-

PPGGEO059 - SEMINÁRIO DE TEMAS ESPECÍFICOS - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (11/03/2025 - 11/03/2025)

1.1.  Marco epistemológico e pressupostos teóricos da TAS

-Leitura e discussão do Plano de Ensino

-Considerações introdutórias sobre a disciplina

-Orientações sobre a Ativididade 1

              

   Plano de Ensino 
Seminário de Temas Específicos
  Texto 01 - Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares 
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011, p. 13-179.
  Texto complementar Nº 01 – A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel 
PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal; FERRO, Maria da Glória Duarte. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 91-130. (Edição atualizada).
    
Inicia em 10/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 10/06/2025 às 18h 0
Aula 2 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (11/03/2025 - 11/03/2025)

1.1.  Marco epistemológico e pressupostos teóricos da TAS

Exposição dialogada: O que é afinal aprendizagem significativa?

Aula 3 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (11/03/2025 - 11/03/2025)

1.1.  Marco epistemológico e pressupostos teóricos da TAS

Roda de Diálogo:

-Linguagem e aprendizagem significativa

-Negociação de significados e aprendizagem significativa

Aula 4 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (11/03/2025 - 11/03/2025)

1.1.  Marco epistemológico e pressupostos teóricos da TAS

Roda de Diálogo:

- Organizadores prévios e Aprendizagem Significativa

- Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa

    
Inicia em 13/04/2025 às 8h 0 e finaliza em 10/06/2025 às 23h 59
Aula 5 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (11/03/2025 - 11/03/2025)

1      A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

1.3   Contribuições da TAS para a pesquisa e o ensino de Geografia

-Roda de Diálogo

-Análise de Dissertação e Tese

-Encaninhamentos para a unidade (A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Seminovich Vigotski)

  Textos Nº 02 e 03 – Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. 
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997 (Pensamento e Ação no Magistério).
  Texto Nº 05 – A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 7-90. (Psicologia e Pedagogia).
  Texto Nº 02 – Da revolução material à psicológica – as bases da psicologia comunista de Vygotski. 
TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008, p. 71-118.
  Texto Nº 04 – Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Histórico- 
ZANELLA, Andrea Vieira. Notas sobre a relação natureza e cultura. In: ZANELLA, Andrea Vieira. Psicologia Histórico-Cultural em foco: aproximações a alguns de seus fundamentos e conceitos. Florianópolis: Editora do Bosque/UFSC, 2020, p. 19-46.
Aula 6 - Unidade II: A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Seminovich Vigotski (17/06/2025 - 17/06/2025)

2.1.        Fundamentos epistemológicos e princípios teóricos da Psicologia Histórico-Cultural

2.2.        A Abordagem Histórico-Cultural e suas contribuições para a pesquisa e o ensino de Geografia

 

  Texto Nº 08 – Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar. 
MORAIS, Eliana Maria Barbosa. Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 75-91.
  Textos Nº 06 - 07 - 08 - 10 - 11 
Texto Nº 06 – A mediação simbólica dos meios visuais no ensino de Geografia: contribuições da teoria histórico-cultural. PIRES, Mateus Marchesan. A mediação simbólica dos meios visuais no ensino de Geografia: contribuições da teoria histórico-cultural. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 36-54. Texto Nº 07 – Ensino de Geografia com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: Reflexões acerca da mediação didática a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. QUEIROZ, Fabiana Rodrigues Oliveira. Ensino de Geografia com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: Reflexões acerca da mediação didática a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 273-294. Texto Nº 08 – Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar. MORAIS, Eliana Maria Barbosa. Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 75-91. Texto Nº 10 – Abordagem histórico-cultural: unicidade teórico-metodológica para o ensino de Geografia. MORAES, Ismael Donizete Cardoso de. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 131-150. Texto Nº 11 – Bairro-Vivência: encontrando crianças, desenhos e Lev Vigotski nas geografias de um bairro de Juiz de Fora-MG. NASCIMENTO, Carla Cristiane Nunes. Bairro-Vivência: encontrando crianças, desenhos e Lev Vigotski nas geografias de um bairro de Juiz de Fora-MG. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 251-271.
    
Inicia em 23/05/2025 às 8h 0 e finaliza em 30/06/2025 às 23h 59
    
Inicia em 17/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/07/2025 às 23h 59
Aula 7 - Unidade III: A Teoria Psicogenética de Henri Paul Hyancinthe Wallon (24/06/2025 - 24/06/2025)

Pressupostos epistemológicos e aportes teóricos da Psicogenética walloniana

 

  Texto Nº 12 – Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 11-98. (Educação e conhecimento).
  Texto Nº 13 – Espaço escolar e geografia dos afetos: paredes ou pontes atmosféricas? 
MORETI, Nicole Mieko Takada. Espaço escolar e geografia dos afetos: paredes ou pontes atmosféricas? In: In: Revista Geografia em Atos (GeoAtos online) - Afetos e emoções: abordagens teórico-metodológicas na análise do Espaço Geográfico - v. 05, n. 12, p.135-147, jul, 2019. DOI: 10.33416/geoatos. v5i12.6492.
  Texto Nº 14 – Cartografia afetiva: mapeamento do caminho de casa para escola com alunos do EJA 
BASTOS, Daniela Moreira. Cartografia afetiva: mapeamento do caminho de casa para escola com alunos do EJA. 8º Encontro Regional de Ensino de Geografia. Linguagens, formação docente e práticas educativas no ensino de geografia. Universidade Estadual de Campinas, 21, 22 e 23 de setembro de 2023.
  Texto Nº 15 – O elo entre a pessoa e o lugar: a afetividade, o sentimento de pertencimento e a memória dos moradores do povoado Baixão do Pará, município de Gonçalves Dias - MA 
SANTOS, Jackson Sousa dos; LIMA, Tiago Caminha de O elo entre a pessoa e o lugar: a afetividade, o sentimento de pertencimento e a memória dos moradores do povoado Baixão do Pará, município de Gonçalves Dias – MA. Geografia: Publicações Avulsas. Universidade Federal do Piauí, Teresina, v.2, n. 1, p. 274-291, jan./jun. 2020.
Aula 8 - Unidade III: A Teoria Psicogenética de Henri Paul Hyancinthe Wallon (01/07/2025 - 01/07/2025)

Pressupostos epistemológicos e aportes teóricos da Psicogenética walloniana

Aula 9 - Unidade III: A Teoria Psicogenética de Henri Paul Hyancinthe Wallon (08/07/2025 - 08/07/2025)

Pressupostos epistemológicos e aportes teóricos da Psicogenética walloniana

Aula 10 - Unidade III: A Teoria Psicogenética de Henri Paul Hyancinthe Wallon (08/07/2025 - 08/07/2025)

Pressupostos epistemológicos e aportes teóricos da Psicogenética walloniana

Aula 11 - Unidade III: A Teoria Psicogenética de Henri Paul Hyancinthe Wallon (08/07/2025 - 08/07/2025)

Principais contribuições da Teoria Psicogenética para a pesquisa e o ensino de Geografia

Aula 11 - Unidade III: A Teoria Psicogenética de Henri Paul Hyancinthe Wallon (08/07/2025 - 08/07/2025)

Principais contribuições da Teoria Psicogenética para a pesquisa e o ensino de Geografia

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
11 18 25 01 15 22 27 03 24
1 2025100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2025100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Confirmação de aula (11.03.2025) na sala de reunião do PPGGEO 11/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1353 16/07/2025 07:34