-

CPEV/CEAD037 - ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA/ACPP - Turma: 3 (2025.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Ensino e Conceitos básicos de informática (15/06/2018 - 15/06/2018)
   Plano de curso 
História do computador e representação da informação (16/06/2018 - 16/06/2018)
Prática com softwares de escritório (29/06/2018 - 29/06/2018)
Aula Extra.
Seminário e avaliação final (30/06/2018 - 30/06/2018)
Aula Extra.
Acolhida das cursistas pela coordenadora de polo Dra. Reijane Soares e pela coordenadora de polo Dr. Marta Queiroz - Apresentação do professor e, posteriormente, da turma (nome e expectativas com a especialização); - Leitura do plano de disciplina e plano de trabalho; - Exibição do vídeo "O desenvolvimento cognitivo de Vygotsky" - Aula expositiva e dialogada do texto "A escola como lugar da cultura mais elanborada". (05/09/2025 - 05/09/2025)

- Acolhida das cursistas pela coordenadora de polo Dra. Reijane Soares e pela coordenadora Dr. Marta Queiroz

- Apresentação do professor e, posteriormente, da turma (nome e expectativas com a especialização);

- Leitura do plano de disciplina e plano de trabalho;

- Exibição do vídeo "O desenvolvimento cognitivo de Vygotsky"

- Aula expositiva e dialogada do texto "A escola como lugar da cultura mais elanborada".

Aula extra (05/09/2025 - 05/09/2025)
Aula Extra.
- Aula expositiva e dialogada do texto "Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação"; - Orientação da primeira avaliação - Memorial; - Tutorial de como fazer uma pesquisa usando "marcadores booleanos"; - Exposição do texto autobiográfico "Entre escuta, conflito e escrita de si: o relato autobiográfico como ressignificação da formação docente na educação infantil" - Exibição de sites para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/; - Construção coletiva de uma metodologia autobiográfica; - Orientação individual no projeto de pesquisa. (06/09/2025 - 06/09/2025)

- Aula expositiva e dialogada do texto "Memorial de formação: quando as histórias narram a história da formação";

- Orientação da primeira avaliação - Memorial;

- Tutorial de como fazer uma pesquisa usando "marcadores booleanos";

- Exposição do texto autobiográfico "Entre escuta, conflito e escrita de si: o relato autobiográfico como ressignificação da formação docente na educação infantil"

- Exibição de sites para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/;

- Construção coletiva de uma metodologia autobiográfica;

- Orientação individual no projeto de pesquisa;

- Primeira Avaliação - Memorial 

- Encaminhamentos:
1. A primeira avaliação ( memorial ) deve ser enviada até dia 16/09 em meu e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br – segue o modelo de memorial com as orientações;
2. Segue também os slides dos textos utilizados ontem e hoje;
3. Também estou encaminhando um artigo escrito por mim, que tem o método autobiográfico: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246
4. Durante as aulas ao trazer referências outras. Percebi o interesse de vocês, então segue nomes de autores/as que abordei: Luiz Rufino, Conceição Evaristo, Leda Maria Martins, Barbara Carine, Deleuze, Hampâté Bâ, Jacques Gauthier, Silvio Gallo, Sandra Petit, Sandro Soares;
5. Segue o texto do Sandro Soares “Memória, cotidianidade e implicações: construindo o diário de itinerância na pesquisa”;
6. Sites que vocês podem utilizar para seleção de textos: https://scholar.google.com/?hl=pt-BR https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/lista-a-z-periodicos.html https://www.scielo.br/
7. Como vimos, para fazer uma busca direcionada nesses sites vocês podem pesquisar da seguinte forma: “educação infantil” and “cantigas de roda” – isso para textos com essas duas categorias;
8. Também segue o modelo de metodologia que escrevemos coletivamente em sala de aula.
9. E gostaria que me enviasse os registros fotográficos da aula.

- Exbição de um vídeo - após a exibição a turma foi provocada a pensar o "planejamento na pesquisa"; - Exibição do vídeo da Teoria do Caos na relação com a pesquisa e as perguntas-norteadoras; - Aula dialogada do texto - Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas - Silvio Sánchez Gamboa; - Exposição do "Quadro de perguntas"; - Modelo de Fichamento; - Modelo de Triangulação de textos. (19/09/2025 - 19/09/2025)

- Exbição de um vídeo - após a exibição a turma foi provocada a pensar o "planejamento na pesquisa";

- Exibição do vídeo da Teoria do Caos na relação com a pesquisa e as perguntas-norteadoras;

- Aula dialogada do texto - Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas - Silvio Sánchez Gamboa;

- Exposição do "Quadro de perguntas";

- Modelo de Fichamento;

- Modelo de Triangulação de textos.

Aula extra (19/09/2025 - 19/09/2025)
Aula Extra.
A turma levou um objeto que falasse sobre sua prática docente; - Perguntas a partir do objeto levado - O que este objeto conta sobre minha prática docente? O que eu sinto? O que eu faço ao sentir? Como autobiografar minha prática docente? - A turma respondeu a essas perguntas e algumas realizaram a apresentação do objeto e do escrito as demais; - Apresentação do slide sobre projeto de pesquisa e suas partes; - Apresentação sobre o papel da fundamentação teórica; - A turma realizou uma busca nas plataformas e selecionou 3 textos a partir de suas temáticas; - Apresentação de um modelo de metodologia autobiográfica. (20/09/2025 - 20/09/2025)

- A turma levou um objeto que falasse sobre sua prática docente; 

- Perguntas a partir do objeto levado - O que este objeto conta sobre minha prática docente? O que eu sinto? O que eu faço ao sentir? Como autobiografar minha prática docente?

- A turma respondeu a essas perguntas e algumas realizaram a apresentação do objeto e do escrito as demais;

- Apresentação do slide sobre projeto de pesquisa e suas partes;

- Apresentação sobre o papel da fundamentação teórica;

- A turma realizou uma busca nas plataformas e selecionou 3 textos a partir de suas temáticas;

- Apresentação de um modelo de metodologia autobiográfica;

- Segunda Avaliação - Projeto de pesquisa elabadora até o item Metodologia;

- Encaminhamentos:

1. Envio da segunda avaliação – Projeto de pesquisa elaborado até o item Metodologia;
2. O projeto deve ser enviado para o e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br;
3. Prazo para envio: até 01/10/2025 ;
4. Segue abaixo um exemplo de metodologia;
5. Seguem os slides utilizados nos encontros de sexta e sábado;
6. Segue também o quadro para organização do levantamento bibliográfico;
7. Lembrando que, nas aulas dos dias 03/10 e 04/10, haverá a socialização do projeto de pesquisa de vocês para a turma ;
8. A terceira avaliação será a versão final do projeto de pesquisa (prazo a definir);
9. Para o momento de socialização, a forma de apresentação é livre – vocês podem fazer slides, apresentação dialogada, ou outro formato de sua escolha;
10. O tempo máximo de apresentação é de 15 minutos;
11. Abaixo, segue a relação das pessoas que irão apresentar nos dias 03/10 e 04/10.

Socialização dos projetos de pesquisa (03/10/2025 - 03/10/2025)

Socialização dos projetos de pesquisa

Aula extra (03/10/2025 - 03/10/2025)
Aula Extra.
Socialização dos projetos de pesquisa e encerramento da disciplina (04/10/2025 - 04/10/2025)

- Socialização dos projetos de pesquisa e encerramento da disciplina;

- Terceira Avaliação - Versão final do projeto de pesquisa.

- Encaminhamentos:
1. Nos dias 03/04 e 04/10 realizamos a socialização dos projetos de pesquisa;
2. A terceira avaliação corresponde à entrega final do projeto de pesquisa . A segunda avaliação foi a entrega do projeto até a metodologia; desse modo, para esta terceira avaliação deve ser acrescida a fundamentação teórica;
3. Lembrando que muitas já encaminharam o projeto de pesquisa completo; a essas, recomendo um aprofundamento das discussões;
4. A terceira avaliação deverá ser enviada , em word, para o e-mail: wandersonfidalgo@ufpi.edu.br;
5. Recomendo o envio em word para facilitar os comentários no projeto;
6. Prazo para envio da terceira avaliação: 20/10/2025;
7. As pessoas com pendências na primeira e segunda avaliações devem me encaminhar até o dia 15/10/2025 ;
8. A socialização dos projetos de pesquisa somará pontos, juntamente com o envio do projeto;
9. Na socialização dos projetos observei os seguintes critérios: clareza e objetividade; linguagem e postura; interação e foco; domínio do tema; e organização.

 

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
05 06 19 20 03 04
1 2025202**** 7 8 0 8 7 8 38
2 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2025202**** 7 8 0 8 0 8 31
4 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
9 2025204**** 0 0 7 8 7 8 30
10 2025209**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2025203**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2025202**** 0 0 0 4 0 0 4
13 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2025202**** 7 0 7 0 0 0 14
15 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2025202**** 0 0 0 0 7 0 7
18 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
19 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
20 2025202**** 0 0 0 0 7 0 7
21 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
22 2025207**** 0 0 7 4 0 8 19
23 2025205**** 0 0 0 0 0 0 0
24 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
26 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2025209**** 0 0 0 0 7 0 7
28 2025202**** 7 0 0 0 7 8 22
29 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
30 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
31 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
32 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
33 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
34 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
35 2025205**** 0 0 7 8 7 8 30
36 2025204**** 7 8 7 8 7 8 45
37 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
38 2025202**** 0 0 0 0 7 8 15
39 2025204**** 0 0 0 4 0 4 8
40 2025204**** 0 0 0 0 7 0 7
41 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
42 2025204**** 0 0 0 0 7 0 7
43 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
44 2025203**** 0 0 0 0 0 0 0
45 2025203**** 0 0 0 0 0 0 0
46 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
47 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
48 2025202**** 7 8 7 8 7 8 45
49 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
50 2025202**** 0 0 0 0 0 0 0
51 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
52 2025202**** 0 0 0 4 0 0 4
53 2025202**** 7 0 0 0 0 0 7
54 2025204**** 7 0 7 8 7 8 37
55 2025202**** 0 0 7 8 7 8 30
56 2025204**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025204**** 7,0 7,5 8,0 7.3 0 AM
2 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2025202**** 8,5 9,0 9,0 8.7 0 AM
5 2025202**** 8,5 8,5 9,0 8.6 0 AM
6 2025204**** 9,0 8,0 8,5 8.7 0 AM
7 2025202**** 8,5 8,5 9,0 8.6 0 AM
8 2025202**** 8,5 9,0 9,0 8.7 0 AM
9 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2025202**** 8,5 9,0 9,0 8.7 0 AM
11 2025202**** 8,5 9,0 9,5 8.8 0 AM
12 2025203**** 9,0 8,5 8,5 8.8 0 AM
13 2025203**** 8,5 9,0 10,0 8.9 0 AM
14 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2025204**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM
16 2025202**** 8,5 9,5 9,5 8.9 0 AM
17 2025204**** 9,5 8,5 9,0 9.2 0 AM
18 2025204**** 8,6 9,5 10,0 9.1 0 AM
19 2025202**** 9,0 8,5 8,5 8.8 0 AM
20 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2025205**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2025202**** 8,0 7,5 8,0 7.9 0 AM
27 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2025202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
30 2025209**** 9,0 9,5 9,5 9.2 0 AM
31 2025204**** 8,5 8,5 8,0 8.4 0 AM
32 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2025202**** 8,5 7,5 8,0 8.2 0 AM
34 2025205**** 7,5 7,5 8,0 7.6 0 AM
35 2025207**** 8,5 8,0 8,0 8.3 0 AM
36 2025202**** 9,0 8,5 8,5 8.8 0 AM
37 2025202**** 8,5 8,0 8,5 8.4 0 AM
38 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2025202**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
41 2025204**** 8,5 8,5 9,0 8.6 0 AM
42 2025202**** 8,6 8,0 8,5 8.5 0 AM
43 2025202**** 8,6 8,5 8,5 8.6 0 AM
44 2025202**** 9,5 9,0 9,5 9.4 0 AM
45 2025202**** 9,5 8,5 9,0 9.2 0 AM
46 2025203**** 7,5 7,5 8,5 7.7 0 AM
47 2025209**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
48 2025204**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
49 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
50 2025202**** 8,5 9,0 9,0 8.7 0 AM
51 2025202**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
52 2025202**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
53 2025202**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
54 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2025202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
56 2025202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1492 16/12/2025 08:16