-

PPGCS023 - EPIDEMILOGIA CLÍNICA APLICADA À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do curso. O que é epidemiologia. Tipos de estudos epidemiológicos. (01/04/2025 - 01/04/2025)

Apresentação dos professores e alunos.

Objetivos e expectativas

História e importância da epidemiologia. Conceitos e aplicações da epidemiologia descritiva e analítica. Tipos de estudos epidemiológicos.

    
Inicia em 01/04/2025 às 20h 10 e finaliza em 03/04/2025 às 14h 10
   Aula 1 
  Artigo causalidade 
Artigo científico sobre o cigarro eletrônico como causa de câncer
  Hoffman_A description of the methods 
Artigo para o exercício
  Comments_ Julie A Quinlivan 
Leitura complementar dos exercícios
Medidas de frequência das doenças. Exercício tipos de estudo epidemiológicos. (03/04/2025 - 03/04/2025)

Exposição e efeito. Razão, índice, coeficiente. Prevalência. Incidência acumulada. Taxa de incidência. Padronização de taxas. Exercícios de fixação

    
Inicia em 03/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/04/2025 às 14h 10
    
Inicia em 03/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/04/2025 às 14h 10
Comparações entre frequências das doenças. Exercício medidas de frequências das doenças. (08/04/2025 - 08/04/2025)
Medidas de associação e relação causa-efeito. Acaso. Validade interna. Validade externa.
    
Inicia em 09/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/04/2025 às 14h 10
    
Inicia em 09/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/04/2025 às 14h 10
  Artigo Causalidade 
Artigo científico sobre a causalidade da microcefalia
  Causation and causality 
capítulo Dr. Rothman sobre causalidade
Vícios em epidemiologia. Exercício comparação entre frequências das doenças. (10/04/2025 - 10/04/2025)

Erro diferencial e não diferencial. Vícios x Confundidores. Vícios de seleção, de informação, de perda de acompanhamento, de aferição. Exercícios de fixação

  Aula 4: Vícios 
Aula do Prof. Carlos H N Costa
    
Inicia em 10/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/04/2025 às 14h 10
Confusão em epidemiologia. Exercício vícios em epidemiologia. (15/04/2025 - 15/04/2025)

Efeito modificador e efeito confundidor. Estimativa de efeito por estrato. Padronização de taxas. Homogeneidade. Análise estratificada. Análise . Exercícios de fixação

  A-critique-of-the-statistical-evidence-associating-estrogens-with-endometrial-cancer.pdf 
Leitura complementar sobre exemplo de confundidor citado em aula
    
Inicia em 16/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2025 às 14h 10
Testes de Hipóteses Exercício confusão em epidemiologia. (17/04/2025 - 17/04/2025)

Testes de hipótese. Significância estatística. Poder estatístico. Intervalo de confiança. Valor p. Hipótese nula e hipótese alternativa. Erro alfa e erro beta. Exercícios de fixação. Exercícios de fixação

  Exercício dirigido 
Exercício conduzido em sala dea aula. Não precisa enviar para correção
Estudos descritivos e analíticos. Estudos transversais. Exercícios teste de hipótese (22/04/2025 - 22/04/2025)

Diferenças entre estudos descritivos e analíticos. Estudos transversais. População. Amostra populacional. Prevalência.Prevalência relativa ou Razão de Prevalência. Excesso de prevalência. Exercícios de fixação

    
Inicia em 19/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 24/04/2025 às 14h 10
Estudos ecológicos. Exercício estudos transversais. Primeira Avaliação (24/04/2025 - 24/04/2025)

Estudos de correlação ecológica. Aplicabilidade, vantagens e limitações. Falácia ecológica: Primeira avaliação. Exercícios de fixação

    
Inicia em 25/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2025 às 14h 10
Estudos caso-controle. Exercício estudos de correlação ecológica. (29/04/2025 - 29/04/2025)

Estudos caso-controle prospectivos e retrospectivos. Casos e controles. Vantagens e desvantagens. Erros e confundidores. Interpretação. Exercícios de fixação

Primeira avaliação (06/05/2025 - 06/05/2025)

Avaliação escrita online. Entrega de exercícios

Estudos de coorte. Exercício estudos caso-controle. (08/05/2025 - 08/05/2025)

Estudos de coorte prospectivos e retrospectivos. Exposição e efeito. Vantagens e desvantagens. Erros e confundidores Interpretação. Exercícios de fixação

    
Inicia em 29/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/06/2025 às 14h 10
Estudos de intervenção. Exercício estudos de coorte. (13/05/2025 - 13/05/2025)
Ensaios clínicos. Randomização. Vícios de seleção, informação e avaliação. Interpretação. Exercícios de fixação

  Hoffman_descriptive 
Segundo artigo para o exercício
Investigação de surtos e epidemias. Exercício sobre testes diagnósticos e triagem. (15/05/2025 - 15/05/2025)

Investigação de surtos e epidemias.

Exercício sobre testes diagnósticos e triagem.

Testes diagnósticos e triagem. Exercício estudos de intervenção. (20/05/2025 - 20/05/2025)

Testes diagnósticos e triagem.

Exercício estudos de intervenção.

Revisão sistemática. Exercício investigação de surtos e epidemias. (22/05/2025 - 22/05/2025)

Revisão sistemática.

Exercício investigação de surtos e epidemias.

Mapa de evidências Exercício revisão sistemática. (27/05/2025 - 27/05/2025)

Mapa de evidências

Exercício revisão sistemática.

Avaliação Encerramento (29/05/2025 - 29/05/2025)

Avaliação envolvendo o conteúdo teórico e prático estudado

Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do conhecimento científico e Protocolo de pesquisa. Base biológica da pesquisa. Protocolo de pesquisa. Anormalidade. Aferição clínica. Objetivos da coleta e da análise de dados. Acurácia e Precisão. Reduzindo erros diferenciais e não diferenciais (viés, erro aleatório). Reduzindo a variabilidade intraobservador e interobservador. Teste Diagnóstico. Validação do resultado do teste. Acurácia do resultado do teste. Validação dos testes diagnósticos. Resultados falso-positivos e falso-negativos. Padrão Ouro. Validação dos testes diagnósticos. Medidas importantes do funcionamento do teste. Sensibilidade. Especificidade. Taxa de erro falso-positivo e falso-negativo. Valor preditivo positivo e negativo. Testando hipóteses. Pesquisa ou acompanhamento clínico. Viés ou acaso. Erro aleatório. Testando hipóteses. Principais conclusões sobre um experimento. Erro alfa e erro beta. Diferença verdadeira. Conclusão do teste estatístico. Erro alfa, “o valor p”. Significância de p. Desenhos de Pesquisa. Análise de dados epidemiológicos (Razão de medidas/correlação, Razão de prevalência, Risco relativo, Odds ratio). Epidemiologia clínica baseada em evidência. Embasando decisões. Tipos de manuscritos. Avaliação de manuscritos. Impacto da revistas científicas. Revistas e citações. “Ranking” das revistas científicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Carga horária: 30 horas de atividades teóricas e 15 horas de exercícios de fixação


Ementa:
Epidemiologia clínica, medidas de frequência de doenças, medidas do efeito medidas de associação, vícios e confundidores, tipos de estudos epidemiológicos, estudos transversais, estudos ecológicos, estudos caso-controle, estudos de coorte, triagem e diagnóstico, revisão sistemática, metanálise.

Links de acesso às aulas remotas:
Profa. Dorcas Lamounier: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/dorcas-lamounier-costa
Prof. Carlos Henrique: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/carlos-henrique-nery-costa

Justificativa
A compreensão dos princípios de epidemiologia é fundamental para o desenho correto de estudos observacionais e experimentais. Trata-se de ferramenta moderna indispensável para o planejamento de investigações científicas efetuadas além do laboratório.




Objetivos
Objetivo primário:
1. Introduzir os princípios da epidemiologia ao estudante ou profissional da área da saúde e demonstrar a sua aplicabilidade no campo da saúde.
Objetivos secundários:
1 Rever os conceitos epidemiológicos e de bioestatística necessários à compreensão da epidemiologia clínica analítica.
2. Fornecer visão dos conceitos necessários à interpretação crítica da literatura científica
3. Orientar a interpretação crítica de testes diagnósticos.
4. Fornecer os recursos mínimos necessários para o delineamento e execução de projeto científico apropriado para responder perguntas de pesquisa especificas sobre história natural, causalidade, prognóstico, diagnóstico, prevenção, tratamento e outras intervenções de prevenção e controle de doenças.



Estrutura do curso

O conteúdo programático constará de 45 horas-aula ministradas às terças e quintas-feiras de 14:00 às 18:00. A aula inicial será no dia 01 de abril de 2025.
A metodologia do curso envolverá processo híbrido de ensino e aprendizagem com atividades remotas síncronas para aulas teóricas e exercícios de fixação de conhecimento e encontros presenciais periódicos para revisão de conteúdo e discussão metodológica de artigos científicos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação
O processo de avaliação do aluno obedecerá à Resolução 189/07- CEPEX que Regulamenta a Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade Federal do Piauí (recomenda-se que os alunos conheçam plenamente o conteúdo da referida resolução).

O aluno poderá ser avaliado por duas formas distintas:
(a) Participação durante os encontros virtuais e exercícios.
(b) Avaliação à distância usando tecnologias digitais de informação, envolvendo os conteúdos teóricos e práticos abordados durante o curso.
(c) As avaliações estarão disponíveis na plataforma SIGAA das 7:00h às 23:00 dos dias programados.
(d) O banco será composto por 150 questões de múltipla escolha e 20 questões serão automaticamente randomizadas quando o aluno acessar o sistema. O aluno terá duas horas para enviar as respostas. Serão concedidas três oportunidades independentes de responder no mesmo dia e cada uma será novamente randomizada no banco de questões. Prevalecerá a maior nota das três tentativas.
(e) Será concedida a oportunidade para a realização da prova em segunda chamada em substituição à avaliação escrita ao aluno que não comparecer no dia agendado, por motivos justificados. Não haverá reposição de aulas ou eventuais pós-testes. Uma avaliação final escrita será oferecida aos alunos que obtiverem notas maiores que quatro e menores que sete.
Horário de atendimento: Terça e quinta-feira de 9:00 às 11:00h
Bibliografia: Bibliografia:
1. Rouquayrol, MZ: Epidemiologia e Saúde.- 8ª.ed.- Rio de Janeiro: Medsi, 2018.
2. Hulley, SB; Cummings,SR; Browner,WS; Grady, DG; Duncan, MS, Islabão, A (tradução): Delineando a Pesquisa Clinica. Artmed; 4ª. ed., 2015.
3. Rosner, B: Fundamentals of Biostatistics. Duxbury Press, Belmont, 8a. ed., 2015
4. Hennekens, CH; Buring, JE: Epidemiology in Medicine. Little, Brown and Company. Boston, Toronto, 1987
5. Pagano, M; Gauvreau; K: Principles of Biostatistics, 2018. reprint of the second edition published in 2000 by Brooks/Cole and then Cengage Learning. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=7tJMDwAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=marcelo+pagano&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj22NTD-5fqAhXlErkGHaCJCDAQ6AEwAXoECAYQAg#v=onepage&q&f=false
6. Sackett, DL; Haynes, RB; Tugwell, P: Clinical Epidemiology. A Basic Science For Clinical Medicine:. Little, Brown and Company. Boston,Toronto, 3a. ed.,2011.
7. Lash, TL; VanderWeele, TJ; Haneuse, S; Rothman, KJ. Wolters Kluwer: Modern Epidemiology. Lippincott-Raven, Philadelphia, 4a. Ed, 2021.
(3ª. edição disponível em: https://www.academia.edu/37995138/Epidemiologia_Moderna_3a_Edi%C3%A7%C3%A3o)

8. SEPLAN- CNPq: Como Ler Revistas Médicas - Programa de Epidemiologia, 1984.
9. CDC. Epidemiologic Glossary. Disponível em: https://www.cdc.gov/reproductivehealth/data_stats/glossary.html#:~:text=smallest%20to%20largest.-,RATE.,time%20rates%2C%20or%20mortality%20rates
10. Waldman, EA: Vigilância em Saúde Pública, volume 7/ Colaboração Teresa E.C.Rosa. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998 (Série Saúde e Cidadania)
11. Bonita, R; Beaglehole, R; Kjellström, T.. Epidemiologia Básica. [Organização Mundial da Saúde: Basic Epidemiology, 2ª. ed., 2010. Tradução e revisão científica Juraci A. Cesar]. - 2.ed. - São Paulo, Santos. 2010.ISBN 978-85-7288-839-4. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43541/9788572888394_por.pdf?sequence=5&isAllowed=y
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/04/2025
01/04/2025
Apresentação do curso. O que é epidemiologia. Tipos de estudos epidemiológicos.
03/04/2025
03/04/2025
Medidas de frequência das doenças. Exercício tipos de estudo epidemiológicos.
08/04/2025
08/04/2025
Comparações entre frequências das doenças. Exercício medidas de frequências das doenças.
10/04/2025
10/04/2025
Vícios em epidemiologia. Exercício comparação entre frequências das doenças.
15/04/2025
15/04/2025
Confusão em epidemiologia. Exercício vícios em epidemiologia.
17/04/2025
17/04/2025
Testes de Hipóteses Exercício confusão em epidemiologia.
22/04/2025
22/04/2025
Estudos descritivos e analíticos. Estudos transversais. Exercícios teste de hipótese
24/04/2025
24/04/2025
Estudos ecológicos. Exercício estudos transversais. Primeira Avaliação
29/04/2025
29/04/2025
Estudos caso-controle. Exercício estudos de correlação ecológica.
06/05/2025
06/05/2025
Primeira avaliação
08/05/2025
08/05/2025
Estudos de coorte. Exercício estudos caso-controle.
13/05/2025
13/05/2025
Estudos de intervenção. Exercício estudos de coorte.
15/05/2025
15/05/2025
Investigação de surtos e epidemias. Exercício sobre testes diagnósticos e triagem.
20/05/2025
20/05/2025
Testes diagnósticos e triagem. Exercício estudos de intervenção.
22/05/2025
22/05/2025
Revisão sistemática. Exercício investigação de surtos e epidemias.
27/05/2025
27/05/2025
Mapa de evidências Exercício revisão sistemática.
29/05/2025
29/05/2025
Avaliação Encerramento
Avaliações
Data Descrição
06/05/2025 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para 03/04/25 03/04/2025
Correção link 01/04/2025
Aula inaugural 31/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1297 09/05/2025 13:12