• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPEV/CEAD099 - INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, CULTURA E NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Turma: 3 (2025.1)

Tópicos Aulas
Conceitos e etapas do método ciebntífico (17/10/2025 - 17/10/2025)
Aula Extra.
A pesquisa em Educação Infantil: a ética como prática de reflexividade crítica. Tendências atuais e limites das pesquisas em Educação Infantil.Aplicação 1ª avaliação: Construção de mapa conceitual acerca das tendências e limites da pesquisa em Educação Infantil.. (18/10/2025 - 18/10/2025)

A pesquisa em Educação Infantil: a ética como prática de reflexividade crítica.

Tendências atuais e limites das pesquisas em Educação Infantil.

   5 TEXTO 2 EM BUSCA DE METODOLOGIAS INVESTIGATIVAS COM AS CRIANÇAS eE SUAS CULTURAS COLL DELGADO.pdf 
Características e diferenças entre pesquisa qualitativa, quantitativa e mista. Metodologias participativas com crianças desde bebês. Ética na pesquisa com crianças: assentimento, escuta e respeito à singularidade. Aplicação da 2ª atividade avaliativa: elaboração de um quadro sinótico acerca características das abordagens de pesquisa na educação infantil. Debate em grupo sobre assentimento e ética na escuta infantil. (31/10/2025 - 31/10/2025)

Aula Extra.

Observação, registro e análise de práticas de pesquisa com crianças. Problematização e reflexão crítica do cotidiano educativo no contexto da Educação Infantil. Aplicação da 3ª atividade avaliativa: Elaboração de resumo expandido acerca do Projeto de Pesquisa em andamento. (01/11/2025 - 01/11/2025)
1ª AULA - UNIDADE I: POLÍTICAS DE ED. INFANTIL NO BRASIL (13/06/2025 - 13/06/2025)

Conteúdo concernente a unidade I:

  • Políticas de Educação Infantil no Brasil.
  • Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil.
  • A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.

Referencial teórico utilizado:

BRASIL/MEC/SEF. Qualidade e equidade na educação infantil: princípios, normatização e políticas públicas/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2024.

SILVA, G. da S.; DIAS, A. A. A política de expansão de vagas para a educação infantil: o Proinfância em questão. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.- dez. 2020.

Atividades desenvolvidas:

Apresentação e discussão a partir do referencial teórico. 

2ª AULA - UNIDADES II E III - HISTÓRIA E CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA (14/06/2025 - 14/06/2025)

Conteúdo concernente às unidades II e III:

Unidade II:

  • As crianças desde bebês,
  • Diferenças e diversidade;
  • Processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; 
  • Marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).

Unidade III:

  • Concepções de infância e crianças.
  • Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras.
  • Educação Infantil em perspectiva inclusiva.

Referencial teórico utilizado:

ABRAMOWICZ, A; KRAMER, S. Afinal para que serve a Educação Infantil? Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-11, e-22414.065, 2023 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22414.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. LTC, 1981. 

Atividades desenvolvidas:

Roda de conversa acerca do conteúdo concernente ao referencial teórico utilizado.


MATERIAIS DA DISCIPLINA (01/07/2025 - 31/08/2025)

-

  PLANO DE DISCIPLINA 
Em anexo está o plano referente à nossa disciplina.
  ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES AVALIATIVAS 
Em anexo estão as orientações referentes à configuração e desenvolvimento das atividades avaliativas.
3ª AULA - AVALIAÇÃO OBJETIVA/DISSERTATIVA (04/07/2025 - 04/07/2025)

Conteúdo concernente á atividade avaliativa objetiva/dissertativa:

Unidade I: Políticas de Educação Infantil no Brasil; Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil; A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.

Unidade II: As crianças desde bebês, diferenças e diversidade, processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).

Unidade III:  Concepções de infância e crianças; Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras; Educação Infantil em perspectiva inclusiva.

Referencial teórico utilizado: 

ABRAMOWICZ, A; KRAMER, S. Afinal para que serve a Educação Infantil? Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-11, e-22414.065, 2023 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22414.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. LTC, 1981. 

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, [s.d.].

BRASIL/MEC/SEF. Qualidade e equidade na educação infantil: princípios, normatização e políticas públicas/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2024.

SILVA, G. da S.; DIAS, A. A. A política de expansão de vagas para a educação infantil: o Proinfância em questão. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set.- dez. 2020.

Atividade realizada:

Promoção de prova objetiva/dissertativa, concernente às unidades trabalhadas na disciplina. 


4ª AULA - AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIOS (05/07/2025 - 05/07/2025)

Conteúdo referente a atividade avaliativa realizada a partir dos seminários:

Unidade I: Políticas de Educação Infantil no Brasil; Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil; A Educação Infantil no contexto regional e local: história, concepções e situação do atendimento.

Unidade II: As crianças desde bebês, diferenças e diversidade, processos de aprendizagem e desenvolvimento nas culturas contemporâneas; marcadores sociais da diferença, subjetivação, pertencimento e interseccionalidade na Educação Infantil (raça, gênero, idade, territorialidades, dentre outros).

Unidade III:  Concepções de infância e crianças; Infância e alteridade: perspectivas filosóficas, sociológicas, antropológicas, psicológicas, geográficas, históricas, entre outras; Educação Infantil em perspectiva inclusiva.

Referencial teórico utilizado: 

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, [s.d.].

Chimamanda      Adichie:      O      perigo      da      história      única                          (Palestra) https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc.

NASCIMENTO, A. M.; BARBOSA, S. N. F.; SALUTTO, M. N. Infância, experiência e etnografia na Educação Infantil.

Atividade desenvolvida:

Apresentação de seminários e relização de rodas de conversas a partir dos conteúdos trabalhados nas apresentações.


LIVE RELACIONADA A DISCIPLINA "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL" - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ED. DAS INFÂNCIAS (23/07/2025 - 23/07/2025)

Conteúdo referente à live relacionada a disciplina "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL".

Tema:

CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS.

Atividade realizada: 

Participação na live e produção de síntese reflexiva concernente ao conteúdo da live. 

LIVE RELACIONADA A DISCIPLINA "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL" - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ED. DAS INFÂNCIAS (26/07/2025 - 26/07/2025)

Conteúdo referente à live relacionada a disciplina "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL".

Tema:

CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS.

Atividade realizada: 

Participação na live e produção de síntese reflexiva concernente ao conteúdo da live. 

LIVE RELACIONADA A DISCIPLINA "INFÂNCIAS E CRIANÇAS NA HISTÓRIA, NA CULTURA E NAS POLÍTICAS DE ED. INFANTIL" - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ED. DAS INFÂNCIAS (26/07/2025 - 26/07/2025)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL Total
13 14 04 05 23 26
1 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
2 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
3 2025202**** 0 0 7 8 7 8 30
4 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
6 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
7 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2025209**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2025203**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2025204**** 0 0 0 0 7 8 15
17 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
18 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
19 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
20 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
22 2025207**** 7 0 7 0 0 0 14
23 2025205**** 7 0 7 0 0 0 14
24 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
26 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2025209**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2025202**** 0 0 0 0 7 8 15
29 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
30 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
31 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
32 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
33 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
34 2025202**** 0 0 7 8 7 8 30
35 2025205**** 7 8 7 8 7 8 45
36 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
37 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
38 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
39 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
40 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
41 2025202**** 0 0 0 0 7 8 15
42 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
43 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
44 2025203**** 0 4 0 0 0 0 4
45 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
46 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
47 2025202**** 7 0 7 0 0 0 14
48 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
49 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
50 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
51 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
52 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
53 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
54 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
55 2025204**** 0 0 0 0 7 8 15
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025204**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
2 2025202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2025202**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2025202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2025204**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
7 2025202**** 8,1 8,1 8,1 8.1 0 AM
8 2025202**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
9 2025202**** 7,3 7,3 7,3 7.3 0 AM
10 2025202**** 8,1 8,1 8,1 8.1 0 AM
11 2025202**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
12 2025203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2025204**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
15 2025202**** 6,6 6,6 6,6 6.6 0 AM
16 2025204**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
17 2025204**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
18 2025202**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
19 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2025205**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2025202**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
26 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2025202**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
29 2025209**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2025204**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
31 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
32 2025202**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
33 2025205**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
34 2025207**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
35 2025202**** 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
36 2025202**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
37 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2025202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2025204**** 7,3 7,3 7,3 7.3 0 AM
41 2025202**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
42 2025202**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
43 2025202**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
44 2025202**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
45 2025203**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
46 2025209**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
47 2025204**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
48 2025202**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
49 2025202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2025202**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
51 2025202**** 8,1 8,1 8,1 8.1 0 AM
52 2025202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2025202**** 8,1 8,1 8,1 8.1 0 AM
55 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DO REQUERIMENTO DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES AVALIATIVAS PENDENTES 18/07/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1492 16/12/2025 08:16