas de trabalho (04/04/2025 - 04/04/2025)
­Intervenção ergonômica (11/04/2025 - 11/04/2025)
FERIADO (18/04/2025 - 18/04/2025)
Elaboração dos trabalhos (19/04/2025 - 19/04/2025)
Aula Extra.
­Análise ergonômica I: fundamentos (25/04/2025 - 25/04/2025)
Elaboração dos trabalhos (02/05/2025 - 02/05/2025)
Análise ergonômica II: reflexões sobre o método AET (09/05/2025 - 09/05/2025)
­Ergonomia de concepção e desenvolvimento do trabalho (16/05/2025 - 16/05/2025)
Elaboração dos trabalhos (17/05/2025 - 17/05/2025)
Aula Extra.
­Ergonomia na análise e prevenção de acidentes (23/05/2025 - 23/05/2025)
­Trabalho e sofrimento mental (30/05/2025 - 30/05/2025)
­Apresentação dos trabalhos em grupos (Seminários 1, 2 e 3) (06/06/2025 - 06/06/2025)
Apresentação dos trabalhos em grupos (Seminários 4 e 5) (13/06/2025 - 13/06/2025)
Elaboração dos trabalhos (14/06/2025 - 14/06/2025)
Aula Extra.
­Entrega do Trabalho escrito (21/06/2025 - 21/06/2025)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
28 04 11 19 25 02 09 16 17 23 30 06 13 14 21
1 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 3 0 0 0 0 9
3 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3
4 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ergonomia da atividade e outras abordagens da ergonomia. Organização do trabalho e ergonomia. A reengenharia e a intensificação do trabalho. Trabalho, tarefa e atividade. Diferenças entre o trabalho prescrito e real. Norma e atividade, diferentes lógicas e diferentes olhares. Trabalho habitual, variabilidade e regulação na atividade cotidiana. Papel do trabalhador como agente de confiabilidade e regulador dos riscos. Trabalho, saúde e produção. Trabalho e sofrimento mental. Trabalho e Acidentes. Metodologia da análise ergonômica da atividade, como suporte para a vigilância e intervenção. Abordagens complementares: Análise Coletiva do Trabalho e Clínica da atividade. Reprojeto da situação de trabalho e intervenção formativa (Laboratório de Mudanças). Estudos de casos. Exercícios práticos de análise dos ambientes e processos de trabalho. Apresentação e discussão das observações e intervenções realizadas pelos alunos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ofertada interunidades: USP, UNESP, UFSCar e UFPI, e será ministrada de forma remota. Ela terá carga horária de 45 horas, em que serão 30 horas de aulas teóricas – Síncronas de 3h cada (Sextas-feiras, 09h – 12h); e também 15 horas de estudo e trabalho prático (assíncronas).
As aulas iniciarão dia 28 de março de 2025, e os conteúdos propostos serão trabalhados por meio de aulas expositiva dialogadas, discussões de casos, análise e recomendação de textos técnicos, vídeos documentários e artigos científicos.
Como se trata de uma disciplina interunidades, o número de vagas será limitado. Como critério de seleção, o professor responsável pela disciplina na UFPI realizará previamente uma entrevista com os alunos que pretendem se matricular.
Serão utilizados ambientes virtuais como turma virtual no SIGAA, Google Classroom (disponibilização de materiais e entrega de trabalhos) e Google Meet (para encontros síncronos), como também com o auxílio de materiais digitais como vídeos documentários, textos e artigos científicos.
É obrigatório que, para participação da disciplina, a(o) discente disponha de computador, câmera, microfone e internet compatíveis com a disciplina, garantindo o melhor aproveitamento possível da disciplina.
O controle será realizado via Microsoft Excel por uma bolsista de apoio, durante a primeira e última hora da aula. O nome e e-mail da bolsista será informado aos discentes no início da disciplina, para garantir a retirada de eventuais dúvidas e justificativas.
As interações entre alunas(os) e professoras(es) se dará durante os horários de aula síncronas, por mural do Google Classroom e, por e-mail, quando necessário.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela frequência, participação nas discussões em sala de aula, fichamento de artigos, seminários e elaboração de trabalho prático de estudo de caso.
O trabalho prático será realizado em grupo, com foco em uma situação de trabalho real, preferencialmente relacionados ao objeto da pesquisa ou atuação profissional da(os) discentes. No último dia da disciplina haverá um seminário final, para apresentação dos estudos de caso. Além disso, dever ser realizada, pelo grupo, uma redação narrativa (até 15 páginas), que deverá ser entregue 7 dias após o término da disciplina.
Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.
OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/03/2025
28/03/2025
Apresentação da disciplina e conceitos iniciais
04/04/2025
04/04/2025
­Organização Social do Trabalho: novas formas de trabalho
11/04/2025
11/04/2025
­Intervenção ergonômica
18/04/2025
18/04/2025
FERIADO
19/04/2025
19/04/2025
Elaboração dos trabalhos
25/04/2025
25/04/2025
­Análise ergonômica I: fundamentos
02/05/2025
02/05/2025
Elaboração dos trabalhos
09/05/2025
09/05/2025
Análise ergonômica II: reflexões sobre o método AET
16/05/2025
16/05/2025
­Ergonomia de concepção e desenvolvimento do trabalho
17/05/2025
17/05/2025
Elaboração dos trabalhos
23/05/2025
23/05/2025
­Ergonomia na análise e prevenção de acidentes
30/05/2025
30/05/2025
­Trabalho e sofrimento mental
06/06/2025
06/06/2025
­Apresentação dos trabalhos em grupos (Seminários 1, 2 e 3)
13/06/2025
13/06/2025
Apresentação dos trabalhos em grupos (Seminários 4 e 5)
14/06/2025
14/06/2025
Elaboração dos trabalhos
21/06/2025
21/06/2025
­Entrega do Trabalho escrito
Avaliações
Data Descrição
30/05/2025 1ª Avaliação
06/06/2025 2ª Avaliação
20/06/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 02:34