14/03/2025
|
14/03/2025
|
Aula 1. Apresentação da disciplina de Filosofia do ensino de Filosofia, proposta, avaliações, textos, objetivos, exercícios e leituras. Introdução O que é o Prof- Filo?. Pesquisa e Escritura Filosófica. Leitura: A assinatura filosófica do ensino de filosofia: problemas, paradoxos e profanação (texto disponibilizado na aula).
|
21/03/2025
|
21/03/2025
|
Aula 2. Sobre a infância: Paideia, Bildung e Abertura KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 25- 60; 61-96.
|
28/03/2025
|
28/03/2025
|
Aula 3. Sobre a experiência e o ensino AGAMBEN, G. Infância e História. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 21-78. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002.
|
04/04/2025
|
04/04/2025
|
Aula 4. Sobre aulas, afetos e potência DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018 (Excertos) KOHAN, Walter Omar. O que pode um professor? In: Educação, São Paulo: Segmento, v. 6, p. 48-57, 2007. TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002. PETERS, Michael. (2002). Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito. In: CORAZZA, Sandra M.; TADEU, Tomaz. (Org.) (2002) Dossiê Gilles Deleuze. Educacao & Realidade. Porto Alegre: Faced/UFRGS, vol. 27, n.2, p. 77-87, jul./dez. 2002.
|
11/04/2025
|
11/04/2025
|
Aula 5. Liberdade e Emancipação? ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 29- 75; 97-168. MAAR, Wolfgang Leo. Educação crítica, formação cultural e emancipação política na Escola de Frankfurt. In: PUCCI, Bruno (Org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na escola de Frankfurt. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994, p. 59- 82. KANT, I. Sobre a pedagogia (várias edições)
|
18/04/2025
|
18/04/2025
|
Semana Santa - feriado
|
25/04/2025
|
25/04/2025
|
Aula 6. Disciplina, corpos dóceis e governabilidade FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. (Introdução e cap. 1). SIBILIA, P. Redes ou Paredes. A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p. 9-105. NOGUERA-RAMIREZ. Pedagogia e Governamentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 34-56;131-200
|
02/05/2025
|
02/05/2025
|
Não haverá aula
|
09/05/2025
|
09/05/2025
|
Aula 7. Sobre o ofício de professor/professora LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 21-37; 181-260. GALLO, Silvio. O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica. In: KOHAN, W.O. (Org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 207- 216. RANCIÈRE, J. O Mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 17-38; 141- 190.
|
16/05/2025
|
16/05/2025
|
Aula 8. Sobre a leitura: uma fenomenologia da leitura LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana. Sobre a lição p. 139-146. RIBEIRO, A. Uma escrita acadêmica outra. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016, p. 17-30; 58- 67. KOHAN, W. XAVIER, I. AbeCedário de criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
|
23/05/2025
|
23/05/2025
|
Aula 9. A forma do ensaio e o ensino de filosofia ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003. MENEGHETTI, Francis K. O que é um Ensaio-Teórico? In: RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, Mar./Abr. 2011.
|
30/05/2025
|
30/05/2025
|
Aula 10. A discussão sobre método AGAMBEN, G. Signatura rerum. Sobre o Método. Tradução de Andrea Santurbano e Patrícia Peterle. São Paulo: Boitempo, 2019. (Cap. 1 e 3)
|
06/06/2025
|
06/06/2025
|
Aula 11. Genealogia e o ensino de filosofia FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia e a História. In: Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
|
13/06/2025
|
13/06/2025
|
Aula 12. Escola e a razão neoliberal DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 13-70; 321-376. DARDOT, P.; LAVAL, C. A escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 27- 87.
|
20/06/2025
|
20/06/2025
|
Aula 13. Apresentação dos Memoriais I
|
27/06/2025
|
27/06/2025
|
Aula 14. Apresentação dos Memoriais II
|
04/07/2025
|
04/07/2025
|
Aula 15. Apresentação dos Memoriais III
|