WELFLEN RICARDO NOGUEIRA SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

Ir ao Menu Principal

welflen ricardo nogueira santos

ELE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/CT

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Leitura e discussão de textos para definir projeto de pesquisa. (09/10/2020 - 09/10/2020)
A definir (09/10/2020 - 05/02/2021)
Fundamentos e crítica da tecnologia na educação (11/08/2025 - 03/09/2025)
1. A educação sempre foi tecnológica Atividade: linha do tempo colaborativa no Padlet 2. TICs, sociedade da informação e do cansaço (Freire x Han) Leitura dirigida e roda de conversa 3. O que é cultura digital? Quem lucra com a educação digital? Análise de vídeo + debate mediado
Docência, infância e tecnologias (08/09/2025 - 01/10/2025)
1. Infâncias conectadas e a pedagogia do algoritmo Estudo de caso com vídeos do YouTube Kids 2. Letramentos digitais e multiletramentos na escola Oficina com Canva e produção crítica 3. Docente como curador e mediador Simulação de aula com TICs (grupos)
Plataformas, redes e vigilância (06/10/2025 - 22/10/2025)
1. Google for Education: inclusão ou dependência? Debate sobre soberania digital 2. Redes sociais, escola e performatividade docente Produção de memes pedagógicos com crítica 3. Fake news e educação midiática Oficina: verificação de fatos (fact-checking)
Práticas pedagógicas com TICs (29/10/2025 - 17/11/2025)
1. Planejamento com tecnologias Criação de sequência didática (Google Docs) 2. Avaliação com tecnologias Testes gamificados com Wordwall e Kahoot 3. Tecnologias livres e acessibilidade digital Experiência com softwares de código aberto
Projeto integrador e encerramento (19/11/2025 - 10/12/2025)
1. Desenvolvimento do projeto final (Intervenção na escola) Acompanhamento orientado 2. Apresentações dos projetos (bancas de pares) Rubrica + feedback colaborativo 3. Encerramento e avaliação da disciplina Carta para si (reflexão final) + lanche coletivo (por que não?).
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
13 18 03 10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 20 29 03 05 17 19 24 26 01 03
1 2025907**** 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 8
3 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2025903**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2024904**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
7 2025906**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
8 2025903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2025907**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2025907**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2025907**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
12 2025903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2025903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2024904**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 10
16 2025903**** 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2025903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
20 2025903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2025907**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
22 2025903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2025907**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 8
24 2025903**** 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
28 2025907**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2025903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 12
32 2025903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 8
33 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
34 2025907**** 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 10
35 2025907**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
36 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 6
37 2025903**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 12
38 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
39 2025903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
40 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
41 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 2025903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 2025907**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
44 2025903**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
45 2025907**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
46 2025903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
47 2025903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 10
48 2025906**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 MATRICULADO
2 2025907**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 MATRICULADO
3 2025903**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 MATRICULADO
4 2025903**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 MATRICULADO
5 2025907**** 8,5 10,0 9,5 9.3 8 MATRICULADO
6 2025907**** 8,5 10,0 8,5 9.0 8 MATRICULADO
7 2025907**** 7,5 10,0 10,0 9.2 6 MATRICULADO
8 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
9 2025907**** 8,5 10,0 10,0 9.5 8 MATRICULADO
10 2025903**** 8,5 10,0 9,5 9.3 8 MATRICULADO
11 2025907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
12 2025907**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 MATRICULADO
13 2025907**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 MATRICULADO
14 2025903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 MATRICULADO
15 2025907**** 8,5 10,0 9,5 9.3 8 MATRICULADO
16 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 MATRICULADO
17 2025906**** 8,0 10,0 9,5 9.2 10 MATRICULADO
18 2025903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 10 MATRICULADO
19 2025903**** 8,0 10,0 9,5 9.2 12 MATRICULADO
20 2025907**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 MATRICULADO
21 2025907**** 8,0 10,0 10,0 9.3 10 MATRICULADO
22 2025907**** 8,0 10,0 7,5 8.5 10 MATRICULADO
23 2025907**** 10,0 10,0 4 MATRICULADO
24 2025903**** 8,5 10,0 10,0 9.5 8 MATRICULADO
25 2025903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 12 MATRICULADO
26 2025907**** 10,0 10,0 9,7 9.9 0 MATRICULADO
27 2025903**** 10,0 10,0 9,7 9.9 4 MATRICULADO
28 2025907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
29 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 MATRICULADO
30 2025907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 MATRICULADO
31 2025903**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 MATRICULADO
32 2025903**** 8,5 10,0 9,5 9.3 8 MATRICULADO
33 2024904**** 7,0 10,0 9,5 8.8 10 MATRICULADO
34 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
35 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
37 2025907**** 8,5 10,0 9,5 9.3 8 MATRICULADO
38 2025907**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 MATRICULADO
39 2025907**** 10,0 10,0 8,8 9.6 4 MATRICULADO
40 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 MATRICULADO
41 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 MATRICULADO
42 2025903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 MATRICULADO
43 2025903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 MATRICULADO
44 2024904**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 MATRICULADO
45 2025907**** 8,5 10,0 10,0 9.5 8 MATRICULADO
46 2025907**** 10,0 10,0 9,5 9.8 6 MATRICULADO
47 2025906**** 8,0 10,0 9,5 9.2 6 MATRICULADO
48 2025907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:<br />• Aulas dialogadas e provocativas;<br />• Oficinas com ferramentas digitais;<br />• Produções criativas;<br />• Projetos coletivos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;<br />• A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades práticas da turma; (ii) Portfólio reflexivo; (iii) Projeto final.<br />
Horário de atendimento: 10-12
Bibliografia: ALVES, Lynn (org.). Inteligência Artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador; Feira de Santana: EDUFBA; UEFS Editora, 2023.<br />AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.<br />CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.<br />CARR, Nicholas. Is Google Making us Stupid? What the Internet is doing to our brains. The Atlantic Magazine, 2008. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/ archive/2008/07/is-google-making-us-stupid/6868/#. Acesso em: 27/04/2015.<br />COLEG Nathals (Organização). Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados [livro eletrônico]. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2024.<br />FADEL, Charles; BLACK, Alexis; TAYLOR, Robbie; SLESINSKI, Janet; DUNN, Katie. Educação para a era da inteligência artificial. Tradução: Marcelo Schild Arlin. São Paulo: Fundação Santillana, 2024. ISBN 978-85-63489-10-4.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.<br />HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.<br />JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.<br />LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.<br />MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.<br />PRIMO, Alex. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.<br />SERRES, Michel. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.<br />SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.<br />VIEIRA, Zilda Alves. “Educação e Inovação: Inteligência Artificial e Ferramentas Digitais na Educação”. [s.l.]: publicação online, 2024.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/08/2025
03/09/2025
Fundamentos e crítica da tecnologia na educação
08/09/2025
01/10/2025
Docência, infância e tecnologias
06/10/2025
22/10/2025
Plataformas, redes e vigilância
29/10/2025
17/11/2025
Práticas pedagógicas com TICs
19/11/2025
10/12/2025
Projeto integrador e encerramento
Avaliações
Data Descrição
03/09/2025 1ª Avaliação
06/10/2025 2ª Avaliação
01/12/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:35