alisson de jesus santana

QUI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

CPEV/CEAD024 - PROJETOS DE VIDA - Turma: 1B (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (19/02/2024 - 03/04/2024)

Fonte da imagem https://www.psicoedu.com.br/2016/10/atividades-educacao-infantil-emocoes.html

 

Caro(a) aluno(a),

 

Seja bem-vindo e bem-vinda à disciplina Educação das emoções: conhecer-se e expressar-se. Esperamos oportunamente trocar experiências e ideias acerca do processo educativo das emoções da criança. Desejamos que essa troca de experiências promova a apropriação de conhecimentos e produção de saberes acerca de como desenvolver atividade pedagógica na educação infantil com potencial humanizador.

 

Para que você tenha o melhor aproveitamento da disciplina de modo a contribuir com sua  aprendizagem e  desenvolvimento, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, realizar as leituras previamente, participar dos fóruns e realizar as tarefas encaminhadas. Dessa forma, você criará as condições para alcançar a qualidade necessária ao seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Eliana de Sousa Alencar Marques

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Professora Eliana de Sousa Alencar Marques é Mestre e Doutora em Educação pela UFPI. É professora associada do curso de Pedagogia da UFPI, campus ministro Petrônio Portela, atuando na disciplina Didática da Educação Infantil. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado, na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos. É vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), desde a sua fundação em 2014. Estuda, pesquisa e escreve sobre educação, formação de professores e práticas educativas a partir do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Histórico Cultural.  É autora de artigos publicados em periódicos, capítulos e livros voltados para profissionais da educação e pesquisadores da área educacional.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7684570998057850

 

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

 

TÓPICO 3 – UNIDADES

UNIDADE I - Aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico-cultural.

 

CONTEÚDO:

  1. Quem é a criança?
  2. Como ela aprende e se desenvolve?
  3. Educação e formação humana da criança na educação infantil.  

Fórum 1

Tarefa  1

 

UNIDADE II -  A brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Conteúdo:

  1. 1.    Emoção: função psicológica que se desenvolve.
  2. 2.    O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções;

Fórum 2

Tarefa  2

 

UNIDADE III - Aprendizagem, desenvolvimento emocional e atividade pedagógica no contexto da educação infantil.

Conteúdo:

  1. Aula na educação infantil: articulação entre ações de ensino e ações de aprendizagem.
  2. Atividades-guia no desenvolvimento das emoções da criança na educação infantil: ensinando a criança a expressar-se e conhecer-se.

 

 

CONTEÚDO

Fórum 3

Tarefa  3

 

TÓPICO 4: AVALIAÇÃO

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/02/2024 - 03/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (19/02/2024 - 03/04/2024)

  1. Quem é a criança?
  2. Como ela aprende e se desenvolve?
  3. Educação e formação humana da criança na educação infantil.

 

                Nessa unidade, você aprenderá sobre a concepção de criança e de como ela aprende e se desenvolve na perspectiva da teoria Histórico-cultural. Esses conhecimentos são considerados basilares para a compreensão acerca do processo de humanização da criança e sobretudo, do papel das emoções nesse processo. A questão central a ser debatida nesta unidade é a seguinte: qual o lugar das emoções no processo de humanização da criança? Encontrar repostas para essa questão é a tônica central dessa unidade.  

Objetivo: Compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir da teoria histórico cultural.

O objetivo é refletir sobre o papel do cultural e do social na aprendizagem e desenvolvimento da criança e, consequentemente, o potencial da atividade pedagógica no processo que denominamos de humanização.

Textos base para essa unidade:

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

FACCI, Marilda Gonçalves dias; MACHADO, Letícia Vier; BARROCO, Sonia Mari Shima; Teoria das emoções em  Vigotski . Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 647-657, out./dez. 2011. https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/?lang=pt

 

Mello, S. A., & Farias, M. A. (2010). A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação UFSM35(01), 53-67. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442010000100005&script=sci_abstract

 

 

Mello, S. A. (2015). Contribuições da teoria histórico-cultural para a educação da pequena infância. Cadernos de Educação, (50), 01-12. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/5825

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- Filme Doador de memórias – assistir e comentar no fórum sobre os impactos das emoções na (trans)formação da sociedade retratada no filme. Discutir no fórum a seguinte questão: Quais mudanças e transformações os personagens começam a experimentar quando as emoções passam a ser vivenciadas?

Você sabia que para Vygotsky, a emoção é uma função psicológica superior, assim como a linguagem, o pensamento e a criatividade, por exemplo.  Sendo função psicológica superior não tem natureza inata, portanto, o desenvolvimento dessas funções se dá pela mediação do social. Quer aprofundar melhor essa questão?

Assista ao vídeo https://youtu.be/aBbgCGsPJN0?si=Aeg2BwjWrYVr3hPL

Nesta unidade, nosso objetivo era criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:

 

ü  Quem é a criança, como aprende e se desenvolve;

ü  O que significa processo de humanização da criança;

ü  O papel da atividade pedagógica no processo de humanização da criança;

ü  A emoção como função psicológica.   

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/02/2024 às 00:00 a 05/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (19/02/2024 - 03/04/2024)

1.    Emoção: função psicológica que se desenvolve.

2.    O que é a brincadeira e o como ela ajuda a educar as emoções.

Nesta unidade, você irá aprender como a atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança. Esse estudo envolve a apropriação dos seguintes conceitos: brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança, emoção como função psicológica culturicizada, meio como fonte de desenvolvimento e interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.

Bons estudos!

ü  Compreender o papel da brincadeira no processo educativo das emoções tendo como referência a BNCC e a teoria histórico cultural.

Material da Disciplina:

 

MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. 2019. 312f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina -Piauí, 2019.

 

A afetividade e suas implicações para a aprendizagem: considerações a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural https://www.academia.edu/28643100/A_afetividade_e_suas_implica%C3%A7%C3%B5es_para_a_aprendizagem_considera%C3%A7%C3%B5es_a_partir_da_pedagogia_hist%C3%B3rico_cr%C3%ADtica_e_da_psicologia_hist%C3%B3rico_cultural

 

Gazzotti, D., & de Souza, M. P. R. A emoção e o ensino-aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural: uma pesquisa na educação infantil bilíngue. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51562file:///C:/Users/CCE/Downloads/andrealongarezi,+6+Daniele+&+Marilene+-+OK.pdf

 

Paes, P. C. D. (2020). Funções psicológicas superiores e o enraizamento da cultura na individualidade. Brazilian Journal of Development6(7), 43489-43500. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-097 https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12694

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

Silva, T. M. R., & Barroso, F. dos R. . (2022). A brincadeira como instrumento de desenvolvimento na Educação Infantil a partir da teoria de Vigotski. Ensino Em Perspectivas3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8906  

 

Smirnova, E., & Riabkova, I. (2019). Teoria da brincadeira na psicologia histórico-cultural. Teoria e Prática da Educação22(1), 84-97. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47434 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47434

 

Você sabia que de acordo com Vigotski “brinquedo” não se refere a objeto, mas sim a atividade que realiza os desejos, necessidades e impulsos da criança, guiando seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social? Quer saber mais sobre isso, assista: https://www.youtube.com/live/xRFs_m3R6OE?si=tTQehY3hsfZeWugu

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, compreendessem:

ü  A atividade pedagógica na escola pode vir a se constituir em situação social de desenvolvimento das emoções da criança;

ü  O brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança;

ü  A emoção como função psicológica culturicizada;

ü  O meio como fonte de desenvolvimento;

ü  Interações e brincadeiras como eixos centrais da atividade pedagógica na educação infantil.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 05/03/2024 às 00:00 a 05/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 05/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
UNIDADE III (19/02/2024 - 03/04/2024)

  1. Aula na educação infantil: articulação entre ações de ensino e ações de aprendizagem.
  2. Atividades-guia no desenvolvimento das emoções da criança na educação infantil: ensinando a criança a expressar-se e conhecer-se.

ü  Analisar a relação entre aprendizagem, desenvolvimento emocional e atividade pedagógica no contexto da educação infantil.

Material da Disciplina:

 

Pasqualini, Juliana Campregher; Teixeira, Lucas André; Agudo, Marcela de Moraes. Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. ISBN – 978-85-53111-11-4 DOI – 10.29388/978-85-53111-11-4 file:///C:/Users/CCE/Downloads/Pedagogia%20hist%C3%B3rico-cr%C3%ADtica%20legado%20e%20perspectivas.pdf  (cap. 6)

Rodrigues, S. A., & Garms, G. M. Z. (2007). Intencionalidade da ação educativa na educação infantil: a importância da organização do tempo e do espaço das atividades. Nuances: estudos sobre Educação14(15). DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.161 disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/161

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021.  (Seção 3 – Educação infantil; pag. 33-53).

 

Bernardes, M. E. M. (2009). Ensino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica. Psicologia escolar e educacional13, 235-242. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200005 disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/qDnK4cN9tmQPLMwkBYPTYbp/

 

 

Como sugestão de atividade pedagógicas na educação infantil seguir @redepedagogica  

Você já ouviu falar em Didática desenvolvimental?  A didática desenvolvimental tem o ensino intencional como seu objeto, a aprendizagem como condição e o desenvolvimento das neoformações e da personalidade integral do estudante como objetivo.

Quer saber mais, assista o vídeo https://www.youtube.com/live/S_JBpnt0VfY?si=xvXZvsQ1hYNZ71cd

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir das categorias da teoria histórico-cultural, superassem as concepções naturalizantes e espontaneístas que se têm acerca da atividade pedagógica na educação infantil. Para isso, as atividades propostas tinham como meta levar os discentes a compreenderem que:

  1. A aula na educação infantil, realizada por meio de rotinas, deve, prioritariamente, prever ações de ensino e de aprendizagem;
  2. Que, embora a criança deva assumir o protagonismo nas ações de aprendizagem, estas devem ser intencionais, portanto, previamente planejadas e dirigidas para o desenvolvimento da criança;
  3. Que a educação das emoções envolve necessariamente o planejamento e a execução de ações pedagógicas que promovam na criança a capacidade de expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens, bem como, de construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
   FÓRUM III
Período de Habilitação: 20/03/2024 às 00:00 a 05/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 20/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (19/02/2024 - 03/04/2024)
  
PROVA DE SEGUNDA CHAMADA (03/04/2024 - 03/04/2024)
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 1 e finaliza em 13/04/2024 às 23h 59
EXAME FINAL (03/04/2024 - 03/04/2024)
    
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/04/2024 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/03/2025 - 16/05/2025)

Caro(a) aluno(a),

Seja bem-vindo e bem-vinda à disciplina Projetos de vida. Esta disciplina foi desenvolvida para auxiliar os estudantes a refletirem sobre seus objetivos pessoais e profissionais, identificar suas habilidades e interesses, e traçar planos concretos para alcançar seu desenvolvimento profissional. Esperamos que as trocas geradas nesta disciplina fomentem uma educação emancipadora e consciente rumo a um futuro promissor no âmbito da Educação Infantil.

Neste último módulo do Curso, desejamos que você continue obtendo o melhor aproveitamento possível na construção do seu aprendizado. Acesse todos os conteúdos da disciplina, realize as atividades solicitadas e atente-se aos prazos para concluir com excelência o seu curso.

Será uma disciplina importante na consolidação da sua formação como educador(a) infantil, como diria Manoel de Barros “...Aprendera no Circo, há idos, que a palavra tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria de rir.”

Uma excelente trilha de aprendizagem!!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Ana Raquel de Oliveira 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Doutora e mestra em Psicologia Social (UFPB) com formação em Psicologia (UFPI), é professora efetiva da UFPI no Departamento de Fundamentos da Educação. Minicurrículo: Doutora e Mestra em Psicologia Social (UFPB) com formação em Psicologia (UFPI), é professora efetiva da UFPI no Departamento de Fundamentos da Educação. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPENE). Dedica – se a disciplinas de Psicologia da Educação, estuda e desenvolve pesquisas na área da Neuroeducação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2232085865791257

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/03/2025 - 16/05/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (17/03/2025 - 16/05/2025)

  1. Projetos de vida: o que diz a Legislação educacional brasileira?
  2. Os fundamentos psicológicos da construção de projetos de vida
  3. Projeto de vida: Sob o signo da reinvenção da escola

 

Nessa unidade, você aprenderá sobre as perspectivas teóricas, o conceito e os aspectos constituintes que fundamentam a temática Projeto de Vida, amplamente estudada pela Psicologia. Ainda conhecerá de que forma a temática do Projeto de Vida se insere na Legislação educacional brasileira e entenderá por que os educadores também precisam de um projeto de vida.

 

O objetivo é explanar o tema do Projeto de Vida de modo que os alunos compreendam suas bases teóricas e conceituais, instrumentalizando – os a construírem seus próprios projetos de vida.

Textos base para essa unidade:

 

Texto 1.

ARAUJO, Ulisses Ferreira de e ARAUJO, Valeria Amorim Arantes de e PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. Projeto de vida: fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

 

Texto 2.

ANDRÉ, Simone. Projeto de vida: sob o signo da reinvenção da escola. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 22, n. 2, p. 227-232, 2021.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=mtaomLjMQDU (Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 1)

https://www.youtube.com/watch?v=HmkeKFbcP_U (Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 2)

AULA 02 - A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA E SEUS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS

-  LINKS DE ARTIGO

Texto 2. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v22n2/a09v22n2.pdf

 

- MÚSICAS:

a) Caçador de mim – Milton Nascimento (https://www.youtube.com/watch?v=Se9XYKHQi3Y);

 b) Modinha Para Gabriela – Gal Costa (https://www.youtube.com/watch?v=Tyio5Irl5vM)

Atividade no fórum: Do ponto de vista do desenvolvimento pessoal, ouça e reflita sobre a letra das canções e discuta no fórum o significado que as letras apresentam e de que modo elas contrastam ou se complementam.

Uma curiosidade interessante sobre "Projeto de Vida" é que a ideia de planejar e definir objetivos pessoais e profissionais não é um conceito moderno. Na verdade, ele tem raízes antigas na filosofia grega, especialmente no pensamento de Aristóteles. Aristóteles acreditava que a verdadeira felicidade e realização na vida, o que ele chamava de "eudaimonia", eram alcançadas através da definição de metas e da busca constante pelo crescimento pessoal. Ele defendia que cada indivíduo deveria identificar suas virtudes e talentos únicos e usá-los para perseguir um propósito maior.

(Os anos fundamentais: a formação do caráter segundo Aristóteles - Instituto O Pacificador)

Hoje, a unidade "Projeto de Vida" nas escolas e universidades reflete essa filosofia antiga, ajudando os alunos a descobrirem suas paixões e a traçarem um caminho significativo para o futuro.

Nesta unidade, nosso objetivo era criar condições para que os alunos e alunas, a partir do conhecimento sobre Projeto de Vida, compreendessem:

ü  O que é um projeto de vida;

ü  Quais os objetivos de um projeto de vida para a qualificação docente;

ü  Que os educadores também precisam de um projeto de vida;

ü  A importância do processo de autoconhecimento na jornada de desenvolvimento pessoal e profissional.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/03/2025 às 00:00 a 31/03/2025 às 23:59
    
Inicia em 17/03/2025 às 0h 0 e finaliza em 31/03/2025 às 23h 59
UNIDADE II (17/03/2025 - 16/05/2025)

1.            Desenvolvimento Profissional docente: Um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?

2.         Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro

3.         A constituição da profissionalidade docente e o desenvolvimento profissional

O objetivo desta unidade é problematizar o desenvolvimento profissional docente (DPD) enquanto um movimento de transformação dos sujeitos dentro de um campo profissional específico e que constitui um elemento fundamental e crucial para assegurar a qualidade da aprendizagem dos alunos.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 8, n. 1, p. 7-22, 2009.

 

Texto 4.

FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 2013.

 

Texto 5.

D’ÁVILA, Cristina. A constituição da profissionalidade docente em cursos de licenciatura. Reunião anual da ANPED, v. 33, p. 1-16, 2010.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?v=ojVARTZDMZs (A LIÇÃO DO BALDE FURADO QUE VAI MUDAR SUA PERSPECTIVA DE VIDA)

-  LINKS DE ARTIGO

Texto 3. https://core.ac.uk/download/pdf/51392263.pdf

Texto 4. https://www.researchgate.net/publication/308709252_Desenvolvimento_Profissional_DOCENTE_Um_Termo_Guarda-Chuva_ou_um_novo_sentido_a_formacao_1

O desenvolvimento profissional docente é uma área essencial para a melhoria contínua da educação, e uma curiosidade interessante é que as práticas de desenvolvimento profissional têm raízes profundas na observação e na mentoria, que remontam aos tempos antigos.

Na antiga Grécia, por exemplo, filósofos como Sócrates e Platão utilizavam métodos de ensino baseados no diálogo e na reflexão crítica, que são fundamentais nos programas modernos de desenvolvimento profissional. Sócrates, em particular, acreditava que o aprendizado era mais efetivo quando era conduzido por meio de questionamentos e discussões, uma técnica que hoje é conhecida como método socrático.

Além disso, na China antiga, durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.), havia um sistema de mentoria onde professores mais experientes orientavam os novos educadores. Este sistema de aprendizado mútuo e apoio contínuo é um precursor das práticas de mentoria e coaching que são amplamente utilizadas nas escolas e universidades contemporâneas.

Hoje, essas abordagens históricas influenciam fortemente as estratégias de desenvolvimento profissional docente, enfatizando a importância da colaboração, da reflexão e do aprendizado contínuo entre os professores, para garantir uma educação de qualidade e adaptada às necessidades dos alunos.

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir da compreensão do Desenvolvimento Profissional docente, internalizassem:

 

ü  A complexidade do conceito de desenvolvimento profissional que se modificou durante a última década, devido a evolução da compreensão de como se produzem os processos de aprender a ensinar;

ü  Que o desenvolvimento profissional dos professores reside na procura da identidade profissional, na forma como os professores se definem a si mesmos e aos outros;

ü  O DPD é construído quando o professor tem a oportunidade de compartilhar experiencias e conhecimentos com a comunidade.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 01/04/2025 às 00:00 a 15/04/2025 às 23:59
    
Inicia em 01/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/04/2025 às 23h 59
UNIDADE III (17/03/2025 - 16/05/2025)

  1. A relação professor aluno na Educação Infantil
  2. O desenvolvimento emocional da criança em idade escolar
  3. A importância da prática pedagógica no desenvolvimento da criança na Educação Infantil

Fomentar a reflexão sobre a relação entre saberes da Educação Infantil, projeto de vida, desenvolvimento profissional;

SOUSA, Elayna Maria Santos; MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educ. Form., v. 4, n. 11, p. 82-96, 2019.

 

Texto 7.

GOMES, Ademir Rodrigues et al. A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 11, p. 2666-2677, 2022.

 

Texto 8.

DE ASSIS, Anna Tayná Pereira. A importância da prática pedagógica no desenvolvimento da criança na educação infantil. Eventos Pedagógicos, v. 9, n. 3, p. 893-907, 2018.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

Perfil do Educador Infantil (https://www.youtube.com/watch?v=o4WcvH-2IbI)

-  LINKS DE ARTIGO

Texto 1. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841

Qual a relação entre afetividade, vínculo e aprendizagem?

O professor Mario Sérgio Cortella nos diz que “um dos elementos da eficiência no aprendizado é a alegria, é o afeto, é a capacidade de prazer naquilo que se faz”. Para saber mais, clique no link:

https://www.youtube.com/watch?v=7bywstc8YF8 

Nesta unidade, nosso objetivo foi criar condições para que os alunos e alunas, a partir da compreensão da relação: atividade, vínculo e afetividade na Educação Infantil, internalizassem:

ü  Como o entendimento do desenvolvimento psicológico e emocional da criança tem repercussões sobre o conhecimento do próprio saber-fazer docente;

ü  Que a criança precisa ser o ponto central para o desenvolvimento das atividades e planejamento diário na Educação Infantil;

ü  Que as atividades lúdicas com as crianças na educação infantil, promovem as relações entre os professores e as crianças, tendo a linguagem como o instrumento mediador.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 16/04/2025 às 00:00 a 30/04/2025 às 23:59
  

TAREFA 3

Pensando nos aspectos inerentes a constituição psicológica do docente, responda ao formulário, a seguir: https://forms.gle/SUpRsvUkFoz5thXh6Trata – se de uma pesquisa sobre saúde mental docente e inteligência emocional, a questão de constituir – se professor demanda uma série de esforços os quais muitas vezes não vem acompanhado de suporte institucional. Assim, a saúde mental docente pode sofrer consequências, mas quando se tem inteligência emocional é possível encontrar formas de superar os desafios. Sua resposta será computada na própria planilha do arquivo.  

Período de realização: 16/04/2025 a 30/04/2025

    
Inicia em 16/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2025 às 23h 59
UNIDADE IV (17/03/2025 - 16/05/2025)

  1. Competências socioemocionais: Inteligência emocional, Habilidades sociais
  2. Saúde mental
  3. Motivação
  4. Metacognição
  5. Ferramentas que auxiliam no planejamento estratégico: Matriz SWOT, 5W2H, ferramentas tecnológicas

Apresentar ferramentas de ação para que o docente seja capaz de elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 517-530, 2008.

 

Texto 10.

JUSTO, Alice Reuwsaat; ANDRETTA, Ilana. Competências socioemocionais de professores: avaliação de habilidades sociais educativas e regulação emocional. Psicologia da Educação, n. 50, p. 104-113, 2020.

 

Texto 11.

BARROS, Marta Silene Ferreira et al. O desenvolvimento emocional da criança em idade escolar na perspectiva crítico-dialética. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2776-2790, 2021.

 

Texto 12.

PINHO, J. M. M.; SOUSA, K. T. A.; FERREIRA, L. C.; MONTEIRO, R. G.; DE OLIVEIRA, A. R. O professor contemporâneo e a BNCC: um olhar para a inteligência emocional. In: Cleber Bianchessi. (Org.). Educação no contexto contemporâneo: Ensino, Diálogos e Perspectivas. 1ed.Curitiba: Bagai, 2023, v. 2, p. 227-240.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

Indicação de filme

“The Potter”, dirigido por Josh Burton – 7m49s – EUA, 2005.192

The Potter é um curta de animação que faz bastante sucesso no Youtube e é amplamente divulgado com o nome de “Aprender a aprender”. É o resultado da tese final de Josh Burton, na Faculdade de Savanna de Arte e Design. Conta a história de Potter, uma antiga criatura que dá vida ao barro.

Tem como aprendiz uma criança que quer muito aprender a fazer o mesmo.

Página de Josh, disponível em: < http://www.joshburton.com/projects/ThePotter.asp  >.

 

- LINKS DE ARTIGO

Texto 9. https://www.scielo.br/j/paideia/a/RJtctW4YstSkfbdsW3McQPJ/

Texto 10. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2175-5202020000100104&script=sci_arttext

Texto 11. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15682/11864

- Links FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Análise SWOT: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Analise-Swot.PDF

Ferramenta 5W2H: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/5w2h-o-que-e-para-que-serve-e-por-que-usar-na-sua-empresa

Pesquisa realizada por Danza (2019) encontrou cinco diferentes formas de organizar o futuro. Os jovens que organizaram o futuro por meio da construção de projetos de vida ou de projetos de vida com compromisso social foram aqueles que apresentaram intenções estáveis, carregadas de pessoalidade, orientadas por um sentido ético e associadas a um planejamento que permitisse sua conquista. O elemento que os diferencia é a centralidade que o compromisso social ocupa nas projeções do segundo grupo, sendo, para esses jovens, um elemento organizador de suas intenções para o futuro. Para saber mais sobre essa pesquisa, consulte: https://www.scielo.br/j/edur/a/YHwg8FxLkwcb7gGSc7QQKKg/

 

Nessa unidade, foram apresentados os elementos que contribuem para pensar acerca de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, espera – se ter mobilizado as seguintes aprendizagens:

 

ü  Reflexões sobre como alinhar as metas pessoais e profissionais com as práticas educativas;

ü  A importância das habilidades sociais educativas para a qualificação de professores;

ü  Que o projeto de vida não pode ser pensado como uma construção apenas interna e subjetiva; ele é singular, mas não individual, pois é construído nas relações entre o “eu” e o “outro”, entre o sujeito e o contexto socioeconômico cultural no qual ele vive (família, trabalho, igreja, grupo de pares, movimentos sociais, etc.).

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 01/05/2025 às 00:00 a 16/05/2025 às 23:59
    
Inicia em 01/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/03/2025 - 16/05/2025)
    
Inicia em 10/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/05/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (17/03/2025 - 16/05/2025)
    
Inicia em 20/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/05/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (17/03/2025 - 16/05/2025)
    
Inicia em 23/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2025 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 10,0 7,5 0,0 7.5 0 AM
2 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
3 2024200**** 9,0 10,0 7,5 8.9 0 AM
4 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2024200**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 AM
6 2024200**** 9,0 7,5 10,0 8.9 0 AM
7 2024200**** 8,0 2,5 10,0 7.3 0 AM
8 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2024200**** 9,0 10,0 7,5 8.9 0 AM
10 2024201**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
11 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
13 2024200**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
14 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2024200**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
18 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
19 2024200**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 AM
20 2024200**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 AM
21 2024200**** 9,0 5,0 5,0 7.4 0 AM
22 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2024200**** 10,0 5,0 2,5 7.5 0 AM
24 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2024200**** 10,0 5,0 7,5 8.5 0 AM
26 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2024200**** 8,0 5,0 7,5 7.3 0 AM
28 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2024200**** 8,0 7,5 10,0 8.3 0 AM
30 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
31 2024200**** 9,0 7,5 10,0 8.9 0 AM
32 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2024200**** 9,0 7,5 5,0 7.9 0 AM
34 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
37 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2024200**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
39 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
40 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
44 2024200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
45 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
50 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2024201**** 10,0 10,0 2,5 8.5 0 AM
52 2024200**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Orientações para Solicitação de Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu 29/05/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 06:54