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PROFSAUDECSHNB007 - ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (14/03/2025 - 14/03/2025)
Feriado (18/04/2025 - 18/04/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
14 21
1 2024101**** 0 4 4
2 2024101**** 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0
4 2024101**** 0 0 0
5 2024101**** 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0
7 2024101**** 0 0 0
8 2024101**** 0 0 0
Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo saúde-doença-cuidado, suas diferentes dimensões e as tecnologias do trabalho em saúde. A integralidade do cuidado e os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa. O conceito de família na sociedade contemporânea e as ferramentas de abordagem familiar nas práticas de cuidado em saúde. A atenção e a gestão do cuidado das diversas populações em situações de vulnerabilidade. A Lei de Cuidados Inversos. Os desafios da Atenção Primária à Saúde (APS). Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial. As equipes eMulti e o cuidado compartilhado na APS. O Projeto Terapêutico Singular como tecnologia de cuidado em saúde. OS modelos de atenção às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). Adesão ao tratamento, medicalização e prevenção quaternária. Os cuidados paliativos na APS. A governança clíica e a segurança do paciente na APS.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O planejamento das atividades da disciplina foi organizado por semanas, com atribuições de conteúdos, atividades e recursos educacionais realizados na Plataforma Moodle.
As atividades objetivam a articulação dos conhecimentos e promovendo reflexões teórico-práticas.
Tipos de atividades do Curso:
- Atividades: Atividade avaliativa da disciplina; Atividade avaliativa integradora; Atividade de acompanhamento da disciplina; Atividade de acompanhamento integradora.
- Fóruns: Fórum avaliativo da disciplina; Fórum de acompanhamento da disciplina; Fórum avaliativo integrador; Fórum de acompanhamento integrador.
- Encontros telepresenciais: Encontro telepresencial da disciplina; Encontro telepresencial integrador.
- Encontros presenciais: desenvolvimento de estratégias para promover a produção do conhecimento.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo formativo dos discentes do Profsaúde é composto pela avaliação formativa, avaliação formadora e avaliação somática.
- Avaliação formativa: deve ser realizada pelo docente, em forma contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos discentes, para o aprimoramento da sua prática profissional.
- Avaliação formadora: centrado na autoavaliação do discente em relação à sua aprendizagem e na forma como explica seu processo formativo, sendo uma ferramenta de reflexão e de desenvolvimento de metacognição, mais que de atribuição de nota.
- Avaliação somática: com fins de certificação, essa modalidade de avaliação é utilizada em momentos intermediários e/ou finais do percurso formativo, atendendo às determinações regimentais da Universidade. A avaliação formativa encontra-se estruturada da seguinte forma:
- Encontros presenciais - Peso 30%
- Atividades Avaliativas - Peso 40%
- Fóruns avaliativos - Peso 20%
- Autoavaliação - Peso 10 %
Assim, a nota final da disciplina será a média ponderada das notas das atividades, considerando a atribuição dos pesos correspondentes.
Será aprovado na disciplina o aluno que alcançar nota maior ou igual a 7,0(sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2025
14/03/2025
Apresentação da disciplina
18/04/2025
18/04/2025
Feriado
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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