| Metodologia: |
Metodologia participativa e dialógica na construção do conhecimento, discussão e reflexão sobre redação científica. A disciplina utilizará distintas estratégias pedagógicas ou educacionais, tais como: miniexposições, trabalhos em grupo, construção de painel, vídeos, e estudos dirigidos.
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| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação proposta será formativa e somativa, contínua e sistemática, considerando o registro de frequência, assiduidade, pontualidade, participação nas atividades propostas, e produtos gerados na disciplina, conforme detalhado a seguir. Considerar-se-á a autoavaliação na avaliação da aprendizagem. A disciplina será avaliada pelos doutorandos e facilitadores (as). Detalhamento do processo avaliativo: 1. Atividade em pequenos grupos sobre integridade em pesquisa e padrões de escrita científica (2,0 pontos) 2. Atividade da análise de resumo de tese (3,0 pontos) 3. Atividade de construção do painel (3,0 pontos) 4. Participação nas atividades (1,0 ponto - 0,25 por turno) Autoavaliação (1,0 ponto)
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| Bibliografia:
| COSTA, I. C. P.; NASCIMENTO, M. C. do; TREVISO, P.; CHINI, L. T.; ROZA, B. de A.; BARBOSA, S. D. F. F.; et al. Using the Chat Generative Pre-trained Transformer in academic writing in health: a scoping review. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet], v. 32, e4194, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.7133.4194. Acesso em: 19 fev. 2025. ECO, U. Como se faz uma tese. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2020. OBOKATA, H., WAKAYAMA, T., SASAI, Y., KOJIMA, K., VACANTI, M. P., NIWA, H., YAMATO, M., & VACANTI, C. A. (2014). Retraction: Stimulus-triggered fate conversion of somatic cells into pluripotency. Nature, 511(7507), 112. DOI: 10.1038/nature13598 SANTOS-DAMORIM, K.; MELO, R. R. de; CORREIA, A. E. G. C.; MIRANDA, M.; SILVEIRA, M. A. A. da. Retratados e ainda citados: perfil de citações pós-retratação em artigos de pesquisadores brasileiros. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 125494, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.125494. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125494. Acesso em: 22 fev. 2025 THE EDITORS of The Lancet. (2010). RetractionIleal-lymphoid-nodular hyperplasia, non-specific colitis, and pervasive developmental disorder in children. The Lancet, 375(9713), 445. DOI: 10.1016/S0140-6736(10)60175-4 VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. RECIIS Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde. 2015 jan-mar; 9(1) | [e-ISSN 1981-6278
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