• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

FRANCISCO SOLANO FEITOSA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

Ir ao Menu Principal

francisco solano feitosa junior

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e planejamento de aulas. (11/08/2022 - 11/08/2022)
Elaboração de aula teórica (18/08/2022 - 18/08/2022)
Elaboração de atividade de aula teórico-prática (25/08/2022 - 25/08/2022)
Aula expositiva (01/09/2022 - 01/09/2022)
Atividade avaliativa (08/09/2022 - 08/09/2022)
Devolutiva das atividades (15/09/2022 - 15/09/2022)
Elaboração de aula teórica (22/09/2022 - 22/09/2022)
Elaboração de atividade de aula teórico-prática (29/09/2022 - 29/09/2022)
Aula expositiva (06/10/2022 - 06/10/2022)
Atividade avaliativa (13/10/2022 - 13/10/2022)
Devolutiva das atividades (20/10/2022 - 20/10/2022)
Elaboração de aula teórica (27/10/2022 - 27/10/2022)
Elaboração de atividade de aula teórico-prática (03/11/2022 - 03/11/2022)
Aula expositiva (10/11/2022 - 10/11/2022)
Atividade avaliativa (17/11/2022 - 17/11/2022)
Devolutiva das atividades (24/11/2022 - 24/11/2022)
Elaboração de aula teórica (01/12/2022 - 01/12/2022)
Aula expositiva (08/12/2022 - 08/12/2022)
Elaboração de ementa de disciplina (15/12/2022 - 15/12/2022)
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes. (21/08/2025 - 21/08/2025)
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (28/08/2025 - 28/08/2025)
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
   PLANO DE CURSO_PSICOLOGIA_E_PROCESSOS_APREND_II_2025.2.pdf 
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação. (04/09/2025 - 04/09/2025)
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação.
sicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizage (11/09/2025 - 11/09/2025)
sicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizagem colaborativa nos diversos contextos.
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa. Reflexões sobre Identidade de aprendiz, t (18/09/2025 - 18/09/2025)
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa. Reflexões sobre Identidade de aprendiz, trajetórias pessoais de aprendizagem, e personalização da aprendizagem como construtos emergentes na nova ecologia da aprendizagem do século XXI.
Observação sistemática como ferramenta de estudo de processos de aprendizagem e desenvolvimento em contextos educativos formais, informais e não formais. (25/09/2025 - 25/09/2025)
Observação sistemática como ferramenta de estudo de processos de aprendizagem e desenvolvimento em contextos educativos formais, informais e não formais.
    
Inicia em 18/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/12/2025 às 23h 59
Congresso Estatuinte: construção democrática do Estatuto da UFDPar (02/10/2025 - 02/10/2025)

Congresso Estatuinte: construção democrática do Estatuto da UFDPar

Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. (09/10/2025 - 09/10/2025)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky. Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky.
    
Inicia em 18/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2025 às 23h 59
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky. Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky. (16/10/2025 - 16/10/2025)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa.
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa. (23/10/2025 - 23/10/2025)
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner. Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner.
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner. Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner. (30/10/2025 - 30/10/2025)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação.
Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa. (06/11/2025 - 06/11/2025)
Rógers e a educação centrada no aluno. Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno.
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. (13/11/2025 - 13/11/2025)
Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa.
Rógers e a educação centrada no aluno. Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno. (27/11/2025 - 27/11/2025)
Mostra de trabalhos interdisciplinares: interfaces entre Aprendizagem e Psicomotricidade
Mostra de trabalhos interdisciplinares: interfaces entre Aprendizagem e Psicomotricidade. Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina. (04/12/2025 - 04/12/2025)
Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
    
Inicia em 11/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2025 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 27 04
1 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 3 0 0 0 0 0 0 7
7 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
11 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
12 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
14 2019905**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 0 56
15 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
16 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 4 0 0 12
18 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
19 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 4 0 0 12
23 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
24 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
26 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 12
27 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
28 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 8
29 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 12
30 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
31 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 8
32 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 0 12
33 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 8
34 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
36 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
37 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
38 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
39 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
40 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
41 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
43 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
46 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
47 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
48 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024904**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 MATRICULADO
2 2024905**** 10,0 8,5 0 MATRICULADO
3 2024904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 MATRICULADO
4 2024905**** 10,0 9,0 8,0 9.0 12 MATRICULADO
5 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
6 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 MATRICULADO
7 2024905**** 10,0 9,5 8 MATRICULADO
8 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
9 2024905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 MATRICULADO
10 2024904**** 10,0 9,0 4 MATRICULADO
11 2024905**** 10,0 9,5 9,0 9.5 4 MATRICULADO
12 2024905**** 10,0 9,5 0 MATRICULADO
13 2024904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 MATRICULADO
14 2024905**** 10,0 9,0 9,0 9.3 12 MATRICULADO
15 2024905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 MATRICULADO
16 2024905**** 10,0 9,5 4 MATRICULADO
17 2024900**** 10,0 9,5 8,0 9.2 4 MATRICULADO
18 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 MATRICULADO
19 2024905**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 MATRICULADO
20 2024904**** 10,0 8,5 10,0 9.5 4 MATRICULADO
21 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 MATRICULADO
22 2024905**** 10,0 9,0 8,0 9.0 8 MATRICULADO
23 2024904**** 10,0 9,0 9,0 9.3 12 MATRICULADO
24 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 MATRICULADO
25 2024905**** 10,0 9,5 9,0 9.5 4 MATRICULADO
26 2024904**** 10,0 9,0 9,0 9.3 12 MATRICULADO
27 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 MATRICULADO
28 2024905**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 MATRICULADO
29 2024905**** 10,0 9,0 9,0 9.3 8 MATRICULADO
30 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 MATRICULADO
31 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 MATRICULADO
32 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
33 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 MATRICULADO
34 2024905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 MATRICULADO
35 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
36 2024904**** 10,0 9,0 4 MATRICULADO
37 2024905**** 10,0 9,0 10,0 9.7 7 MATRICULADO
38 2024905**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 MATRICULADO
39 2024905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 MATRICULADO
40 2024905**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 MATRICULADO
41 2024904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 MATRICULADO
42 2021901**** 10,0 9,5 4 MATRICULADO
43 2024905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 MATRICULADO
44 2024905**** 10,0 9,0 9,0 9.3 8 MATRICULADO
45 2024904**** 10,0 9,0 10,0 9.7 12 MATRICULADO
46 2024904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 4 MATRICULADO
47 2024904**** 10,0 8,5 0 MATRICULADO
48 2024904**** 10,0 9,0 4 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os encontros consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração de seminários e realização da atividade prática de observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem em contextos educativos. As atividades consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, prática de observação realizada na escola e elaboração de relatório técnico em grupo e individualmente, além da apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); visita técnica com prática de observação na escola com entrega de relatório em grupo (10,0) e individual (10,0) enviados no prazo indicado.
Horário de atendimento: Quartas às 16h
Bibliografia: Bibliografia Básica<br />COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. <br />COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. <br />SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.<br />Bibliografia Complementar<br />ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009. <br />CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014. <br />COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178. <br />COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996. <br />LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003. <br />FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989. <br />KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989. <br />PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. <br />PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. <br />PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. <br />PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971. <br />PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77. <br />POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. <br />REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007. <br />VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. <br />VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. <br />WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996.<br />POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002<br />PILETTI, N., ROSSATO, S. M. Psicologia da aprendizagem: Da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2011.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2025
21/08/2025
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
28/08/2025
28/08/2025
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
04/09/2025
04/09/2025
Aprendizagem: reflexões sobre o construto e relação histórica entre Psicologia e Educação.
11/09/2025
11/09/2025
sicologia da Educação: uma disciplina básica de natureza aplicada, objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. Aprendizage
18/09/2025
18/09/2025
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, nova ecologia da aprendizagem e inovação educativa. Reflexões sobre Identidade de aprendiz, t
25/09/2025
25/09/2025
Observação sistemática como ferramenta de estudo de processos de aprendizagem e desenvolvimento em contextos educativos formais, informais e não formais.
02/10/2025
02/10/2025
Congresso Estatuinte: construção democrática do Estatuto da UFDPar
09/10/2025
09/10/2025
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Reflexões de ordem prática sobre a Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget.
16/10/2025
16/10/2025
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky. Reflexões de ordem prática sobre a perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky.
23/10/2025
23/10/2025
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Reflexões de ordem prática sobre as contribuições de Wallon à prática educativa.
30/10/2025
30/10/2025
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner. Reflexões de ordem prática sobre a Teoria da Aprendizagem segundo Skinner.
06/11/2025
06/11/2025
Ausubel e a Aprendizagem Significativa. Reflexões de ordem prática sobre Ausubel e a aprendizagem significativa.
13/11/2025
13/11/2025
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Reflexões de ordem prática sobre Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação.
27/11/2025
27/11/2025
Rógers e a educação centrada no aluno. Reflexões de ordem prática sobre Rógers e a educação centrada no aluno.
04/12/2025
04/12/2025
Mostra de trabalhos interdisciplinares: interfaces entre Aprendizagem e Psicomotricidade. Apresentação dos conteúdos produzidos, feedback formativo e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
02/10/0025 1ª Avaliação
27/11/0025 2ª Avaliação
04/12/0025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1494 17/12/2025 04:32