• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

FRANCISCO SOLANO FEITOSA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

Ir ao Menu Principal

francisco solano feitosa junior

CVE - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E CIRURGIA VETERINÁRIA/CCA

CMR0333 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM II - Turma: 02 (2025.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes. (13/08/2025 - 13/08/2025)
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
   PLANO DE CURSO PSICOLOGIA E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM II.pdf 
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (20/08/2025 - 20/08/2025)
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
Psicologia Escolar/Educacional: objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. Conferência sobre a Psicologia Escolar/Educacional no Piauí: desafios de ontem e de hoje. (27/08/2025 - 27/08/2025)
Psicologia Escolar/Educacional: objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. Conferência sobre a Psicologia Escolar/Educacional no Piauí: desafios de ontem e de hoje.
O papel do psicólogo escolar/educacional: modelo clínico e modelo educacional frente ao fracasso escolar (03/09/2025 - 03/09/2025)
O papel do psicólogo escolar/educacional: modelo clínico e modelo educacional frente ao fracasso escolar
Atuação no modelo educacional: elaborando o Plano de Ação para intervir sobre demandas educacionais (10/09/2025 - 10/09/2025)
Atuação no modelo educacional: elaborando o Plano de Ação para intervir sobre demandas educacionais
Visita técnica à Escola. Observação do espaço físico e levantamento de dados acerca das possíveis demandas escolares na visão de educadores. (17/09/2025 - 17/09/2025)
Visita técnica à Escola. Observação do espaço físico e levantamento de dados acerca das possíveis demandas escolares na visão de educadores.
    
Inicia em 09/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 09/12/2025 às 23h 59
Discussão dos dados coletados sobre as demandas da escola. Reflexões à luz da Psicologia escolar/educacional frente às possibilidades de intervenção. (24/09/2025 - 24/09/2025)
Discussão dos dados coletados sobre as demandas da escola. Reflexões à luz da Psicologia escolar/educacional frente às possibilidades de intervenção.
Discussão dos dados coletados sobre as demandas da escola. Reflexões à luz da Psicologia escolar/educacional frente às possibilidades de intervenção. (01/10/2025 - 01/10/2025)
Indisciplina escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
    
Inicia em 12/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/11/2025 às 23h 59
Saúde mental e processos educativos: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional (08/10/2025 - 08/10/2025)
Saúde mental e processos educativos: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
Integra UFDPar: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. (22/10/2025 - 22/10/2025)
Integra UFDPar: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Indisciplina escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional (29/10/2025 - 29/10/2025)
Indisciplina escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
    
Inicia em 18/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 26/11/2025 às 23h 59
Inclusão e processos educacionais: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional (05/11/2025 - 05/11/2025)
Inclusão e processos educacionais: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
Bullying, cyberbullying e as múltiplas faces da violência na escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional (12/11/2025 - 12/11/2025)
Bullying, cyberbullying e as múltiplas faces da violência na escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
Transtornos de aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista na escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional (19/11/2025 - 19/11/2025)
Transtornos de aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista na escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
Orientação vocacional/profissional e projeto de vida: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional (26/11/2025 - 26/11/2025)
Orientação vocacional/profissional e projeto de vida: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
Sexualidade e interfaces no contexto escolar (03/12/2025 - 03/12/2025)
Sexualidade e interfaces no contexto escolar
Apresentação das experiências e avaliação conjunta das atividades realizadas. Encerramento da disciplina. (10/12/2025 - 10/12/2025)
Apresentação das experiências e avaliação conjunta das atividades realizadas. Encerramento da disciplina.
    
Inicia em 11/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 15/12/2025 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03
1 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
3 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
4 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
6 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
7 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
8 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2024900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 12
11 2024900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2024900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
14 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
16 2024900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 8
18 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2024900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
21 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
24 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
25 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
26 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 12
28 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
29 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
30 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
32 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
34 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
35 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
36 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
37 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
39 2024900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
2 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2024900**** 10,0 10,0 8,5 9.5 4 AM
8 2024900**** 10,0 10,0 8,0 9.3 4 AM
9 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
10 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
11 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2024903**** 10,0 10,0 8,0 9.3 4 AM
14 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
15 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
16 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
17 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
18 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
19 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
20 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
22 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
24 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
25 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
26 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
27 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2024900**** 10,0 10,0 8,0 9.3 8 AM
29 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
30 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
31 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
32 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
33 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
34 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
35 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
36 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 3 AM
37 2024900**** 10,0 10,0 8,0 9.3 4 AM
38 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
39 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
40 2024900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conhecimento e análise da realidade escolar como campo de ação do psicólogo. O trabalho em equipes multi e interdisciplinar no contexto educacional. Pesquisa e ação na psicologia escolar. Elementos constitucionais das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Descrição, diagnóstico e avaliação de problemas de aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os encontros consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração e apresentação de seminários, visitas técnicas e atividade de campo realizada na escola. As atividades consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, visitas técnicas a instituições educacionais, elaboração de plano de ação e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); relatório das atividades de campo (10,0); dossiê de aprendizagem individual (10,0).
Horário de atendimento: Quartas-feiras - 16h às 17h
Bibliografia: CORREIA, M. Psicologia e escola: uma parceria necessária. Campinas: Alínea, 2009.<br />DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida. Campinas: Alínea, 2012.<br />NOVAES, Maria Helena. Psicologia escolar. 8. ed. Petropolis: Vozes, 1984.<br />BARBOSA, R. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. (2010). Psicologia es colar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de psicologia (Campinas), 27, 393-402.<br />GUZZO, R. S.; MEZZALIRA, A. S.; MOREIRA, A. P. G.; TIZZEI, R. P.; SILVA NETO, W. M. D. F. (2010). Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: teoria e pesquisa, 26, 131-141.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2025
13/08/2025
Apresentação e levantamento de interesses pessoais e coletivos acerca dos conteúdos a serem trabalhados para o contrato pedagógico com os estudantes.
20/08/2025
20/08/2025
Introdução à Psicologia da Educação, distribuição de temas para organização dos grupos de trabalho, orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
27/08/2025
27/08/2025
Psicologia Escolar/Educacional: objeto de estudo e implicações sobre o papel do psicólogo na escola. Conferência sobre a Psicologia Escolar/Educacional no Piauí: desafios de ontem e de hoje.
03/09/2025
03/09/2025
O papel do psicólogo escolar/educacional: modelo clínico e modelo educacional frente ao fracasso escolar
10/09/2025
10/09/2025
Atuação no modelo educacional: elaborando o Plano de Ação para intervir sobre demandas educacionais
17/09/2025
17/09/2025
Visita técnica à Escola. Observação do espaço físico e levantamento de dados acerca das possíveis demandas escolares na visão de educadores.
24/09/2025
24/09/2025
Discussão dos dados coletados sobre as demandas da escola. Reflexões à luz da Psicologia escolar/educacional frente às possibilidades de intervenção.
01/10/2025
01/10/2025
Discussão dos dados coletados sobre as demandas da escola. Reflexões à luz da Psicologia escolar/educacional frente às possibilidades de intervenção.
08/10/2025
08/10/2025
Saúde mental e processos educativos: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
22/10/2025
22/10/2025
Integra UFDPar: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.
29/10/2025
29/10/2025
Indisciplina escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
05/11/2025
05/11/2025
Inclusão e processos educacionais: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
12/11/2025
12/11/2025
Bullying, cyberbullying e as múltiplas faces da violência na escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
19/11/2025
19/11/2025
Transtornos de aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista na escola: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
26/11/2025
26/11/2025
Orientação vocacional/profissional e projeto de vida: desafios e perspectivas para a atuação da psicologia escolar/educacional
03/12/2025
03/12/2025
Sexualidade e interfaces no contexto escolar
10/12/2025
10/12/2025
Apresentação das experiências e avaliação conjunta das atividades realizadas. Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
01/10/2025 1ª Avaliação
26/11/2025 2ª Avaliação
03/12/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1494 17/12/2025 04:32