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MPF001 - FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Aula 1. Apresentação da disciplina de Filosofia do ensino de Filosofia, proposta, avaliações, textos, objetivos, exercícios e leituras. Introdução “O que é o Prof- Filo?”. Pesquisa e Escritura Filosófica. Leitura: “A assinatura filosófica do ensino de filosofia: problemas, paradoxos e profanação” (texto disponibilizado na aula). (14/03/2025 - 14/03/2025)
   Plano de disciplina Filosofia do ensino de Filosofia 
Aula 2. Sobre a infância: Paideia, Bildung e Abertura KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 25- 60; 61-96. (21/03/2025 - 21/03/2025)
Aula 3. Sobre a experiência e o ensino AGAMBEN, G. Infância e História. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 21-78. LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002. (28/03/2025 - 28/03/2025)
Aula 4. Sobre aulas, afetos e potência DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018 (Excertos) KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: Educação, São Paulo: Segmento, v. 6, p. 48-57, 2007. TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. PETERS, Michael. (2002). Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito. In: CORAZZA, Sandra M.; TADEU, Tomaz. (Org.) (2002) Dossiê Gilles Deleuze. Educacao & Realidade. Porto Alegre: Faced/UFRGS, vol. 27, n.2, p. 77-87, jul./dez. 2002. (04/04/2025 - 04/04/2025)
Aula 5. Liberdade e Emancipação? ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 29- 75; 97-168. MAAR, Wolfgang Leo. “Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt”. In: PUCCI, Bruno (Org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 59- 82. KANT, I. Sobre a pedagogia (várias edições) (11/04/2025 - 11/04/2025)
Semana Santa - feriado (18/04/2025 - 18/04/2025)
Aula 6. Disciplina, corpos dóceis e governabilidade FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. (Introdução e cap. 1). SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 9-105. NOGUERA-RAMIREZ. Pedagogia e Governamentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 34-56;131-200 (25/04/2025 - 25/04/2025)
Não haverá aula (02/05/2025 - 02/05/2025)
Aula 7. Sobre o ofício de professor/professora LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 21-37; 181-260. GALLO, Silvio. “O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica”. In: KOHAN, W.O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 207- 216. RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 17-38; 141- 190. (09/05/2025 - 09/05/2025)
Aula 8. Sobre a leitura: uma fenomenologia da leitura LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. “Sobre a lição” p. 139-146. RIBEIRO, A. Uma escrita acadêmica outra. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 17-30; 58- 67. KOHAN, W. XAVIER, I. AbeCedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (16/05/2025 - 16/05/2025)
Aula 9. A forma do ensaio e o ensino de filosofia ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003. MENEGHETTI, Francis K. O que é um Ensaio-Teórico? In: RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, Mar./Abr. 2011. (23/05/2025 - 23/05/2025)
Aula 10. A discussão sobre método AGAMBEN, G. Signatura rerum. Sobre o Método. Tradução de Andrea Santurbano e Patrícia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2019. (Cap. 1 e 3) (30/05/2025 - 30/05/2025)
Aula 11. Genealogia e o ensino de filosofia FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia e a História. In: Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979. (06/06/2025 - 06/06/2025)
Aula 12. Escola e a razão neoliberal DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 13-70; 321-376. DARDOT, P.; LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 27- 87. (13/06/2025 - 13/06/2025)
Aula 13. Apresentação dos Memoriais I (20/06/2025 - 20/06/2025)
Aula 14. Apresentação dos Memoriais II (27/06/2025 - 27/06/2025)
Aula 15. Apresentação dos Memoriais III (04/07/2025 - 04/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
14 21 28
1 2025100**** 0 0 0 0
2 2025100**** 0 4 0 4
3 2025100**** 0 0 0 0
4 2025100**** 0 0 0 0
5 2025100**** 0 0 0 0
6 2025100**** 0 0 0 0
7 2025100**** 0 0 0 0
8 2025100**** 0 0 0 0
9 2025100**** 4 4 4 12
10 2025100**** 0 0 0 0
11 2025100**** 0 0 0 0
12 2025100**** 0 0 0 0
13 2025100**** 0 0 0 0
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16 2025100**** 0 0 0 0
Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa. O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia,<br />explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia. Investigar-se-á o<br />ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica, refletindo sobre os<br />pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos: os diferentes significados do ensinar e<br />do aprender Filosofia; as correlações entre as concepções de Filosofia e as metodologias de<br />ensino; a radicalidade do perguntar filosófico; o ensino de filosofia como intervenção<br />filosófica.<br />Metodologia. As aulas serão desenvolvidas a partir dos problemas e textos indicados<br />abaixo. É necessária a leitura prévia dos textos e a discussão em sala de aula. Aulas<br />expositivas com utilização de multimídia. Trabalhos em grupos com objetivo de socializar<br />os conhecimentos e exercitar a argumentação. Estimular a escrita como elemento<br />constitutivo da produção e expressão do conhecimento. Seminário de leituras e análise de<br />textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação. O corpo discente será avaliado quanto ao desempenho nos seguintes aspectos:<br />(i) capacidade de relacionar teoria e prática na realização dos exercícios (e dos projetos<br />individuais); (ii) capacidade de argumentação e sistematização de ideias e técnicas; (iii)<br />participação e interesse nas atividades, bem como assertividade, assiduidade e pontualidade;<br />(iv) elaboração de papers e seminários; (v) 3 avaliações: elaboração de memorial e<br />exposição de trabalho de pesquisa autoral.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2025
14/03/2025
Aula 1. Apresentação da disciplina de Filosofia do ensino de Filosofia, proposta, avaliações, textos, objetivos, exercícios e leituras. Introdução “O que é o Prof- Filo?”. Pesquisa e Escritura Filosófica. Leitura: “A assinatura filosófica do ensino de filosofia: problemas, paradoxos e profanação” (texto disponibilizado na aula).
21/03/2025
21/03/2025
Aula 2. Sobre a infância: Paideia, Bildung e Abertura KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 25- 60; 61-96.
28/03/2025
28/03/2025
Aula 3. Sobre a experiência e o ensino AGAMBEN, G. Infância e História. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 21-78. LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002.
04/04/2025
04/04/2025
Aula 4. Sobre aulas, afetos e potência DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018 (Excertos) KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: Educação, São Paulo: Segmento, v. 6, p. 48-57, 2007. TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. PETERS, Michael. (2002). Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito. In: CORAZZA, Sandra M.; TADEU, Tomaz. (Org.) (2002) Dossiê Gilles Deleuze. Educacao & Realidade. Porto Alegre: Faced/UFRGS, vol. 27, n.2, p. 77-87, jul./dez. 2002.
11/04/2025
11/04/2025
Aula 5. Liberdade e Emancipação? ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 29- 75; 97-168. MAAR, Wolfgang Leo. “Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt”. In: PUCCI, Bruno (Org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 59- 82. KANT, I. Sobre a pedagogia (várias edições)
18/04/2025
18/04/2025
Semana Santa - feriado
25/04/2025
25/04/2025
Aula 6. Disciplina, corpos dóceis e governabilidade FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. (Introdução e cap. 1). SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 9-105. NOGUERA-RAMIREZ. Pedagogia e Governamentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 34-56;131-200
02/05/2025
02/05/2025
Não haverá aula
09/05/2025
09/05/2025
Aula 7. Sobre o ofício de professor/professora LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 21-37; 181-260. GALLO, Silvio. “O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica”. In: KOHAN, W.O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 207- 216. RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 17-38; 141- 190.
16/05/2025
16/05/2025
Aula 8. Sobre a leitura: uma fenomenologia da leitura LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. “Sobre a lição” p. 139-146. RIBEIRO, A. Uma escrita acadêmica outra. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 17-30; 58- 67. KOHAN, W. XAVIER, I. AbeCedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
23/05/2025
23/05/2025
Aula 9. A forma do ensaio e o ensino de filosofia ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003. MENEGHETTI, Francis K. O que é um Ensaio-Teórico? In: RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, Mar./Abr. 2011.
30/05/2025
30/05/2025
Aula 10. A discussão sobre método AGAMBEN, G. Signatura rerum. Sobre o Método. Tradução de Andrea Santurbano e Patrícia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2019. (Cap. 1 e 3)
06/06/2025
06/06/2025
Aula 11. Genealogia e o ensino de filosofia FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia e a História. In: Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
13/06/2025
13/06/2025
Aula 12. Escola e a razão neoliberal DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 13-70; 321-376. DARDOT, P.; LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 27- 87.
20/06/2025
20/06/2025
Aula 13. Apresentação dos Memoriais I
27/06/2025
27/06/2025
Aula 14. Apresentação dos Memoriais II
04/07/2025
04/07/2025
Aula 15. Apresentação dos Memoriais III
Avaliações
Data Descrição
25/04/2025 1ª Avaliação
20/06/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Link para o grupo de whatsapp da turma de Filosofia do Ensino de Filosofia 14/03/2025

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