-

PPGSF040 - ESTUDO AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (11/03/2025 - 11/03/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (18/03/2025 - 18/03/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (25/03/2025 - 25/03/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (01/04/2025 - 01/04/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (08/04/2025 - 08/04/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (15/04/2025 - 15/04/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. (22/04/2025 - 22/04/2025)
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. (29/04/2025 - 29/04/2025)
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. (06/05/2025 - 06/05/2025)
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. (13/05/2025 - 13/05/2025)
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. (20/05/2025 - 20/05/2025)
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. (27/05/2025 - 27/05/2025)
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. (03/06/2025 - 03/06/2025)
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
Aprendizagem no ensino na saúde. (10/06/2025 - 10/06/2025)
Aprendizagem no ensino na saúde.
Aprendizagem no ensino na saúde. (17/06/2025 - 17/06/2025)
Aprendizagem no ensino na saúde.
Aprendizagem no ensino na saúde. (24/06/2025 - 24/06/2025)
Aprendizagem no ensino na saúde.
Aprendizagem no ensino na saúde. (01/07/2025 - 01/07/2025)
Aprendizagem no ensino na saúde.
Aprendizagem no ensino na saúde. (08/07/2025 - 08/07/2025)
Aprendizagem no ensino na saúde.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
4 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2024101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024101**** 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
4 2024101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
5 2024101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2024101**** 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde. Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem. Aprendizagem no ensino na saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O Curso de Doutorado parte da premissa de que podemos aprender com a experiência, posto que somos capazes de compreender os sentidos do vivido. Ancorados na problematização e, por meio, de metodologias ativas, na disciplina são utilizadas as seguintes estratégias educacionais: Avaliação Diagnóstica, Webconferência, Simulação realística, Tempestade de ideias, Roda de Conversa, Caso-Análise, Miniexposição, Circuitos, Vídeos, Leitura e elaboração de textos reflexivos, Mapa mental e Elaboração de Produtos Técnico e Tecnológico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Simulação Realística: 1,5 ponto (Anexo E)
Caso Análise: 1,0 ponto (Anexo B)
Produto Técnico Tecnológico: 3,0 pontos (Anexo D)
Circuito: 1,0 ponto (Anexo C)
Planejamento da avaliação com feedback: 1,5 ponto
Participação: 1,0 ponto
Autoavaliação: 1,0 ponto (Anexo A)
Horário de atendimento:
Bibliografia: AGUIAR, J.G; CORREIA, P.R.M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.2, p.141-147, 2013.
ALMEIDA-FILHO, N. Ensino superior e os serviços de saúde no Brasil. The Lancet – Série Saúde no Brasil., v.1, p.6-7, 2011.
CASTILLO ARREDONDO, S., CABRERIZO DIAGO, J. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 16, p. 161-77, 2005.
D’ÁVILA, C. Métodos e técnicas de ensino e aprendizagem para a Educação Superior: cardápio pedagógico. Salvador: EDUFBA, 2021. 125 p.
D’ÁVILA, C. Razão e sensibilidade na docência universitária. Em Aberto, v. 29, n. 97, p. 103-118, 2016.
DE BLASIS, E. (org); TILGER, M.; LONGATO, S. Avaliação Educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2014.
DE BLASIS, E.; FALSARELLA, A. M.; ALAVARSE, O. M.; GUEDES, P. M. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas – perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013.
DIAS, H. et al. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1613-1624, 2013.
DÍAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
FRANÇA, T. et al. PET-Saúde/GraduaSUS: retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. Saúde Debate, v. 42, número especial 2, p. 286-301, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018. 144p.
FRENK, J. et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet v. 376, n. 9756, p. 1923–1958, 2010
GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2025
11/03/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
18/03/2025
18/03/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
25/03/2025
25/03/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
01/04/2025
01/04/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
08/04/2025
08/04/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
15/04/2025
15/04/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
22/04/2025
22/04/2025
Estudo critico a luz das teorias da educação para o ensino na saúde. Teorias e práticas pedagógicas presentes na formação dos profissionais de saúde.
29/04/2025
29/04/2025
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
06/05/2025
06/05/2025
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
13/05/2025
13/05/2025
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
20/05/2025
20/05/2025
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
27/05/2025
27/05/2025
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
03/06/2025
03/06/2025
Metodologia ativas de aprendizagem e suas implicações sociais na aprendizagem.
10/06/2025
10/06/2025
Aprendizagem no ensino na saúde.
17/06/2025
17/06/2025
Aprendizagem no ensino na saúde.
24/06/2025
24/06/2025
Aprendizagem no ensino na saúde.
01/07/2025
01/07/2025
Aprendizagem no ensino na saúde.
08/07/2025
08/07/2025
Aprendizagem no ensino na saúde.
Avaliações
Data Descrição
29/05/2025 1ª Avaliação
12/06/2025 2ª Avaliação
13/06/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Boas Vindas 28/05/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 23:51