
- Competências socioemocionais: Inteligência emocional, Habilidades sociais
- Saúde mental
- Motivação
- Metacognição
- Ferramentas que auxiliam no planejamento estratégico: Matriz SWOT, 5W2H, ferramentas tecnológicas

Apresentar ferramentas de ação para que o docente seja capaz de elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 517-530, 2008.
Texto 10.
JUSTO, Alice Reuwsaat; ANDRETTA, Ilana. Competências socioemocionais de professores: avaliação de habilidades sociais educativas e regulação emocional. Psicologia da Educação, n. 50, p. 104-113, 2020.
Texto 11.
BARROS, Marta Silene Ferreira et al. O desenvolvimento emocional da criança em idade escolar na perspectiva crítico-dialética. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2776-2790, 2021.
Texto 12.
PINHO, J. M. M.; SOUSA, K. T. A.; FERREIRA, L. C.; MONTEIRO, R. G.; DE OLIVEIRA, A. R. O professor contemporâneo e a BNCC: um olhar para a inteligência emocional. In: Cleber Bianchessi. (Org.). Educação no contexto contemporâneo: Ensino, Diálogos e Perspectivas. 1ed.Curitiba: Bagai, 2023, v. 2, p. 227-240.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
- BIBLIOTECA VIRTUAL
- VÍDEOS
Indicação de filme
“The Potter”, dirigido por Josh Burton – 7m49s – EUA, 2005.192
The Potter é um curta de animação que faz bastante sucesso no Youtube e é amplamente divulgado com o nome de “Aprender a aprender”. É o resultado da tese final de Josh Burton, na Faculdade de Savanna de Arte e Design. Conta a história de Potter, uma antiga criatura que dá vida ao barro.
Tem como aprendiz uma criança que quer muito aprender a fazer o mesmo.
Página de Josh, disponível em: < http://www.joshburton.com/projects/ThePotter.asp >.
- LINKS DE ARTIGO
Texto 9. https://www.scielo.br/j/paideia/a/RJtctW4YstSkfbdsW3McQPJ/
Texto 10. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2175-5202020000100104&script=sci_arttext
Texto 11. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15682/11864
- Links FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Análise SWOT: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF
Ferramenta 5W2H: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/5w2h-o-que-e-para-que-serve-e-por-que-usar-na-sua-empresa

Pesquisa realizada por Danza (2019) encontrou cinco diferentes formas de organizar o futuro. Os jovens que organizaram o futuro por meio da construção de projetos de vida ou de projetos de vida com compromisso social foram aqueles que apresentaram intenções estáveis, carregadas de pessoalidade, orientadas por um sentido ético e associadas a um planejamento que permitisse sua conquista. O elemento que os diferencia é a centralidade que o compromisso social ocupa nas projeções do segundo grupo, sendo, para esses jovens, um elemento organizador de suas intenções para o futuro. Para saber mais sobre essa pesquisa, consulte: https://www.scielo.br/j/edur/a/YHwg8FxLkwcb7gGSc7QQKKg/

Nessa unidade, foram apresentados os elementos que contribuem para pensar acerca de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, espera – se ter mobilizado as seguintes aprendizagens:
ü Reflexões sobre como alinhar as metas pessoais e profissionais com as práticas educativas;
ü A importância das habilidades sociais educativas para a qualificação de professores;
ü Que o projeto de vida não pode ser pensado como uma construção apenas interna e subjetiva; ele é singular, mas não individual, pois é construído nas relações entre o “eu” e o “outro”, entre o sujeito e o contexto socioeconômico cultural no qual ele vive (família, trabalho, igreja, grupo de pares, movimentos sociais, etc.).
FÓRUM IV
Período de Habilitação:
01/05/2025 às 00:00
a
16/05/2025 às 23:59
Inicia em 24/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 25/03/2025 às 23h 59