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PPGPSI003 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA II - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Aula inicial (20/08/2025 - 20/08/2025)
- Apresentação do plano de curso.
   Plano de curso 
Introdução à pesquisa qualitativa (27/08/2025 - 27/08/2025)
- Taylor, S. J. e Bogdan, R. (2012). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. Capítulo 1; Leitura complementar: Gil, A. C. (2022). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Barueri: Atlas. Capítulo 1.
Técnicas de coleta de dados: Documentos de domínio público (03/09/2025 - 03/09/2025)
- Spink, P.; Ribeiro, M. A. T.; Conejo, S. P.; Souza, E. (2014). Documentos de domínio público e a produção de informações. In: Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Orgs.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais; Gil, A. C. (2022). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Barueri: Atlas. Capítulo 9. - Fermino, S., & Lima, D. B. de. (2023). Análise das condições psíquicas de crianças e adolescentes submetidos à institucionalização. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 12, e4675. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e4675; - Lima Junior, E. B., Oliveira, G. S., Santos, A. C. O., & Schnekenberg, G. F. (2021). Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, 20(44), 36?51. Recuperado de https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356 -Tuzzo, S. A., & Braga, C. F. (2016). O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: O metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(5), 140?158. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/38 - Yonaha, T. Q. (2024). A pesquisa documental como ferramenta metodológica na linguística aplicada. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 40(1). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440163694
Técnicas de coleta de dados: Entrevista (03/09/2025 - 03/09/2025)
Arakaki, S. S.; Lima, M. L. C.; Pereira, C. C. Q.; Nascimento, V. L. V. do (2014). Entrevistas: negociando sentidos e coproduzindo versões de realidade. In: Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Orgs.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais; Gil, A. C. (2022). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Barueri: Atlas. Capítulo 6. - ORENA, Allan Gomes de et al. ?A Ballroom é um arquivo de pessoas negras que viveram a epidemia de aids?: narrativas sobre o arquivo negro da prevenção. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 33, p. e33088, 2023https://www.scielosp.org/pdf/physis/2023.v33/e33088/pt
Técnicas de coleta de dados: Grupo focal (10/09/2025 - 10/09/2025)
- Gil, A. C. (2022). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Barueri: Atlas. Capítulo 8. - PRATES, L. A. et al. A utilização da técnica de grupo focal: um estudo com mulheres quilombolas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, n. 12, p. 2483-2492, dez. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00006715. Acesso em: 24 de setembro de 2025.
Técnicas de coleta de dados: Observação (10/09/2025 - 10/09/2025)
- Danna, M. F. e Matos, M. A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: EDICON. UNIDADES: 1, 4, 5, 6; - Gil, A. C. (2022). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Barueri: Atlas. Capítulo 5. - Camargos, M. A. D., & Oliver, F. C. (2021). Uma experiência de uso do georreferenciamento e do mapeamento no processo de territorialização na Atenção Primária à Saúde. Sau?de em debate, 43, 1259-1269. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912321; - Loch, N. S., da Cunha, M. F. M., & Menezes, M. (2024). A atuação da psicologia em cuidados paliativos pediátricos: relato de experiência de observação participante. Psicologia e Saúde em debate, 10(1), 879-898. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V10N1A53
Técnica de análise de dados: Análise de Discurso (17/09/2025 - 17/09/2025)
- Gill, R. (2015). Análise de discurso. In: Bauer, M. & Gaskell, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes. - Gonçalves, V. O., & Martínez, J. P. (2018). Gender and physical exercise in adolescents and college students. Cadernos de Pesquisa, 48, 1114-1128; - Guedes, D. P., Legnani, R. F. S., & Legnani, E. (2012). Motivos para a prática de exercício físico em universitários e fatores associados. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 26, 679-689; - Legnani, R. F. S., Guedes, D. P., Legnani, E., Barbosa Filho, V. C., & Campos, W. D. (2011). Fatores motivacionais associados à prática de exercício físico em estudantes universitários. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 33, 761-772; - Silva, T. C. D., Pinto, M. L., Orlandi, G. M., Figueiredo, T. M. R. M. D., França, F. O. D. S., & Bertolozzi, M. R. (2022). A tuberculose na perspectiva do homem e da mulher. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 56, e20220137
Técnica de análise de dados: Mapas Dialógicos (17/09/2025 - 17/09/2025)
- Nascimento, V. L. V. do; Miniguine, R.; Pereira, C. C. Q. (2014). O uso de mapas dialógicos como recurso analítico em pesquisas científicas. In: Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Orgs.). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais. - SPINK, Mary Jane. As múltiplas faces da pesquisa sobre produção de sentidos no cotidiano. In: Spink MJ. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano; Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, p. 38-59, 2010; - SEVERO, S. J. C. ?Tem espaço para o doutor e o rezador?: práticas de benzedura no Quilombo Jibóia como produção de sentido sobre saúde, doença e cuidados. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, [S. l.], v. 22, n. 10, p. e7537, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n10-286. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/7537. Acesso em: 16 set. 2025; - TAVARES DE OLIVEIRA, Priscila; CAMELO DE AZEVEDO, Cristina; DAS NEVES JÚNIOR, Waldemar Antônio. PERCEPÇÕES DA EQUIPE SOBRE A PRÁTICA INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DE SERVIDORES FEDERAIS. Hygeia: Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 20, 2024. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A4%3A23589844/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A182428951&crl=c&link_origin=none
Técnica de análise de dados: Análise de Conteúdo (24/09/2025 - 24/09/2025)
- Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. Segunda Parte, CAPÍTULOS: I, II e IV; Terceira Parte, CAPÍTULOS I, II, III e IV.
Orientações sobre a atividade final (24/09/2025 - 24/09/2025)
- Orientações sobre a atividade final.
A cartografia como método e modo de fazer pesquisa intervenção (01/10/2025 - 01/10/2025)
- A cartografia como método e modo de fazer pesquisa intervenção - Prof. Vladimir Félix.
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Apresentação do projeto final (08/10/2025 - 08/10/2025)
- Apresentação do projeto final.
Introdução a pesquisa quantitativa (14/10/2025 - 14/10/2025)
Estatistica: conceitos e definições (21/10/2025 - 21/10/2025)
Estatística descritiva (28/10/2025 - 28/10/2025)
Qui-quadrado (29/10/2025 - 29/10/2025)
Qui-quadrado (04/11/2025 - 04/11/2025)
Correlação (05/11/2025 - 05/11/2025)
Regressão (11/11/2025 - 11/11/2025)
Teste-t (12/11/2025 - 12/11/2025)
Anova (18/11/2025 - 18/11/2025)
Manova (19/11/2025 - 19/11/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
20 27 03 10 17 24 01 08 21 22 28 05 12 18 19 25
1 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2025101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2025100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 12
5 2025101**** 4 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
6 2025100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2025101**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2025101**** 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 52
9 2025101**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2025100**** 0 0 4 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
11 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2025101**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
14 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
15 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2025101**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2025101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2025101**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
22 2025101**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2025101**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2025100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2025100**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2025101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2025101**** 4 0 0 0 4 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 44
30 2025100**** 0 4 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 12 AM
2 2025101**** 7,0 9,5 0,0 0,0 4.1 44 RF
3 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2025100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
5 2025100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2025101**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
9 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2025101**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
12 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2025101**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
14 2025100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
15 2025100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
16 2025100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
17 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
18 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
19 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2025101**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
21 2025100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
22 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2025101**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
24 2025101**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
25 2025100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
26 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
27 2025100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 12 AM
28 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2025101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
30 2025101**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Apresenta e discute as principais modalidades e técnicas de análise quantitativa e qualitativa em pesquisa. A matriz quantitativa abrange medidas de tendência central e variabilidade. Testes paramétricos e não paramétricos. Testes de correlação. Testes para comparação de duas médias. Organização de bancos de dados. Introdução à elaboração de medidas. Na matriz qualitativa centra-se na análise de conteúdo, análise de discurso e hermenêutica. Uso de repertórios linguísticos e mapas dialógicos como recurso analítico em pesquisas científicas. Aplicação das análises em documentos, entrevistas, observações, diários e imagens. Considera as vantagens, limitações e implicações do uso dos métodos quantitativos e qualitativos na pesquisa contemporânea em psicologia. Uso de softwares de análises. Prática: Articulação com os projetos de pesquisa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Matriz Qualitativa: No curso será privilegiada a metodologia de ensino fundamentada na discussão e apresentação de textos previamente indicados para leitura. Além disto, serão realizadas aulas dialogadas e realização de atividades grupais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Matriz Qualitativa: Ocorrerá de forma continuada durante o período da disciplina. Consistirá na pontualidade, participação nas aulas ao longo do semestre. As notas serão atribuídas por meio da realização das atividades avaliativas, discussão, apresentação de textos previamente indicados para leitura ao longo do curso.
Horário de atendimento: Matriz Qualitativa: quarta-feira 14h às 1h.
Bibliografia: Matriz Qualitativa: <br />Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. 21ª Ed. Lisboa: Edições 70.<br />Bauer, M. & Gaskell, G. (2015). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes.<br />Danna, M. F. e Matos, M. A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: EDICON.<br />Gil, A. C. (2021). Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Atlas.<br />Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Org.) (2014). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais. <br />Taylor, S. J. e Bogdan, R. (2012). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/08/2025
20/08/2025
Aula inicial
27/08/2025
27/08/2025
Introdução à pesquisa qualitativa
03/09/2025
03/09/2025
Técnicas de coleta de dados: Entrevista
03/09/2025
03/09/2025
Técnicas de coleta de dados: Documentos de domínio público
10/09/2025
10/09/2025
Técnicas de coleta de dados: Grupo focal
10/09/2025
10/09/2025
Técnicas de coleta de dados: Observação
17/09/2025
17/09/2025
Técnica de análise de dados: Análise de Discurso
17/09/2025
17/09/2025
Técnica de análise de dados: Mapas Dialógicos
24/09/2025
24/09/2025
Técnica de análise de dados: Análise de Conteúdo
24/09/2025
24/09/2025
Orientações sobre a atividade final
01/10/2025
01/10/2025
A cartografia como método e modo de fazer pesquisa intervenção
08/10/2025
08/10/2025
Apresentação do projeto final
14/10/2025
14/10/2025
Introdução a pesquisa quantitativa
21/10/2025
21/10/2025
Estatistica: conceitos e definições
28/10/2025
28/10/2025
Estatística descritiva
29/10/2025
29/10/2025
Qui-quadrado
04/11/2025
04/11/2025
Qui-quadrado
05/11/2025
05/11/2025
Correlação
11/11/2025
11/11/2025
Regressão
12/11/2025
12/11/2025
Teste-t
18/11/2025
18/11/2025
Anova
19/11/2025
19/11/2025
Manova
Avaliações
Data Descrição
08/10/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link do Drive: cronograma e material enfase quantitativa 24/10/2025
Data de entrega do trabalho escrito 08/10/2025
AULA - a cartografia como método e modo de fazer pesquisa intervenção 17/09/2025
Início da disciplina em 20/08/2025 08/08/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1492 16/12/2025 07:35