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MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

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maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CLI/CEAD101 - Pedagogia das competências na BNCC - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (07/01/2020 - 07/01/2020)
Aspectos históricos da Psicologia Jurídica
Leis (14/01/2020 - 14/01/2020)

Nas aulas referente aos dias 13, 14 e 15/01, cada uma com 4h de duração, foram discutidas as seguintes Leis e Resoluções: Adoção, Alienação Parental, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Guarda Compartilhada, Lei Antimanicomial, Lei Maria da Penha, Lei da Palmada, Penas Alternativas. 

Campos de atuação (21/01/2020 - 21/01/2020)
O papel do psicólogo jurídico e principais campos de atuação.
Avaliação psicológica no contexto legal (28/01/2020 - 28/01/2020)
Estudos de caso e Elaboração de documentos psicológicos
Resoluções do CFP e Mediação (04/02/2020 - 04/02/2020)
UNIDADE I (12/04/2025 - 06/05/2025)

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DAS PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais da Pedagogia das Competências.

▪ Investigação das características conceituais distintivas da Pedagogia das Competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

GHIRALDELLI JR. Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PAGNI, Pedro. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação? REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 2, Passo Fundo, p. 309-323, jul./dez. 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

  1. Conhecer os aspectos históricos da pedagogia das competências;
  2. Conhecer os aspectos conceituais da pedagogia das competências;

 

    
Inicia em 16/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/04/2025 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/04/2025 - 09/05/2025)

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425

 

Caro(a) aluno(a),

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor: Heraldo Aparecido Silva e da Tutora Mariachristyna Silva.

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1997), graduação em Design Gráfico pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2020), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor Associado na Universidade Federal do Piauí - UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/CCHL. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia Contemporânea, Filosofia Prática, História da Filosofia e Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: filosofia da educação; pragmatismo e neopragmatismo; estética e filosofia da arte; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; desenhos animados, webcomics, documentários, seriados e filmes, design gráfico; ética animal; melancolia, distimia, autismo e transtorno disruptivo da desregulação do humor, suicídio; educação inclusiva; filosofia da deficiência; metafilosofia e metaficção filosófica, crença e filosofia, filosofia e psicologia (William James); experiência e cultura (Walter Benjamin); subjetivação e práticas de si (Michel Foucault); linhas de segmentaridade e literatura menor (Gilles Deleuze e Félix Guattari); interpretação e intersubjetividade (Donald Davidson); narrativa e redescrição (Richard Rorty); desleitura, angústia da influência e literatura sapiencial (Harold Bloom); arte do romance, estética e cultura (Milan Kundera); somaestética e cultura pop (Richard Shusterman). Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP), no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 2008. Membro da "Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa" (SOFELP), vinculada ao Grupo de Investigação filosofia da educação no espaço lusófono, Gabinete de Filosofia da Educação no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, de 2009 a 2012. Membro da "The Richard Rorty Society" (RRS) - EUA, desde 2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UFPI - Período 2023/2024. Membro do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia DEF da ANPOF, desde 2024. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL, no biênio 2025-2026.

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/04/2025 - 09/05/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE II (12/04/2025 - 09/05/2025)

“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Abordagem dos processos educativos mediados pela pedagogia das competências, considerando os seguintes aspectos: organização curricular, metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação.

▪ Análise, no âmbito educacional, as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

Objetivos:

a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;

b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

    
Inicia em 21/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2025 às 23h 59
UNIDADE II - Semana 3 (12/04/2025 - 09/05/2025)

“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS.”

Bibliografia básica.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

Objetivos:

a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;

b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/04/2025 às 00:00 a 24/04/2025 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 24/04/2025 às 00:00 a 02/05/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (12/04/2025 - 09/05/2025)
SEGUNDA CHAMADA (12/04/2025 - 09/05/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (12/04/2025 - 09/05/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
GRAVAÇÃO AULA 02 24/04/2025
COMUNICADO - AULA 02 23/04/2025
GRAVAÇÃO AULA 01 17/04/2025
COMUNICADO 10/04/2025
LINK DAS AULAS 08/04/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 11:29