ana maria ribeiro dos santos

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

PPGENF045 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2025.2)

Tópicos Aulas
Unidade I - educação, didática e formação professor (08/09/2014 - 22/12/2014)

O que é ser professor na atualidade;

Discussão sobre plano de aula.

Unidade I - educação, didática e formação professor (15/09/2014 - 22/12/2014)

Leitura e discussão de texto sobre metodologias ativas.

Elaboração e discussão plano de aula.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (22/09/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (29/09/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (06/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (13/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (20/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (27/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (03/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (10/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (17/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (24/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (01/12/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (08/12/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (15/12/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Avaliação da disciplina (22/12/2014 - 22/12/2014)

Avaliação da disciplina.

Apresentação da disciplina e leitura do plano. (21/08/2025 - 21/08/2025)
Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a serem desenvolvidas
   Plano de Ensino 2025.2.pdf 
Discussão do texto -Abordagens do Mundo: uma provocação. (04/09/2025 - 04/09/2025)

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. Botucatu: Best Writing, 2019. Capítulo I – Abordagens do Mundo: uma provocação. A discussão será orientada pela estratégia 2 (Anastasiou; Alves, 2009).

Estudo dos textos a serem apresentados na aula do dia 18/09/25. (11/09/2025 - 11/09/2025)
SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. MERCHÁN-HAMANN, E; TAUIL, P.L. Proposta de classificação dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos descritivos
Apresentação de artigos (18/09/2025 - 18/09/2025)
- Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. - Proposta de classificação dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos descritivos.
Estudo dos textos a serem apresentados na aula do dia 02/10/25. (25/09/2025 - 25/09/2025)
Apresentação dos artigos: (02/10/2025 - 02/10/2025)
- Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. - Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa; -Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 16/10/25. (09/10/2025 - 09/10/2025)
Apresentação dos artigos: (16/10/2025 - 16/10/2025)
- Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. - The Test Adaptation Reporting Standards (TARES): reporting test adaptations
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 30/10/25. (23/10/2025 - 23/10/2025)
Aspectos Éticos dos Projetos de Pesquisa; Normas de Elaboração (Manual da Pós-Graduação e Normas da ABNT) (30/10/2025 - 30/10/2025)
CUNHA GH, BEZERRA FAF, MORAES MEA. Cuidados práticos ao submeter um projeto ao comitê de ética em pesquisa.
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 13/11/25. (06/11/2025 - 06/11/2025)
Uso Ético da Inteligência Artificial - Princípios gerais (páginas 18 a 26) (13/11/2025 - 13/11/2025)
SAMPAIO, R.C.; SABBATINI, M.; LIMONGI, R. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa [livro eletrônico]: um guia prático para pesquisadores / São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2024.PDF LOPES, A. F. et al. Benefícios da Inteligência Artificial para o Cuidado Seguro: Revisão Integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), v. 15, n.94, p.1 -13, 2025. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15381-15398
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 27/11/25. (20/11/2025 - 20/11/2025)

Quatro tons de plágio e Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias.  

Plágio e Periódicos Predatórios. (27/11/2025 - 27/11/2025)
MARQUES, F. Quatro tons de plágio. Revista pesquisa FAPESP. ed. 271 set. 2018. Disponível em: Revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/09/008_boas-práticas_271-3.pdf ANDRADE, D.A.F. et al. Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias. Abec Meeting 2023. DOI: https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.196
Apresentação dos Projetos. (01/12/2025 - 01/12/2025)

Apresentação Individual Presencial dos Projetos de Dissertação adequando as Diretrizes Oficiais e as Normas do Manual PPGENF.

Apresentação dos Projetos (03/12/2025 - 03/12/2025)

Apresentação Individual Presencial dos Projetos de Dissertação adequando as Diretrizes Oficiais e as Normas do Manual PPGENF.

Apresentação dos Projetos (04/12/2025 - 04/12/2025)

Apresentação Individual Presencial dos Projetos de Dissertação adequando as Diretrizes Oficiais e as Normas do Manual PPGENF.

Encerramento e Avaliação da disciplina (11/12/2025 - 11/12/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2025100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 6
3 2024101**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2025101**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
5 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024101**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024101**** 9,2 9,0 9,0 9.1 3 AM
2 2024101**** 8,5 9,3 9,3 9.0 0 AM
3 2025101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 3 AM
4 2024101**** 8,0 8,7 8,7 8.5 3 AM
5 2025100**** 8,0 8,5 8,5 8.3 6 AM
6 2024101**** 8,5 9,3 9,3 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de estudos de textos indicados, com exposições dialogadas e discussões baseadas em artigos. Como também elaboração, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais.
Recursos: Computadores, Plataforma Google Meet, Artigos em Periódicos, Textos, Sites e Portais
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
A disciplina constará de duas avaliações:
- A primeira avaliação constará das apresentações e discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa (10 pontos);
- A segunda avaliação constará da apresentação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por dois.
- Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas discussões em sala de aula e o papel de debatedores na apresentação dos projetos.
Horário de atendimento: Quinta-Feira
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências
para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

SAMPAIO, R.C.; SABBATINI, M.; LIMONGI, R. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa [livro eletrônico]: um guia prático para pesquisadores / São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2024.PDF.

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. Botucatu: Best Writing, 2019.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências
para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

SAMPAIO, R.C.; SABBATINI, M.; LIMONGI, R. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa [livro eletrônico]: um guia prático para pesquisadores / São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2024.PDF
VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. Botucatu: Best Writing, 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

ANDRADE, D.A.F. et al. Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias. Abec Meeting 2023. DOI: https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.196

CUNHA GH, BEZERRA FAF, MORAES MEA. Cuidados práticos ao submeter um projeto ao comitê de ética em pesquisa [editorial]. Rev Rene. v. 26, n.94515, p. 1-3, 2025. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20252694515

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000400025.

ILIESCU, D. et al. The Test Adaptation Reporting Standards (TARES): reporting test adaptations. International Journal of Testing, v.24, n.1, p. 80-102 DOI: 10.1080/15305058.2023.2294266

LOPES, A. F. et al. Benefícios da Inteligência Artificial para o Cuidado Seguro: Revisão Integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), v. 15, n.94, p.1 -13, 2025. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15381-15398

MALTA, M. et al. Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev Saúde Pública v. 44, n.3, p.559-65, 2010. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000300021

MARQUES, F. Quatro tons de plágio acadêmico. Revista pesquisa FAPESP. ed. 271 set. 2018. Disponível em: Revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/09/008_boas-práticas_271-3.pdf

MERCHÁN-HAMANN, E; TAUIL, P.L. Proposta de classificação dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos descritivos. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, v. 30, n.1, p.1-13, 2021. https://doi.org/10.1590/s1679-49742021000100026

MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p.621-26, 2012.

SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300022

SOUZA VR, MARZIALE MH, SILVA GT, NASCIMENTO PL. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. v. 34, eAPE02631, p. 1-9, São Paulo, 2021. DOI: 10.37689/acta-ape/2021AO02631


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2025
21/08/2025
Apresentação da disciplina e leitura do plano.
04/09/2025
04/09/2025
Discussão do texto -Abordagens do Mundo: uma provocação.
11/09/2025
11/09/2025
Estudo dos textos a serem apresentados na aula do dia 18/09/25.
18/09/2025
18/09/2025
Apresentação de artigos
25/09/2025
25/09/2025
Estudo dos textos a serem apresentados na aula do dia 02/10/25.
02/10/2025
02/10/2025
Apresentação dos artigos:
09/10/2025
09/10/2025
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 16/10/25.
16/10/2025
16/10/2025
Apresentação dos artigos:
23/10/2025
23/10/2025
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 30/10/25.
30/10/2025
30/10/2025
Aspectos Éticos dos Projetos de Pesquisa; Normas de Elaboração (Manual da Pós-Graduação e Normas da ABNT)
06/11/2025
06/11/2025
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 13/11/25.
13/11/2025
13/11/2025
Uso Ético da Inteligência Artificial - Princípios gerais (páginas 18 a 26)
20/11/2025
20/11/2025
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 27/11/25.
27/11/2025
27/11/2025
Plágio e Periódicos Predatórios.
01/12/2025
01/12/2025
Apresentação dos Projetos.
03/12/2025
03/12/2025
Apresentação dos Projetos
04/12/2025
04/12/2025
Apresentação dos Projetos
11/12/2025
11/12/2025
Encerramento e Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
16/10/2025 1ª Avaliação
05/12/2025 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 23:45