Metodologia: |
O Curso de Doutorado parte da premissa de que podemos aprender com a experiência, posto que somos capazes de compreender os sentidos do vivido. Ancorados na problematização e, por meio, de metodologias ativas, na disciplina são utilizadas as seguintes estratégias educacionais: Avaliação Diagnóstica, Webconferência, Simulação realística, Tempestade de ideias, Roda de Conversa, Caso-Análise, Miniexposição, Circuitos, Vídeos, Leitura e elaboração de textos reflexivos, Mapa mental e Elaboração de Produtos Técnico e Tecnológico. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Simulação Realística: 1,5 ponto (Anexo E) Caso Análise: 1,0 ponto (Anexo B) Produto Técnico Tecnológico: 3,0 pontos (Anexo D) Circuito: 1,0 ponto (Anexo C) Planejamento da avaliação com feedback: 1,5 ponto Participação: 1,0 ponto Autoavaliação: 1,0 ponto (Anexo A) |
Bibliografia:
| AGUIAR, J.G; CORREIA, P.R.M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.2, p.141-147, 2013. ALMEIDA-FILHO, N. Ensino superior e os serviços de saúde no Brasil. The Lancet Série Saúde no Brasil., v.1, p.6-7, 2011. CASTILLO ARREDONDO, S., CABRERIZO DIAGO, J. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009. CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 16, p. 161-77, 2005. DÁVILA, C. Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico. Salvador: EDUFBA, 2021. 125 p. DÁVILA, C. Razão e sensibilidade na docência universitária. Em Aberto, v. 29, n. 97, p. 103-118, 2016. DE BLASIS, E. (org); TILGER, M.; LONGATO, S. Avaliação Educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2014. DE BLASIS, E.; FALSARELLA, A. M.; ALAVARSE, O. M.; GUEDES, P. M. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013. DIAS, H. et al. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1613-1624, 2013. DÍAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. FRANÇA, T. et al. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde Debate, v. 42, número especial 2, p. 286-301, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018. 144p. FRENK, J. et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet v. 376, n. 9756, p. 19231958, 2010 GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013. |