Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A metodologia adotada integra aulas teóricas e práticas, promovendo a compreensão crítica e vivenciada dos conteúdos de Educação Física. As aulas teóricas abordarão temas como saúde, corpo, esportes e cultura corporal por meio de debates, vídeos e leituras, enquanto as aulas práticas permitirão a vivência de modalidades como esportes coletivos, danças, lutas e atividades rítmicas. A proposta valoriza metodologias ativas, a participação dos alunos, o respeito às diferenças e a conexão entre conhecimento e experiência corporal, adaptando-se à realidade da turma e ao espaço disponível. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem será contínua, formativa e participativa, considerando a evolução dos alunos ao longo do processo. Serão utilizados diversos instrumentos, como a participação e o envolvimento nas aulas práticas, a realização de provas escritas com conteúdo teórico, apresentação de seminários e participação em grupos de discussão. Serão observados aspectos como interesse, cooperação, responsabilidade, respeito às regras e ao coletivo, além da capacidade de análise crítica e articulação entre teoria e prática. |
Horário de atendimento:
| 10:00 as 12:00 |
Bibliografia:
| BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. (Disponível em: ttps://www.gov.br/mec) BETTI, Mauro; ZULIANI, Lino Castellani Filho. Educação Física e Educação Escolar: uma abordagem crítico-superadora. São Paulo: Cortez, 2002.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. |