APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/04/2025 - 09/05/2025)

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425
Caro(a) aluno(a),
Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!
Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados.
Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor: Heraldo Aparecido Silva e da Tutora Mariachristyna Silva.
CONHEÇA O PROFESSOR:
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1997), graduação em Design Gráfico pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2020), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor Associado na Universidade Federal do Piauí - UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/CCHL. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia Contemporânea, Filosofia Prática, História da Filosofia e Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: filosofia da educação; pragmatismo e neopragmatismo; estética e filosofia da arte; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; desenhos animados, webcomics, documentários, seriados e filmes, design gráfico; ética animal; melancolia, distimia, autismo e transtorno disruptivo da desregulação do humor, suicídio; educação inclusiva; filosofia da deficiência; metafilosofia e metaficção filosófica, crença e filosofia, filosofia e psicologia (William James); experiência e cultura (Walter Benjamin); subjetivação e práticas de si (Michel Foucault); linhas de segmentaridade e literatura menor (Gilles Deleuze e Félix Guattari); interpretação e intersubjetividade (Donald Davidson); narrativa e redescrição (Richard Rorty); desleitura, angústia da influência e literatura sapiencial (Harold Bloom); arte do romance, estética e cultura (Milan Kundera); somaestética e cultura pop (Richard Shusterman). Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP), no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 2008. Membro da "Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa" (SOFELP), vinculada ao Grupo de Investigação filosofia da educação no espaço lusófono, Gabinete de Filosofia da Educação no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal, de 2009 a 2012. Membro da "The Richard Rorty Society" (RRS) - EUA, desde 2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UFPI - Período 2023/2024. Membro do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia DEF da ANPOF, desde 2024. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL, no biênio 2025-2026.
E-mail: heraldokf@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066