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DBFI/CCS049 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DA FISIOLOGIA HUMANA: ORGANIZAÇÃO GERAL DOS SISTEMAS, HOMEOST - Turma: 8A (2025.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/04/2025 - 12/05/2025)

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFii3214g8/eV4sku77cTGdMcRE-0PsaA/edit?utm_content=DAFii3214g8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton 

 

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Nessa disciplina você mergulhará nos mecanismos envolvidos na organização do corpo humano e nos mecanismos utilizados para a manutenção do equilíbrio interno do organismo. Essa abordagem trará uma compreensão mais aprofundada do surgimento da fisiologia humana além de uma visão integrada desse conteúdo. Aproveitem!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Luciano da Silva Lopes.. 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Piauí (1997). Possui especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (MG - 2003), Mestrado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Atualmente é professor de Fisiologia Humana da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia e Fisiologia Humana.

Saiba mais no Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/6987596570822675 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-ESPECIALIZACAO_FISIOLOGIA._assinado_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/04/2025 - 12/05/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (15/04/2025 - 12/05/2025)

Na unidade 01 serão trabalhos temas gerais sobre o entendimento dos fenômenos de homeostase e alostase e sua importância para compreensão da fisiologia humana. Serão abordados os diversos mecanismos de alostase e como atuam frente ao funcionamento dos vários sistemas do corpo humano frente a uma visão integrada do funcionamento dos mesmos. A partir desse ponto, serão abordados aspectos relacionados as falhas nesses mecanismos e como isso leva ao desenvolvimento de doenças e seus aspectos fisiopatológicos. Ao final serão trabalhados aspectos práticos que facilitam o entendimento e aplicação dos mecanismos de homeostase e alostase  que foram discutidos na disciplina.

Objetivo Geral:


Apresentar os conceitos de homeostase e alostase, destacando sua importância para o funcionamento equilibrado do corpo humano e suas implicações no processo de ensino das ciências biológicas.

 

 

Objetivos Específicos:

  1. Explicar o que é homeostase e como o corpo utiliza mecanismos para manter o equilíbrio interno.
  2. Apresentar o conceito de alostase e sua relação com a adaptação do organismo a situações de estresse.
  3. Comparar homeostase e alostase de forma didática, ressaltando suas diferenças e complementaridades.
  4. Sugerir formas práticas de abordar esses temas em sala de aula, por meio de exemplos do cotidiano e atividades interativas.

Artigo 1- Vista do Aspectos fisiológicos do estresse: uma revisão narrativa

Artigo 2 - (PDF) Neurofisiologia da termorregulação: uma breve revisão

Artigo 3- View of Promoção da homeostase glicêmica em indivíduos diabéticos através do exercício físico: Uma revisão narrativa / Promotion of glycemic homeostasis in diabetic individuals through physical exercise in: A narrative review

Curiosidade da Fisiologia Humana: O Sistema Nervoso que Antecipadamente Mantém o Equilíbrio. Você sabia que o nosso sistema nervoso não atua apenas corrigindo desequilíbrios, mas também os antecipa? Esse é um ótimo exemplo de como a alostase complementa a homeostase. Imagine que você está prestes a fazer uma apresentação importante. Mesmo antes de subir no palco, seu corpo já começa a reagir: o coração acelera, a respiração muda, a sudorese aumenta. Essas respostas não são “correções” de desequilíbrio, mas preparações — ajustes feitos antes mesmo da ação acontecer.

Esse mecanismo de antecipação é um exemplo claro de alostase: o corpo se ajusta de forma dinâmica ao que prevê que vai acontecer, garantindo que você consiga se adaptar da melhor forma possível. É o sistema nervoso funcionando como um maestro, coordenando os sistemas do corpo para manter o equilíbrio em um mundo em constante mudança.

Vista do Aspectos fisiológicos do estresse: uma revisão narrativa

Ao término das unidades, o aluno deverá:

1-      Ter um adequado entendimento sobre a diferença entre homeostase e alostase e como isso como contribuir para o entendimento da fisiologia humana.

2-      Compreender a importância dos mecanismos fisiológicos de alostase e os diferentes tipos existentes no corpo humano.

3-      Entender a associação entre homeostase, alostase e o surgimento de doenças.

4-      Rever diferentes mecanismos de alostase e saber em quais sistemas do corpo humano esses mecanismos são importantes.

5-      Aplicar os conceitos trabalhados no entendimento de funções especificas do corpo humano como o controle da temperatura corporal, secreção de hormônios e homeostase da glicemia. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/04/2025 às 00:00 a 06/07/2025 às 23:59
    
Inicia em 15/04/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/07/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/04/2025 - 12/05/2025)
    
Inicia em 15/05/2025 às 6h 0 e finaliza em 06/07/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/04/2025 - 12/05/2025)
AVALIAÇÃO FINAL (15/04/2025 - 12/05/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025200**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
2 2025200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
3 2025200**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
4 2025200**** 8,0 9,5 10,0 8.7 0 MATRICULADO
5 2025200**** 10,0 8,0 9,5 9.5 0 MATRICULADO
6 2025200**** 8,0 9,0 9,5 8.5 0 MATRICULADO
7 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
8 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
9 2025200**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 MATRICULADO
10 2025200**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 MATRICULADO
11 2025200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 MATRICULADO
12 2025200**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 MATRICULADO
13 2025200**** 8,0 8,5 9,5 8.4 0 MATRICULADO
14 2025200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
15 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
16 2025200**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 MATRICULADO
17 2025200**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
18 2025200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2025200**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
20 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2025200**** 8,0 9,5 10,0 8.7 0 MATRICULADO
22 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
23 2025200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
24 2025200**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 MATRICULADO
25 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
26 2025200**** 10,0 6.0 0 MATRICULADO
27 2025200**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
28 2025200**** 10,0 9,5 8,5 9.6 0 MATRICULADO
29 2025200**** 8,0 9,5 9,0 8.5 0 MATRICULADO
30 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
31 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
32 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
33 2025200**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
34 2025200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2025200**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
36 2025200**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
37 2025200**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 MATRICULADO
38 2025200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
39 2025200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
40 2025200**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 MATRICULADO
41 2025200**** 10,0 7,0 8,0 9.0 0 MATRICULADO
42 2025200**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 MATRICULADO
43 2025200**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
44 2025200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
45 2025200**** 8,0 8,0 7,0 7.8 0 MATRICULADO
46 2025200**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
47 2025200**** 8,0 8,0 9,0 8.2 0 MATRICULADO
48 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
49 2025200**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 MATRICULADO
50 2025200**** 10,0 9,5 9,8 9.9 0 MATRICULADO
51 2025200**** 10,0 7,5 9,0 9.3 0 MATRICULADO
52 2025200**** 10,0 7,0 7.4 0 MATRICULADO
53 2025200**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 MATRICULADO
54 2025200**** 10,0 8,5 9,8 9.7 0 MATRICULADO
55 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
56 2025200**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 MATRICULADO
57 2025200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
58 2025200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
59 2025200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
60 2025200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
61 2025200**** 10,0 9,0 7,0 9.2 0 MATRICULADO
62 2025200**** 10,0 7,5 8,0 9.1 0 MATRICULADO
63 2025200**** 10,0 8,5 7,0 9.1 0 MATRICULADO
64 2025200**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 MATRICULADO
65 2025200**** 9,0 7,5 8,0 8.5 0 MATRICULADO
66 2025200**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 MATRICULADO
67 2025200**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 MATRICULADO
68 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
69 2025200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 MATRICULADO
70 2025200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
71 2025200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
72 2025200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
73 2025200**** 10,0 9,5 8,5 9.6 0 MATRICULADO
74 2025200**** 10,0 9,0 7,5 9.3 0 MATRICULADO
75 2025200**** 9,0 8,5 8,0 8.7 0 MATRICULADO
76 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
77 2025200**** 9,0 9,5 8,0 8.9 0 MATRICULADO
78 2025200**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 MATRICULADO
79 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
80 2025200**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 MATRICULADO
81 2025200**** 10,0 7,5 9,0 9.3 0 MATRICULADO
82 2025200**** 10,0 8,5 9,8 9.7 0 MATRICULADO
83 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
84 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
85 2025200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
86 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
87 2025200**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 MATRICULADO
88 2025200**** 10,0 8,0 9,5 9.5 0 MATRICULADO
89 2025200**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
90 2025200**** 10,0 7,5 8,0 9.1 0 MATRICULADO
91 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
92 2025200**** 10,0 8,5 8,0 9.3 0 MATRICULADO
93 2025200**** 10,0 8,5 8,0 9.3 0 MATRICULADO
94 2025200**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 MATRICULADO
95 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
96 2025200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 MATRICULADO
97 2025200**** 10,0 8,0 9,5 9.5 0 MATRICULADO
98 2025200**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 MATRICULADO
99 2025200**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 MATRICULADO
100 2025200**** 7,0 1.4 0 MATRICULADO
101 2025200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
102 2025200**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 MATRICULADO
103 2025200**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
104 2025200**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
105 2025200**** 10,0 9,0 8,5 9.5 0 MATRICULADO
106 2025200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
107 2025200**** 9,0 7,0 8,5 8.5 0 MATRICULADO
108 2025200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 MATRICULADO
109 2025200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
110 2025200**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 MATRICULADO
111 2025200**** 0.0 0 MATRICULADO
112 2025200**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
113 2025200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
114 2025200**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 MATRICULADO
115 2025200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
116 2025200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 MATRICULADO
117 2025200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
118 2025200**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 MATRICULADO

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Título

Data
UNIDADE 02 25/04/2025
Aviso - Datas da próxima disciplina 25/04/2025
Grupo de Whatsapp - Oficial 23/04/2025
AULA UNIDADE 01 - GRAVADA 18/04/2025
AINDA SOBRE A AULA 01 15/04/2025
AULA UNIDADE 01 15/04/2025
AULA INAUGURAL 15/04 15/04/2025
Aula Inaugural - Especialização em Fisiologia Humana no Ensino Básico 14/04/2025
Aula 1 12/04/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1353 15/07/2025 00:45