-

CTT/UFPI105 - CONSTRUÇÃO DE REDES COMUNITÁRIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
AULA INTRODUTÓRIA (19/02/2025 - 19/02/2025)

• Dinâmica de Apresentação;

• Apresentação do Plano de disciplina e cronograma de aulas;

• Introdução dos principais conceitos da disciplina;

   PLANO DE DISCIPLINA 
  Slides 
  Slides 
Redes comunitárias (26/02/2025 - 26/02/2025)

• O que são redes comunitárias e qual sua importância para a promoção da saúde?

- Definição de redes comunitárias e seus elementos essenciais

- Diferença entre rede formal e informal

- Exemplos de redes comunitárias no Brasil

• Dinâmica: “Mapa de Conexões” Os alunos desenham um mapa da comunidade destacando os serviços de saúde, ONGs, igrejas e outros atores importantes.

FERIADO CARNAVAL (05/03/2025 - 05/03/2025)
Mapeamento da comunidade (12/03/2025 - 12/03/2025)

• Mapeamento da comunidade: Identificação de atores e instituições. - O que é e como realizar um mapeamento comunitário - Identificação de lideranças comunitárias e instituições estratégicas - Técnicas de observação participativa

PROMOÇÃO À SAÚDE (19/03/2025 - 19/03/2025)

• Fundamentos e Estratégias de Promoção da Saúde no SUS

- Diferença entre prevenção e promoção da saúde

- Carta de Ottawa (1986) e princípios da Promoção da Saúde

- Determinantes sociais da saúde

- Programas do SUS voltados à Promoção da Saúde

- Territorialização e vínculo comunitário

- O papel do ACS na promoção da saúde

Aula Extra - Revisão (25/03/2025 - 25/03/2025)
Substituição professora Concita
AVALIAÇÃO TEÓRICA I (26/03/2025 - 26/03/2025)
Aula ministrada pela prof Concita (02/04/2025 - 02/04/2025)
MOBILIZAÇÃO SOCIAL (09/04/2025 - 09/04/2025)

• Estratégias para mobilização da comunidade e participação ativa. - O que é mobilização social e como aplicá-la - Métodos de engajamento comunitário - Estratégias para envolver diferentes grupos sociais

Jogo dos Perfis

CONSELHOS DE SAÚDE (16/04/2025 - 16/04/2025)


• Conselhos de saúde e controle social: Como funcionam e como fortalecer?

- Estrutura e funcionamento dos Conselhos de Saúde

- O papel do ACS na participação social

- Como incentivar a participação popular nos conselhos

 

ESCUTA QUALIFICADA E PARCERIAS INTERSETORIAIS (23/04/2025 - 23/04/2025)

• Métodos de escuta qualificada e levantamento de necessidades da comunidade.

- Como realizar escuta qualificada

- Ferramentas para diagnóstico comunitário

- Construção de vínculos e confiança

• Identificação e fortalecimento de parcerias intersetoriais Conteúdos:

- O que são parcerias intersetoriais?

- Como ACS pode estabelecer conexões estratégicas?

- Exemplos de parcerias bem-sucedidas

• Dinâmica: “Entrevista Comunitária” - Planejamento Os alunos fazem simulações de entrevistas, praticando a escuta ativa e empatia com diferentes personalidades da comunidade

AVALIAÇÃO TEÓRICA II (30/04/2025 - 30/04/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR Total
19 26 12 19 25 26 09 16 23
1 2025300**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
2 2025300**** 2 2 2 0 0 0 2 2 2 12
3 2025300**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
4 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
5 2025300**** 2 2 2 2 0 0 0 2 0 10
6 2025300**** 2 2 2 2 0 0 0 0 2 10
7 2025300**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 6
8 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2025300**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 6
10 2025300**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 4
11 2025300**** 2 2 2 2 2 2 0 2 0 14
12 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2025300**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 8
14 2025300**** 2 2 2 0 2 0 0 2 2 12
15 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
16 2025300**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
17 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
18 2025300**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
19 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
20 2025300**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
21 2025300**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
22 2025300**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 4
23 2025300**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 6
24 2025300**** 2 2 2 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025300**** 9,4 0 MATRICULADO
2 2025300**** 9,8 0 MATRICULADO
3 2025300**** 9,0 0 MATRICULADO
4 2025300**** 9,0 0 MATRICULADO
5 2025300**** 9,2 0 MATRICULADO
6 2025300**** 10,0 0 MATRICULADO
7 2025300**** 0,0 0 MATRICULADO
8 2025300**** 9,6 0 MATRICULADO
9 2025300**** 0,0 0 MATRICULADO
10 2025300**** 9,6 0 MATRICULADO
11 2025300**** 9,3 0 MATRICULADO
12 2025300**** 0,0 0 MATRICULADO
13 2025300**** 9,0 0 MATRICULADO
14 2025300**** 9,6 0 MATRICULADO
15 2025300**** 8,2 0 MATRICULADO
16 2025300**** 10,0 0 MATRICULADO
17 2025300**** 8,2 0 MATRICULADO
18 2025300**** 9,8 0 MATRICULADO
19 2025300**** 9,4 0 MATRICULADO
20 2025300**** 9,2 0 MATRICULADO
21 2025300**** 9,3 0 MATRICULADO
22 2025300**** 10,0 0 MATRICULADO
23 2025300**** 0,0 0 MATRICULADO
24 2025300**** 9,5 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Redes de atenção à saúde; Redes sociais; Conselho gestor; Controle social; Promoção da Saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina foi estruturada com base em metodologias ativas, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A abordagem utilizada valoriza a construção coletiva do conhecimento, estimulando a reflexão crítica e a contextualização prática dos conteúdos. A troca de saberes entre alunos e professor é incentivada por meio de atividades interativas, dinâmicas de grupo e discussões orientadas, favorecendo a aprendizagem colaborativa. Além disso, estratégias lúdicas e vivências práticas foram incorporadas para tornar o aprendizado mais significativo e aproximar os alunos da realidade do trabalho do Agente Comunitário de Saúde.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • A avaliação da aprendizagem, parte integrante do processo ensino-aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a frequência e aproveitamento das avaliações escritas e práticas (quando for o caso). Desta forma, o aluno será avaliado consoante a regimento interno do CTT que regulamenta a verificação do rendimento nos cursos técnicos em enfermagem, considerando no mínimo três notas individuais;
• Valoração da assiduidade e responsabilidade do aluno e participação do mesmo nas aulas. Atividades em grupo também serão contabilizadas, quando oportunas.
• A média aprovativa do curso é ≥ a 6,0 e 75% de frequência;
• Os alunos devem ter média igual ou superior a 4,0 para ter direto a fazer recuperação e/ou prova final;
• As 04 avaliações, equivalerão a 10 (dez) pontos, cada uma;
• Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.

OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à coordenação do curso
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICAS:
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde. Brasília: CONASS, 2015. 127 p. Disponível em: <http://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/A-Atencao-Primaria-e-as-Redes-de-Atencao-a-Saude.pdf>. Acesso em: 13 de set de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gestão do SUS. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-do-sus>. Acesso em: 15 de set de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselhos de saúde: a responsabilidade do controle social democrático do SUS / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
LIMA, S. C.; SANTOS, F. O. Promoção da saúde e redes comunitárias para a construção de territórios saudáveis. 1 ed. Uberlândia: UFU, 2018.
COMPLEMENTARES:
BRASIL. Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Manual do(a) gestor(a) Municipal do SUS: diálogos no cotidiano. 2 ed. Brasília: CONASEMS, 2021. 440 p. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/02/manual_do_gestor_2021_F02-1.pdf. Acesso em 13 de set de 2021.
MAGALHÃES, R. Governança, redes sociais e promoção da saúde: reconfigurando práticas e institucionalidades. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 23, n. 10, p. 3143-3150, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.15872018>. Acesso em 17 de setembro de 2021.
PINTO, M. B.; SILVA, K. L. Health promotion in theterritory: strengthsandchallengesof local projects. Escola Anna Nery [online], v. 23, n. 1, e20180282, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0282>. Acesso em 17 de setembro de 2021.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/02/2025
19/02/2025
AULA INTRODUTÓRIA
26/02/2025
26/02/2025
Redes comunitárias
05/03/2025
05/03/2025
FERIADO CARNAVAL
12/03/2025
12/03/2025
Mapeamento da comunidade
19/03/2025
19/03/2025
PROMOÇÃO À SAÚDE
25/03/2025
25/03/2025
Aula Extra - Revisão
26/03/2025
26/03/2025
AVALIAÇÃO TEÓRICA I
02/04/2025
02/04/2025
Aula ministrada pela prof Concita
09/04/2025
09/04/2025
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
16/04/2025
16/04/2025
CONSELHOS DE SAÚDE
23/04/2025
23/04/2025
ESCUTA QUALIFICADA E PARCERIAS INTERSETORIAIS
30/04/2025
30/04/2025
AVALIAÇÃO TEÓRICA II
07/05/2025
07/05/2025
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
14/05/2025
14/05/2025
AÇÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE
21/05/2025
21/05/2025
Dinâmica: ?Faz de Conta? - Execução
28/05/2025
28/05/2025
CONSOLIDAÇÃO
04/06/2025
04/06/2025
AVALIAÇÃO TEÓRICA III
Avaliações
Data Descrição
26/03/2025 1ª Avaliação
30/04/2025 2ª Avaliação
04/06/2025 3ª Avaliação
13/06/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
BOAS VINDAS 17/02/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1297 11/05/2025 21:20